Para entender o dia de finados no calendário católico: Os rituais fúnebres na Grécia Antiga




As honras aos mortos na Antiguidade foram forte influência para a instituição do Dia dos Fiéis Defuntos no calendário católico. Este dia tem como objetivo relembrar os fiéis falecidos, com uma série de homenagens e ritos religiosos. Na Grécia Antiga, a morte também era alvo de rituais fúnebres, trazendo o pesar da perda e a memória do falecido.

1. Era obrigação dos filhos providenciar os funerais dos pais, seguindo toda a tradição. O morto era preparado com muito cuidado, sendo lavado e untado com óleo perfumado e envolto em vestes brancas para ser exposto em um leito solene. Ao seu redor, vasos com perfume. Na boca do morto, era comum colocar uma moeda, que serviria de pagamento ao barqueiro do Mundo Inferior, Caronte.

2. O velório (exposição do morto, em grego, "próthesis") costumava durar um ou dois dias, nos quais mulheres e homens lamentavam pela perda do falecido. Era comum as mulheres arrancarem seus cabelos em mostra de pesar. Havia uma prescrição legal para o cortejo: ele deveria ser realizado antes do nascer do sol. Os sepulcros ficavam fora da cidade, alinhados à estrada.

3. A cremação foi mais comum durante a época homérica. Na época clássica, era vista como exceção, sendo aplicada aos soldados mortos em batalha. O enterro era realizado colocando o defunto diretamente na cova ou dentro de um sarcófago. Juntamente com o morto eram enterrados objetos que lhe serviram quando vivo, como por exemplo, armas, estatuetas, ânforas, entre outros.


4. Ao fim da cerimônia, era necessário purificar a casa onde se deu o óbito. Como homenagem, eram realizados banquetes e sacrifícios que se repetiam no terceiro e no trigésimo dia após o enterro.

Na imagem abaixo, a cena de uma próthesis (velório). Esta placa funerária (c. 520-510 a.C.) feita em terracota era usualmente encontrada nas paredes das tumbas. As almofadas embaixo da cabeça do morto evitavam que o mesmo ficasse com a boca aberta durante a exposição. Na parte debaixo da placa, uma corrida de bigas, tema recorrente na arte funerária da Ática. A corrida evoca os jogos funerários em honra dos heróis lendários, tal como descrito no livro 23 da "Ilíada", quando Aquiles homenageia Pátroclo, seu amigo morto em batalha. Atualmente esta placa se encontra no Metropolitan Museum of Art, em Nova York.


Mais de um século depois, OAB reconhece jornalista NEGRO Luiz Gama como advogado


Cento e trinta e três anos após sua morte, Luiz Gama, ex-escravo, jornalista, poeta, ativista político e líder abolicionista, que com sua oratória brilhante e inflamada, ajudou a libertar mais de 500 negros nos Tribunais, será finalmente reconhecido oficialmente como advogado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

A cerimônia vai acontecer na próxima terça-feira (03/11) na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Segundo o presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coelho “no atual modelo de advocacia é a primeira vez que isso ocorre”.

Gama nasceu em 1.830 e morreu em 1.882 e, além da sua história (filho de um português com uma escrava liberta foi vendido pelo pai quando tinha apenas 10 anos), foi um ativista de enorme prestígio não apenas entre os negros, mas também entre setores liberais da sociedade da época. Ele estudou Direito por conta própria e passou a exercer a função de advogado (rábula) após conseguir a alforria aos 17 anos.

É dele uma frase que o colocaria hoje como um militante radical:

O escravo que mata o senhor, seja em que circunstância for, mata sempre em legítima defesa”.

Embora não fosse advogado, Gama era um grande defensor da abolição e sua atuação como rábula livrou inúmeras pessoas dos grilhões escravistas”, acrescenta o presidente da OAB.

Tataraneto

Na cerimônia, Luiz Gama será representado por um tataraneto, o empresário Benemar França, 68 anos, um de seus 20 e tantos descendentes vivos, o engenheiro e empresário Benemar França, 68. “Tomei contato com a biografia desse meu antepassado quando estava no 2º ano ginasial e um professor de história pediu que pesquisássemos, cada um, sobre as nossas famílias, a nossa genealogia”, conta o empresário. “O que descobri encheu-me de orgulho”, acrescenta.

Além da condecoração póstuma, o evento Luiz Gama: Ideias e Legado do Líder Abolicionista prevê dois dias de palestras e debates no Mackenzie.

Morte e enterro

O enterro do líder abolicionista no Cemitério da Consolação foi um dos maiores já registrados em S. Paulo à época com 40 mil habitantes: 10% da população paulistana compareceu. Segundo o jornal “O Estado de S. Paulo”, não houve transporte oficial para o cortejo fúnebre. Do Brás, onde morava, o caixão foi passando de mão em mão até chegar à sepultura.

Cadernos de provas do ENEM 2015 já estão disponíveis


Além do caderno de questões o candidato pode ter acesso ainda aos gabaritos no site do Inep.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) já disponibilizou em seu site os cadernos de questões referente ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) realizado no último final de semana, dias 24 e 25 de outubro.

O candidato que fez o exame e concluiu as provas antes do horário permitido para a liberação dos cadernos de questões já podem ter acesso a eles e fazer o download.

Clique aqui e obtenha as provas e os gabaritos dos dias de aplicação.



Você sabe com que esta falando? Por Mário Sérgio Cortela


Imagem capturada do vídeo no youtube.
Respostas filosóficas, históricas, sociológicas e geográficas você pode encontrar para dar quando alguém ousar lhe perguntar: “Você sabe com que está falando?” na palestra do filósofo brasileiro Mário Sérgio Cortela

Não vamos nos estender muito. Assista ao vídeo.

                       

Ex-secretário da Educação de Altaneira lança nota sobre desempenho das escolas no Spaece



O Centro de Eventos na capital cearense foi palco na manhã da quarta - feira, 28, da solenidade de entrega do prêmio Escola Nota 10 que visa agraciar e estimular as instituições de ensino públicas que obtiveram melhor desempenho com as turmas do 2º e 5º ano do ensino fundamental a partir dos resultados na prova do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece), tendo 2014 como ano de referência.

O momento foi marcado pela presença de professores e do governador Camilo Santana (PT), da vice Izolda Cela e do Ministro da Educação, Aloízio Mercadante que homenagearam também os municípios. Receberam destaque de méritos as 173 cidades que atingiram a média de "alfabetização desejável" no 2º ano do Ensino Fundamental; os 34 municípios que atingiram a média de "proficiência adequada" em Língua Portuguesa e Matemática no 5º ano do Ensino Fundamental; as 9 cidades que mantiveram bons resultados na alfabetização das crianças entre 2007 e 2014; e os 10 municípios que mais apresentaram crescimento significativo também neste período.

Em 2014 a educação de Altaneira foi premiada com Escola Nota Dez a partir da Escola de Ensino Fundamental Joaquim Rufino de Oliveira ao ter conseguido elevar a proficiência em língua portuguesa e matemática, ano referência 2013.

O fato do município não ter sido premiado este ano levou a comentário do líder da oposição, o vereador e professor Adeilton que em seu blog indagou com tom de afirmação  “Educação de Altaneira não recebeu prêmio ‘Escola Nota 10 2014’”? . No artigo o parlamentar teceu críticas ao ex-secretário da educação, o vereador Deza Soares. “... Esperávamos que esse ano, tivéssemos mais uma vez, uma Escola Nota 10, salientando que essa premiação é referente ao ano de 2014 em que o mesmo estava a frente da pasta.  O que não ocorreu. Assim como o ex-secretário sempre fez questão de angariar todos os méritos pela conquista do ano passado, sem querer aceitar que Educação é um processo e não um momento, esperamos que esse ano o mesmo venha a público e nos faça mudar a compreensão sobre o que aconteceu com a Educação Nota 10”.

Ex-secretário Municipal da Educação Deza
Soares. Foto: Arquivo do Blog.
Em nota lançada no grupo “Altaneira-Ceará”, da rede social facebook, Deza arguiu que durante o tempo em que esteve na pasta a educação do município “atingiu o auge com os melhores índices da história” e citou como exemplos  a “elevação do Índice de Alfabetização, evolução da Proficiência, premiação Escola Nota 10, conquista acentuada de medalhas em Olimpíadas, elevado Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB 5,9) atingindo a meta prevista para 2021, Indicador de Desempenho Escolar (IDE 10) e o comprovado melhoramento em toda modalidade de educação, tomando como base a Educação Infantil e estendendo-se ao Ensino Fundamental II...”.

Para o ex-secretário, o prêmio Escola Nota 10 se configura como uma grande marca na história da educação, por isso, disse ele, “nos orgulhamos em ter sido a única Gestão que atingiu esse mérito, porém, é bem verdade que essa premiação é apenas parte e não o todo no processo educacional, uma vez, que trata-se do desempenho de apenas uma, ou algumas turmas e não do coletivo escolar”.  Ao falar do ano em curso, o edil destacou que a Escola Joaquim Rufino atingiu o IDE-ALFA 10 e que a premiação não foi possível, pois essas turmas não concorriam.

Na nota houve espaço ainda para que ele afirmasse que entre os dois últimos anos (2013 – 2014) a educação de Altaneira saltou do décimo primeiro lugar (11º) para o 2º (segundo) entre os 12 municípios da Crede 18.

O Blog de Altaneira em artigo publicado na manhã desta sexta-feira tinha informado sobre a ausência de comentários referente ao assunto.

Confira a íntegra da Nota

ALTANEIRA – EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

A qualidade da educação de Altaneira neste governo é algo indiscutível, tendo em vista que os dados falam por si só, especialmente em referência ao exercício 2013 e 2014, Gestão do Secretário Deza Soares, quando a educação altaneirense atingiu o auge com os melhores índices da história do nosso município, tais como, elevação do Índice de Alfabetização, evolução da Proficiência, premiação Escola Nota 10, conquista acentuada de medalhas em Olimpíadas, elevado Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB 5,9) atingindo a meta prevista para 2021, Indicador de Desempenho Escolar (IDE 10) e o comprovado melhoramento em toda modalidade de educação, tomando como base a Educação Infantil e estendendo-se ao Ensino Fundamental II, ou seja, os índices que verdadeiramente indicam a qualidade da educação.

O Prêmio Escola Nota 10 é reconhecidamente uma grande marca na história da educação, por isso, nos orgulhamos em ter sido a única Gestão que atingiu esse mérito, porém, é bem verdade que essa premiação é apenas parte e não o todo no processo educacional, uma vez, que trata-se do desempenho de apenas uma, ou algumas turmas e não do coletivo escolar.
É importante registrar que mesmo atingindo o IDE-ALFA 10 na Escola Joaquim Rufino, não conquistamos o prêmio, uma vez, que essas turmas não concorriam.

O mais importante, é que a nossa educação nos anos 2013 e 2014 com esses resultados, deu um salto de qualidade se deslocando do 11º (décimo primeiro) lugar para o 2º lugar entre os 12 municípios da Crede 18.

Acompanhe agora o Resultado Oficial do Spaece 2014 e a evolução em referência a 2013, mesmo considerando os bons índices de 2013.

SPAECE ALFA 2º ANO - ALTANEIRA
ANO 2013 2014 VARIAÇÃO
PROFICIÊNCIA 218,0 223,7 +5,7
SPAECE 5º ANO – ALTANEIRA
LÍNGUA PORTUGUESA
ANO 2013 2014 VARIAÇÃO
PROFICIÊNCIA 231,3 257,5 +26,2
MATEMÁTICA
ANO 2013 2014 VARIAÇÃO
PROFICIÊNCIA 243,6 247,6 +4,0
SPAECE 9º ANO – ALTANEIRA
LÍNGUA PORTUGUESA
ANO 2013 2014 VARIAÇÃO
PROFICIÊNCIA 237,0 246,7 +9,7
MATEMÁTICA
ANO 2013 2014 VARIAÇÃO
PROFICIÊNCIA 244,8 247,0 +2,2

Importante: o resultado do SPAECE ALFA – 2° ANO, onde obtivemos uma proficiência de 223,7 correspondendo a uma elevação de +5,7 pontos em relação a 2013, representa 73,7 pontos acima da escala exigida e 49,4 pontos acima da proficiência média do estado, com isso atingimos o Indicador de Desempenho Escolar – IDE 10 e nos colocamos em 2° lugar na Crede 18 e entre os dez primeiros municípios na educação estadual.

Com relação ao resultado SPAECE 5° ANO – Língua Portuguesa, onde obtivemos uma evolução de +26,2 pontos em relação a 2013 e atingimos 50,5 pontos acima da média estadual, conquistamos também o maior nível de proficiência (verde escuro) e IDE 8,5, em Matemática, onde tivemos +4,0 pontos de elevação, comparado a 2013 e +28,6 pontos, comparado à média de proficiência no estado, mesmo ficando no verde claro, a exceção apenas de Antonina do Norte, ainda assim, novamente conseguimos o 2° lugar na Crede 18.
Finalmente, o resultado do SPAECE 9° ANO, com um crescimento de +9,7 pontos em Língua Portuguesa e +2,2 em Matemática, em relação a 2013, nos proporcionaram 1°e 3° lugares, nas respectivas disciplinas junto a Crede 18.

Todos esses resultados, demonstram o compromisso de um coletivo educacional, envolvendo equipes de educadores em salas (professores), equipes de gestão, coordenação e formação (núcleos gestores, paic/pnaic e demais programas de educação), consultoria, equipes técnicas, de transporte, merenda escolar e de serviços gerais, a colaboração dos pais, dedicação dos alunos e as intervenções e apoio do gestor da pasta (Deza soares) para execução das propostas de trabalho planejadas e implantadas nessa gestão de educação, como também, o apoio do gestor municipal (Prefeito Delvamberto Soares) e a colaboração da Crede 18/Seduc.

Tudo isso comprova que o Governo Municipal de Altaneira, através da Secretaria Municipal de Educação, preocupou-se com a qualidade da educação no município, investiu significativamente em ações de gestão, como organização do quadro de dirigentes/assessores e melhoramento de infraestrutura das escolas, mas principalmente, nas ações pedagógicas tais como, formações pedagógicas, acompanhamento e análises sobre o desempenho de professores e alunos, fornecimento de materiais pedagógicos e escolares, melhoria da qualidade da merenda e dos transportes, dentre muitas outras ações.

Portanto, nessa gestão de sucesso onde já tem a marca registrada na educação, nós reconhecemos, parabenizamos e agradecemos os méritos de todos os profissionais da educação que contribuíram para esses resultados e consequentemente, para uma educação de melhor qualidade, comprovada tanto por meio dos resultados divulgados, como também através de acompanhamento das ações pedagógicas e do desenvolvimento dos programas e projetos escolares. Esse é o compromisso do governo municipal com a educação, o desenvolvimento e o social”.