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Salas de aula de Ensino Fundamental, na cidade de Jucás, que foi destaque no Ideb FOTO: HONÓRIO BARBOSA |
Jucás - O resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) obtido pelas
escolas deste Município, localizado na região Centro-Sul, referentes a 2011,
mostra indicadores acima da média nacional e estadual nas séries iniciais e
finais. A divulgação foi comemorada pela comunidade escolar local e é tida como
fruto de uma experiência inédita implantada em 2009.
A avaliação do Município superou a média nacional e estadual. Os indicadores do Ideb revelam que nas séries iniciais, Jucás obteve uma nota média de 5,1, enquanto que no Ceará ficou em 4,7 e no Brasil, 5,0. Nos anos finais do Ensino Fundamental, Jucás recebeu nota 4,2. A média brasileira foi de 4,1 e a cearense foi de 3,9. Os índices do Município mostram evolução crescente desde o ano de 2009.
"Nas séries iniciais já alcançamos a meta estabelecida para 2017 e para o 9º ano já superamos a expectativa para 2015", observou a secretária de Educação do Município, Nildes Alencar. "Os dados são animadores e hoje estamos colhendo os frutos do que plantamos em 2009".
Um
conjunto de ações implantadas nos últimos três anos resultou na melhoria da
qualidade do ensino. A experiência inédita tinha por base a descentralização na
educação. As escolas da rede municipal passaram a ter autonomia financeira,
administrativa e pedagógica. O núcleo gestor e o conselho escolar gerenciam os
recursos para pagamento de professores, servidores, aquisição de materiais
diversos, consertos e manutenção.
O
projeto tem por objetivo democratizar, valorizar e desenvolver o setor
educacional. "A experiência deu
certo e o resultado está aí nos dados do Ideb", frisou Nildes Alencar.
"Acreditamos que Jucás hoje é modelo
para outras cidades e o projeto aqui implantado deveria ser pesquisado por
universidades".
Os
recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e
Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) são repassados mensalmente
diretamente para as 16 escolas da rede municipal. Os valores são variáveis de
acordo com o número de alunos. A comunidade escolar decide como aplicar a
verba.
Descentralização
A
presidente do Conselho Municipal do Fundeb, Marluce Lucas Palácio, disse que a
experiência democrática e de descentralização dos recursos para as unidades
escolares resultou na melhoria da qualidade do ensino, na redução da evasão
escolar e de reprovação. "As
famílias participam diretamente das discussões sobre a gestão escolar",
observou. "Conseguimos melhorar o
ambiente nas escolas que se tornou agradável para os alunos".
Diversos
investimentos foram realizados desde o início de 2009. Escolas isoladas foram
fechadas, com o objetivo de nuclear e melhorar o funcionamento das unidades,
houve valorização dos professores com o pagamento do piso nacional e mais 40%
de regência de classe. Existe formação continuada dos docentes e dos servidores
da educação, escolha de professores identificados com a sala de aula, atuação
independente e ativa dos conselhos escolares e, ainda, participação dos pais no
ambiente escolar.
"As decisões sobre a aplicação dos recursos
são tomadas de forma coletiva", disse a diretora Marluce Lucas
Palácio, da Escola de Ensino Fundamental Antonieta Cals. "Há uma ampla análise e discussão sobre as
prioridades de investimentos".
As
duas ideias básicas do projeto são valorização dos professores e investimentos
nas escolas. "Criamos situações para
melhorar a educação, pois entendemos que aplicar recursos no setor não é custo,
mas investimento", frisou Nildes Alencar. "É na escola que as coisas precisam acontecer e é lá que deve haver
ampla reflexão sobre os temas a ela inerentes".
De
acordo com a avaliação de professores e diretores, Jucás hoje colhe os frutos
do projeto de valorização da educação. "Acreditamos que estamos no caminho certo e queremos continuar com
indicadores crescentes", disse Nildes Alencar. "O chão está
pronto, a semente foi plantada e começa a dar frutos".
Desde
o início que o projeto contou com o apoio do prefeito Helânio Facundo, que
assegurou independência. "Não há
interferência política e os vereadores aprovaram o conjunto de ações",
disse a técnica pedagógica, Eneide Fernando Ledo.
Recursos
"Criamos situações para melhorar a educação,
pois entendemos que aplicar recursos no setor não é custo, mas investimento".
Com informações do Diário do
Nordeste
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