ABERTA REVISTA PARA ARTIGOS


A Revista Matraga da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ-, classifica como quais A1, está aberta para o recebimento de artigos. O Nº. 31 será dedicado aos Estudos Literários. O mesmo tem como temática “Literatura e história”. Vale ressaltar que o prazo para encaminhamento de textos é 31 (trinta e um) de maio de 2012. É importante destacar que o lançamento do Nº. Está previsto para o mês de setembro do mesmo ano.

Os artigos não devem exceder 25 páginas, devendo trazer um resumo, um abstract, três ou quatro palavras-chave e, claro, algumas linhas com os dados do autor, incluindo um e-mail que possa ser divulgado e o endereço postal para onde deverão ser encaminhados três exemplares da revista, caso o texto venha a ser publicado.

No que tange as resenhas, estas não devem exceder oito páginas, devendo ainda, tratar de livros publicados nos últimos três anos. Diante disso, ressalta-se também que os autores das resenhas enviem seus dados, e-mail e um endereço postal. Saiba mais clicando aqui

Fonte: Cafehistoria

GESTOR ESTADUAL PROPÕE AUMENTO DE 15% A PROFISIONAIS DO ENSINO


Pela nova proposta, os professores da rede estadual receberiam aumento de 7,5 já neste mês
Em mais uma reunião com os professores da rede estadual de ensino, o Governo do Estado apresentou ontem uma proposta de aumento salarial imediato de 15% para todos os profissionais do magistério (efetivos, temporários, aposentados e pensionistas) que será pago em duas parcelas. A primeira de 7,5%, que já seria recebida neste mês de novembro, e a segunda de 7% (sobre o novo valor) a partir de janeiro de 2012. Além dos 15%, o governo propôs gratificação de 20% para professores com título de mestrado, e de 30% para doutores. Todos os aumentos são baseados na atual tabela.
Para garantir esses aumentos, serão utilizados recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica a de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), de forma escalonada, apenas para o pagamento de salários: 75% em 2012, e 80% para os anos de 2013 e 2014. Como consequência, os investimentos na infraestrutura das escolas e material didático diminuirá em 2012 (5%) e será zero nos dois anos seguintes. Os 20% restantes serão utilizados com as despesas diárias das escolas. Outra proposta foi a implantação, a partir de 2012, do regime de um terço da carga horária para atividades de planejamento.
Segundo a secretária da Educação, Izolda Cela, com essa proposta o governo chegou ao seu limite. O único ponto que ainda pode ser modificado, disse ela, é a possibilidade de, já em 2012, utilizar mais do que os 75% propostos de recursos do Fundeb para o pagamento da folha salarial, cuja resposta será dada até a próxima quarta-feira (9). “A proposta apresentada se relaciona com todos os 11 pontos estabelecidos como parâmetro para a retomada das negociações”, disse Izolda, “de forma parcial ou integralmente”. A secretária considera o aumento da vinculação de recursos do Fundeb para o pagamento de pessoal o grande avanço da nova proposta.
“A minha expectativa é que isso seja visto pela categoria como um avanço. É claro que o anseio (dos professores), que é legítimo, compreensível, é que pudéssemos de imediato, ter percentuais mais elevados de aumento. Mas a categoria precisa analisar e ver também os parâmetros de realidade. Nós estamos esses dias todos trabalhando com planilhas orçamentárias. Não estamos escondendo o jogo”, disse a secretária.
O presidente do Sindicato dos Professores do Ceará (Apeoc), Anízio Melo, considerou importante a proposta do governo e disse esperar o aumento do percentual de recursos do Fundeb para 2012. “As propostas dialogaram com os 11 pontos que eram os parâmetros para a negociação. Mas precisamos ainda de ajustes”, disse. “Achamos importante a manutenção da estrutura da carreira do nível superior, a manutenção do interstício, a manutenção da regência de classe vinculada à referencia de cada professor. Em contraposição a proposta do nível médio que repudiamos por completo”. A categoria irá decidir, em assembleia geral, na próxima sexta-feira se volta ou não à greve.

Fonte: APEOC

IV Colóquio de Estudos Hegelianos vai reunir cerca de 200 participantes


“Ciência da Lógica e a Filosofia do Direito” é o tema do IV Colóquio de Estudos Hegelianos, que o Grupo de Trabalho e Pesquisa Hegel e os Direitos Humanos da Universidade Estadual do Ceará (Uece) vai realizar de 7 a 11 de novembro de 2011, no Auditório Padre Luís Moreira do Centro de Humanidades (CH), na Avenida Luciano Carneiro, 345, Bairro de Fátima. 

O evento é aberto a toda comunidade acadêmica cearense e as inscrições podem ser feitas na coordenação de Filosofia, no CH. A coordenadora do IV Colóquio, professora e filósofa Marly Carvalho Soares, estima um público de cerca de 200 participantes.


O tradutor das obras de Hegel, doutor em filosofia Paulo Meneses, abre, às 8h da próxima segunda-feira (07/11), o IV Colóquio de Estudos Hegelianos, com a palestra sobre o tema “Ciência da Lógica e a Filosofia do Direito”. O conferencista Paulo Meneses é também formado em Ciências Políticas pela Universidade de Paris, e é diretor do Centro de Estudos para América Latina da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). A programação do IV Colóquio constará de conferências, minicursos, sessões de pôsteres, entre outras atividades.

Segundo a professora Marly Carvalho, a inscrição para o IV Colóquio de Estudos Hegelianos é gratuita. Mas, os participantes que quiserem certificado vão pagar uma taxa de R$ 5,00. Informações Pelo telefone da Coordenação da Filosofia (85) 3101-2033.

Fonte: UECE

Profissionais do Ensino Fazem Acusações a Deputados


“A caixa de mensagens da editoria de Política, ontem, logo cedo, já registrava um grande volume de manifestações.
A reação dos professores foi imediata contra o pronunciamento do deputado estadual Ronaldo Martins(PRB), registrado na edição de ontem do Diário do Nordeste, quando ele disse que a manifestação dos mestres estaduais em afixar cartazes com criticas aos deputados "que teriam votado contra o aumento dos vencimentos dos professores" é uma atitude "covarde".
 Logo cedo a caixa de mensagens da editoria de Política deste jornal já registrava um grande volume de manifestações condenando o pronunciamento do parlamentar e defendendo a manutenção do movimento que, segundo afirmam, é para advertir o eleitorado cearense sobre o posicionamento da maioria dos legisladores.
O cartaz, segundo o deputado afirmou na última terça-feira, no plenário da Assembleia, relaciona os nomes dos parlamentares dizendo que foram os "deputados que votaram a favor de Cid Gomes e contra os professores". Segundo Ronaldo, isso é uma atitude "covarde", pois o material não tem assinatura, embora o material esteja na página eletrônica do Sindicato dos Professores do Estado do Ceará.
Aumento
Ronaldo Martins diz ter votado a favor da mensagem do Governo em razão de ela garantir o piso nacional aos professores do Estado, daí não aceitar a afirmação de ter votado contra os professores, como "está colocado no cartaz".
Vários colegas dele também se manifestaram contra o movimento dos professores que os acusa de ter votado contra a categoria. Um deles foi o líder do Governo, deputado Antônio Carlos (PT), para quem a história é que vai fazer o julgamento do processo de valorização do magistério.
A votação a que os professores e deputados fazem referência foi a que motivou um confronto entre os mestres e policiais militares, na própria Assembleia, quando houve uma ameaça de invasão do plenário daquela Casa, por professores que estavam acampado na entrada principal do Legislativo, desde o dia anterior.
Revolta

Dentre as inúmeras mensagens chegadas à redação do Diário do Nordeste, cedo da manhã de ontem, a primeira diz que "covarde foi a maneira como os professores foram recebidos na dita ´Casa do Povo´. Os deputados mandaram o choque nos calar para assim poderem dizer mais uma vez ´sim senhor, governador´. Covardia é votar uma matéria que afeta a carreira de mais de 20 mil servidores públicos em regime de urgência. O que os professores queriam era uma audiência pública antes que os deputados votassem essa mensagem do governador. Mas como o Cid Gomes queria que fosse votada logo, os representantes do ´povo´ votaram".
Comissão
A correspondência continua: "O pior é que a Alce (Assembleia Legislativa do Ceará) tem uma comissão de educação que nunca se reuniu com os professores para debater sobre a greve. Mas os parlamentares que fazem parte dessa comissão votaram a favor da tabela maldita. Vergonha. Agora se sentem ofendidos e nos chamam de covardes. É só analisarem os fatos e assim ficará bem claro quem agiu com covardia".
Uma outra mensagem, tratando do a parte feito pelo líder do Governo ao pronunciamento do deputado Ronaldo Martins, diz: "O tempo é que vai fazer justiça deputado Antônio Carlos. A desinformação lhe puni pela displicência. Quando realmente votaram pelos professores? Vocês dizem que representam o povo, e o povo estava onde quando aprovaram a mensagem? do lado de fora da Assembleia. Vocês não votaram pelo povo, foram submissos ao governador, ´covarde´ é você, chame os professores aos quais você implorou votos e converse com eles, os beneficiados como você diz estão conosco, ´leigo´. Você não é político, é oportunista. A história colocou os professores em um país com os piores índices educacionais do planeta, e você, zé historinha não sabe disso, nem se preocupa com isso, é hora de mudarmos a história", concluiu.”

Fonte: APEOC

A Juventude: Mudanças e Permanências



Sabe-se que nossas ações são pautadas de mudanças e permanências. Afinal de Contas vivemos em sociedade e nossa postura frente aos fatos correntes depende de nosso lugar, de nossa posição no mesmo, enfim... Será mesmo?

Não devemos nos apoiar em tais assertivas, pois ambas são descabidas. Se assim pensarmos deixaremos de participar de forma efetiva das ações que perpassam pelo espaço social ao qual estamos inseridos, ações essas que, na maioria das vezes interferem negativamente na vida dos cidadãos.

Ademais, quando realizamos tais indagações isso nos leva a outras condicionantes, quais sejam, muitas pessoas ainda estão com mentalidade do Regime Militar, onde os cidadãos não protestavam contra a situação vigente na época e, se assim os fizessem as ações repressivas do Governo eram as mais diversas.
Hoje, vivemos em um Regime Democrático. Mas às vezes duvidamos de disso. As ações para tal são as mais diversas. Vivemos em uma sociedade onde o silêncio impera na maioria dos casos. Mas porque será?

A resposta para isso é muito simples, nossos jovens, ou 98% deles não são politizados. Precisamos urgentemente mudar esse quadro. Necessitamos de pessoas críticas. A palavra chave no nosso meio é, não sem razão, Politização de nossos jovens para podermos conhecer e encarar os cruéis mecanismos de controle social que perpassam no espaço social.

Se tivermos jovens preparados politicamente e socialmente com certeza poderemos discorrer sobre mudar o quadro social.  Entretanto, somente a preparação política e social não é o suficiente. Necessitamos acima de tudo defender nossos ideais. Nunca é demais lembrar que só apontar erros não nos leva ao caminho sonhado: Socialismo. Mas participamos de forma efetiva da luta social. Afinal, “mudamos o mundo na mudança de mente”, de postura, ou melhor, necessita-se, porém, termos posicionamento. Precisamos sempre ter em mente a construção do Socialismo.

Dado Histórico: Fim do mundo previsto pelos maias é um erro de interpretação

O prognóstico maia do fim do mundo foi um erro histórico de interpretação, segundo revela o conteúdo da exposição "A Sociedade e o Tempo Maia" inaugurada recentemente no Museu do Ouro de Bogotá.

O arqueólogo do Instituto Nacional de Antropologia e História do México (INAH) e um dos curadores da mostra, Orlando Casares, explicou à Agência Efe que a base da medição do tempo desta antiga cultura era a observação dos astros.
Eles se baseavam, por exemplo, nos movimentos cíclicos do sol, da lua e de Vênus, e assim mediam suas eras, que tinham um princípio e um final.

"Para os maias não existia a concepção do fim do mundo, por sua visão cíclica", explicou Casares, que esclareceu: "A era conta com 5.125 dias, quando esta acaba, começa outra nova, o que não significa que irão acontecer catástrofes; só os fatos cotidianos, que podem ser bons ou maus, voltam a se repetir".

Para não deixar dúvidas, a exposição do Museu do Ouro explica o elaborado sistema de medição temporal desta civilização.

"Um ano dos maias se dividia em duas partes: um calendário chamado 'Haab' que falava das atividades cotidianas, agricultura, práticas cerimoniais e domésticas, de 365 dias; e outro menor, o 'Tzolkin', de 260 dias, que regia a vida ritualística", acrescentou Casares.

A mistura de ambos os calendários permitia que os cidadãos se organizassem. Desta forma, por exemplo, o agricultor podia semear, mas sabia que tinha que preparar outras festividades de suas deidades, ou seja, "não podiam separar o religioso do cotidiano".

Ambos os calendários formavam a Roda Calendárica, cujo ciclo era de 52 anos, ou seja, o tempo que os dois demoravam a coincidir no mesmo dia.

Para calcular períodos maiores utilizavam a Conta Longa, dividida em várias unidades de tempo, das quais a mais importante é o "baktun" (período de 144 mil dias); na maioria das cidades 13 "baktunes" constituíam uma era e, segundo seus cálculos, em 22 de dezembro de 2012 termina a presente.

Com esta explicação querem demonstrar que o rebuliço espalhado pelo mundo sobre a previsão dos maias não está baseado em descobertas arqueológicas, mas em erros, "propositais ou não", de interpretação dos objetos achados desta civilização.

De fato, uma das peças-chave da mostra é o hieróglifo 6 de Tortuguero, que faz referência ao fim da quinta era, a atual, neste dezembro, a qual se refere à vinda de Bolon Yocte (deidade maia), mas a imagem está deteriorada e não se sabe com que intenção.

A mostra exibida em Bogotá apresenta 96 peças vindas do Museu Regional Palácio Cantão de Mérida (México), onde se pode ver, além de calendários, vestimentas cerimoniais, animais do zodíaco e explicações sobre a escritura.

Para a diretora do Museu do Ouro de Bogotá, Maria Alicia Uribe, a exibição desta mostra sobre a civilização maia serve para comparar e aprender sobre a vida pré-colombiana no continente.

"Interessa-nos de alguma maneira comparar nosso passado com o de outras regiões do mundo", ressaltou Maria sobre esta importante coleção de arte e documentário.

A exposição estará aberta ao público até o dia 12 de fevereiro de 2012, para depois deve ser transferida para a cidade de Medellín.

Fonte: Yahoonotícias

ENEM: 13 Questões São Anuladas Pela Justiça do Ceará


A Justiça Federal anunciou no início da noite desta segunda-feira (31) que estão anuladas 13 questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que vazaram do colégio Christus em Fortaleza. A decisão é válida para todo o país.

O Ministério Público Federal queria a suspensão do exame nacional em todo o país ou a anulação das 13 questões. Já o MEC (Ministério da Educação) queria nova prova apenas para os 639 concluintes do ensino médio do colégio Christus, de Fortaleza.

A presidente do Inep (órgão do MEC responsável pelo Enem), Malvina Tuttman, esteve nesta segunda-feira em Fortaleza para se reunir com o juiz federal Luiz Praxedes Vieira da Silva e defender que o exame fosse anulado em todo o país.
Um inquérito da Polícia Federal foi aberto para esclarecer como as questões do Enem vazaram. O MEC disse que vai analisar a decisão. Cabe recurso.

Fonte: cearaagora