Kabengele Munanga será reconhecido como Doutor Honoris Causa pela UFRB

 

O professor será homenageado pela Universidade baiana – Foto: Divulgação/UFRB.

O professor Kabengele Munanga será homenageado com o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). A proposição do título foi aprovada, por unanimidade, pelo Conselho Universitário (CONSUNI) da instituição, realizada na tarde desta terça-feira (6), na Reitoria, em Cruz das Almas.

A concessão do Título de Doutor Honoris Causa ao Professor Dr. Kabengele Munanga simboliza o reconhecimento por sua inequívoca contribuição ao pensamento social brasileiro da luta por direitos humanos, a luta antirracista e a atualidade de seu método de análise da questão racial no Brasil”, diz trecho do parecer de aprovação.

Educador, ativista da luta antirracista e intelectual negro, Munanga é brasileiro-congolês e ao longo de seis décadas se debruça nos estudos negros e afro-brasileiros, nas áreas de antropologia, direito, artes, sociologia, filosofia e das relações étnico-raciais no Brasil.

O professor é autor de mais de 150 publicações entre livros, capítulos de livros e artigos científicos. Ele foi um dos protagonistas intelectuais no debate nacional em defesa das cotas e tem contribuição direta na consolidação das políticas públicas de promoção da equidade racial, como a Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de história e cultura Afro-Brasileira na educação básica.

Brasileiro por naturalização desde 1985, Munanga nasceu na República Democrática do Congo, onde se graduou em Antropologia Social e Cultural pela Universidade Oficial do Congo (1964-1969). Entre os anos de 1975 a 1977, concluiu seu doutorado na Universidade de São Paulo, (USP), onde se aposentou como professor efetivo.

Na UFRB participou de várias atividades, seminários, como o Fórum 20 de novembro, conferências e aula inaugural. Entre os anos de 2014 e 2019, atuou como professor visitante sênior e como colaborador nos programas de mestrado em Ciências Sociais e em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas. Contribuiu como titular de disciplinas, palestrante, conferencista, orientou e coorientou pesquisas e dialogou com a comunidade acadêmica e o público geral do Recôncavo baiano.

__________

Com informações do Notícia Preta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!