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Os artigos de mãe Stella para o jornal A Tarde são escritos à mão |
Não
sem espanto a mãe de santo Stella de Oxóssi recebeu a notícia de sua eleição,
na quinta-feira 25, para a cadeira 33 da Academia de Letras da Bahia, lugar
ocupado no passado pelo poeta Castro Alves. Ao contrário do hábito dos
candidatos nesta e em outras praças, Stella não tinha feito campanha. “Levei um
choque, pois é uma coisa que não é comum”, diz a ialorixá do terreiro Ilê Axé
Opô Afonjá, primeira mãe de santo acadêmica do País. “Depois vi que foi a
comunidade que proporcionou isso e achei uma recompensa.” A posse será em
setembro e ela confessa não saber exatamente qual seu papel na Academia.
O
título não é meramente honorífico. Mãe Stella publicou seis livros, bem mais do
que alguns imortais da Academia Brasileira. Nascida Maria Stella Azevedo dos
Santos, formou-se em Enfermagem pela Escola Bahiana de Medicina. Foi enfermeira
durante 30 anos até ser escolhida, em 1976, mãe de santo do Ilê Axé Opô Afonjá,
uma das casas de candomblé mais importantes e tradicionais do estado, fundada
em 1910. O último de seus livros é uma antologia dos artigos publicados
quinzenalmente no jornal A Tarde. Escreve à mão e suas “filhas” digitam o
texto. “Sou analfabeta em computador.”
Na
quinta-feira 2, a ialorixá completou 88 anos. Ela desce as escadas do sobrado
onde vive com certo esforço, mas sem o apoio de ninguém. Por causa da
dificuldade de locomoção, passa a maior parte do tempo no andar de cima da
casa. Só desce para acompanhar a cerimônia de culto a Xangô, orixá da Justiça,
às quartas-feiras, ou para receber visitas. Seu cérebro continua, porém,
afiado. “Envelhecer é uma briga constante entre o que a mente pode e o corpo
não deixa.”
A
ialorixá tem o costume de assistir ao noticiário na televisão, ler jornal e
revistas. “Gosto de saber das coisas. Se a gente não se informa, vira inocente
útil.” Em suas colunas de jornal, conta histórias antigas, fala de espiritualidade,
do candomblé e da atualidade. Em um dos textos mais recentes, criticou os
sacerdotes que confundem religiosidade com fanatismo e aqueles que utilizam a
religião como meio de enriquecimento, inclusive no próprio candomblé. “Alguns
acham que o barato da religião é ficar rico baseado na crença alheia”, provoca.
“Mas religião não é meio de vida.”
Bem
informada, ela acompanha as polêmicas entre líderes evangélicos e homossexuais.
O candomblé não é contra os gays e nele não existe a palavra pecado, explica.
“Se Deus consentiu que existisse, quem pode ser contra a homossexualidade? Se é
um assunto que não prejudica o outro, temos a obrigação de ser felizes.” Ela
desmente, com bom humor, a crença frequente entre gays de que o orixá Logun-Edé
seria homossexual, por aparecer na tradição como meio homem, meio mulher.
“Logun-Edé foi morar com a avó Iemanjá e, como era o único homem no pedaço,
passou a se vestir como as mulheres de lá. É mito que seja gay. Mas é um bom
mito.”
Na
Bahia, os seguidores do candomblé sofrem com o preconceito disseminado por
pastores evangélicos, mas esse não é assunto do seu interesse. “Não tenho tempo
para perder falando desse tipo de gente, para fazer guerra santa”, diz. “Porém,
até Jesus, se fosse deste tempo, iria procurar a defesa dele, não ia sofrer
calado.” Se a líder espiritual não fala, outros integrantes do terreiro estão
atentos e participam das articulações políticas contra a intolerância
religiosa. Mãe Stella lembra de quando Mãe Aninha, a fundadora do Opô Afonjá,
foi ao Rio de Janeiro, em 1934, se queixar a Getúlio Vargas da proibição ao
candomblé, e conseguiu. O Decreto 1.202 instituiu a liberdade de culto no País.
Tombado
como Patrimônio Histórico em 1999, o Ilê Axê Opô Afonjá foi fundado por Mãe
Aninha em uma enorme fazenda, que ocupava quase todo o atual bairro. Chamava-se
Roça de São Gonçalo. Mãe Aninha, com medo de o terreno ser confiscado pela
polícia, prática comum na época, foi ao cartório registrar a propriedade.
Quando o funcionário perguntou “Em nome de quem?”, a mãe de santo respondeu:
“Xangô”. Como não era possível, Mãe Aninha criou a Sociedade Cruz Santa do Ilê
Axé Opô Afonjá, com ata, presidente e tudo o mais, em nome da qual as terras
acabaram registradas.
“Ela
era uma mulher de visão. Costumava dizer que queria ver todos os filhos a
serviço de Xangô com anel no dedo, ou seja, formados”, conta Mãe Stella. Em
honra à matriarca, a escola Eugênia Anna dos Santos funciona desde 1986 no
terreiro. Atualmente, 350 crianças cursam o ensino fundamental. Além das aulas
de matemática, português e demais disciplinas, elas aprendem história e cultura
afro-brasileira, com noções da língua iorubá. Com o tempo, o terreno de Mãe
Aninha foi invadido e se transformou em bairro. Na parte interna do terreiro,
murado para evitar novas invasões, vivem atualmente cerca de cem famílias.
Mãe
Stella é a quinta sucessora de Aninha. Depois da fundadora vieram Mãe Bada, Mãe
Senhora e Mãe Ondina – a tradição do Opô Afonjá é de vitaliciedade e
matriarcado. Stella, cuja mãe morreu quando tinha 7 anos, foi criada por um
casal de tios, uma família de bens, “abastada”, como descreve. Seu tio era
tabelião e a menina negra estudou em boas escolas da capital baiana. Aos 13
anos, foi iniciada no candomblé a partir da sugestão de uma conhecida. Nas
biografias postadas na internet, diz-se que Stella apresentava então um
“comportamento não esperado”. Pergunto o que era exatamente. Mediunidade?
“Que
nada, era traquinagem. Eu, ao contrário das meninas da minha época, gostava de
jogar bola na rua, subir no bonde. Além disso, falava sozinha, tinha meus
amiguinhos que ninguém via. Aí alguém comentou: ‘Ela tem de fazer orixá’.” A
menina foi levada, primeiro, ao terreiro do Gantois, onde esperou muito tempo e
não foi atendida. A tia, brava, acabou por levá-la para “fazer orixá” no Opô
Afonjá, com Mãe Senhora. “Mãe Menininha costumava dizer: ‘Você só não fez santo
aqui por causa de um recado mal dado’.”
Tanto
o Gantois quanto o Opô Afonjá sempre foram frequentados por artistas e
políticos. O escritor Jorge Amado, o antropólogo Pierre Verger e o artista
plástico Carybé costumavam ir até lá para a cerimônia ou simplesmente para
bater papo com Mãe Stella. De Carybé ela recorda o jeito brincalhão. “Era um
molequinho.” Ao lado de Verger, a mãe de santo conheceu o Benin, mas se
encantou mesmo foi com a Nigéria, terra de seus ancestrais.
“A
Nigéria é Salvador, o clima, os costumes, as árvores. Uma vez dormiram uns
nigerianos aqui em casa, depois de viajar muitas horas e um deles, ao acordar,
olhou pela janela e disse: ‘Andei tanto para saltar no mesmo lugar’”, gargalha.
Sobre os políticos, fala que recebeu todos, de Antonio Carlos Magalhães a
Jaques Wagner, mas prefere não dizer o nome de seu predileto, para não provocar
ciúmes. Filha de Oxóssi, orixá caçador, Mãe Stella diz ter incorporado deste o
hábito de não falar muito. “Caçador fica atento, não fala. Quem fala muito se
perde. Os antigos diziam que quem fala muito dá bom dia a cavalo.” Ela adora
provérbios, tema de um de seus livros. “Sou uma menina tímida.”
Sobre
a morte, Mãe Stella conta que, no candomblé, o espírito vira ancestral. “Não
vou dizer que não me importo de morrer. Me importo, sim. Não gosto de morrer
porque gosto de viver.” E a sabedoria conquistada com o tempo, Mãe Stella, é
verdade? “É uma obrigação. Se Deus deu esse privilégio de viver tantos anos,
como não aproveitar? Agora, a gente está sempre aprendendo, ninguém é
completamente sabido”, ensina. “Aprendo muito com os jovens e com as crianças.
Eles têm cada saque tão interessante.”
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Complementares: Carta Capital