Crise financeira: 60 prefeituras fecham as portas no Interior do Ceará



Pelo menos 60 prefeituras do interior cearense amanheceram a terça-feira de portas fechadas. Nos gabinetes, não havia servidores. Nas repartições públicas, apenas os serviços essenciais funcionaram: saúde, educação e coleta de lixo. A mobilização segue tendência iniciada em Pernambuco, em protesto contra as quedas no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e a falta de ações no combate à seca pelo Governo Dilma Rousseff.

Sem dinheiro suficiente repassado pelo Governo Federal, os prefeitos alegam não ter como cumprir os compromissos financeiros das gestões. Em fim de mandato, a crise financeira e a penúria teriam se agravado com as obrigações legais do período de transição. Entre os prejuízos, gestores e servidores apontam ondas de demissão e atrasos no pagamento dos salários, o que pode levar ao descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Quanto à estiagem, os efeitos da diminuição do repasse do FPM tornam-se mais devastadores à medida em que a arrecadação diminui e as ações de combate à seca emperram por falta de recursos. No Ceará, o quadro de estiagem já é considerado o pior dos últimos 50 anos.

Mais adesões
Segundo a presidente da Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece), Eliene Brasileiro, o protesto nas prefeituras deve seguir até a próxima sexta-feira. Nesse intervalo, mais gestores poderão fechar as portas dos gabinetes. Eliene e outros 25 dirigentes de municípios cearenses desembarcaram ontem em Brasília para adesão à marcha organizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que reuniu prefeitos de todo o País em manifestação pelo aumento do repasse de FPM.

A prefeita de General Sampaio disse que a “greve” iniciada no Ceará é uma tentativa de alertar a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, para o drama vivido pelas prefeituras desde que o Governo Federal diminuiu os repasses no início do semestre. Com a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o FPM teria sofrido baque de R$ 1,5 bilhão.

Entre as reivindicações dos prefeitos, está também a reposição dos recursos da CIDE/combustíveis destinados aos Municípios. A contribuição teria sido zerada, retirando das prefeituras um repasse de R$ 595 milhões. Os prefeitos também pedem o pagamento imediato dos Restos a Pagar destinados aos Municípios, das obras e aquisições de equipamentos que já foram iniciados ou adquiridos. Este valor está estimado em mais de R$ 8 bilhões de reais para todo o País.


Créditos: O Povo

Alunos da Escola Estadual de Altaneira demonstram criatividade e improviso em gincana


A Escola de Ensino Médio Santa Tereza, em Altaneira, está realizando uma gincana de atividades objetivando preparar seus discentes para o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará – SPAECE 2012 que ocorre entre os dias 19 e 22 do corrente mês.

O evento está sendo promovido por áreas e teve início na segunda – feira, 12, com Linguagens e Códigos.  Atividades como perguntas e respostas, soletrando, dentre outras foram realizadas.

Na terça – feira, 13, foi a vez da equipe de Ciências Humanas. No ensejo, as tarefas foram divididas em três momentos. No primeiro, em sala, os alunos tiveram que demonstrar capacidade de improvisar e criatividade.  As turmas foram divididas em equipes e tiveram que escolher um número de 1 a 10. Cada um desses números fazia referência a uma temática, a saber, 1 (violência), 2 (cidadania), 3 (democracia), 4 (liberdade), 5 (seca no nordeste), 6 (problemas ambientais), 7 (cidade de Altaneira), 8 (educação), 9 (desigualdade sociais), 10 ( prostituição infantil). Escolhidos os números, as equipes podiam discorrer sobre estes de diversas formas, seja mediante paródias, dramatizações, textos (dissertações, frases, poesias, etc.), exibição em cartazes, dentre outras formas.

ALUNOS DO 3º ANO A COM A PARÓDIA SOBRE EDUCAÇÃO

À tarde, os alunos do terceiro ano falaram sobre Educação e Liberdade. No que toca a educação, a equipe focou a importância do professor nesse processo a partir de uma paródia. A liberdade foi frisada através de frases.  À noite, os segundos anos c e d também demonstraram criatividade e capacidade de improvisar. Com a temática Democracia, a equipe do segundo c apresentou a triste realidade brasileira quando o assunto em questão é, não sem razão, a política partidária. Depois de outros membros da equipe terem frisado com textos o que entendiam da temática, os alunos Eduardo Amorim e Iury Alencar encarnaram postulantes ao executivo do município em um debate, onde os demais colegas foram o público. Com o PS – Partido Sujo e PC – Partido dos Corruptos, esses alunos expuseram um visão negativa da política partidária, onde os gestores se utilizam da máquina pública para fins próprios. A desigualdade social, a cidade de Altaneira e a seca no nordeste também foram temas trabalhados pelas demais equipes com muito conhecimento de causa.

No segundo momento todas as turmas passaram a conhecer, no pátio, as instalações que faziam referência as revoluções industriais construídas pelo discentes dos segundos anos.

O último instante foi proporcionado em sala, com uma rodada de questões que abrangia as disciplinas de História, Filosofia, Sociologia e Geografia.
O evento termina hoje, 14, com a área de ciências da natureza e matemática. A diretora da instituição, Meire Alencar confirmou na noite de ontem a entrega para hoje dos computadores aos alunos que obtiveram bom desempenho na última realização do SPAECE.



Mostra SESC em Altaneira aborda problemas costumeiros

Buraco d`Oráculo (Foto - João Alves) 


Tendo se iniciado no dia 8 de novembro do corrente ano , a região do Cariri, no sul do  Estado do Ceará, está abrindo as cortinas para a diversidade cultural.  A 14ª Edição da Mostra Sesc Cariri de Culturas, está percorrendo  28 municípios  da região, sendo Juazeiro do Norte, Crato, Nova Olinda e Barbalha os principais pólos das apresentações, reunindo  espetáculos de teatro, dança, exposições, shows, rodas literárias, performances poéticas e mostras de cinema e vídeo.

Cabe ressaltar que além de difundir as diversas culturas, a Mostra também promove a solidariedade. Neste ano, para ter acesso aos espetáculos em ambientes fechados, os participantes farão uma doação de 2kg de alimentos não perecíveis, que serão destinados à Campanha “Nossos irmãos não podem mais esperar” - em prol das vítimas de estiagem em 178 municípios cearenses.

A novidade deste ano fica por conta do Município de Altaneira que também está fazendo parte do evento ao receber as apresentações, cujo o início se deu na última sexta – feira, 09. Na noite de ontem, 11, as apresentações ficaram a cargo do grupo Buraco d`Oráculo de São Paulo através do espetáculo Ser TÃO Ser – narrativas de outra margem. A exibição de forma humorística foi uma verdadeira aula relatando um dos principais problemas enfrentados pelas classes menos favorecidas do Brasil e, em específico, de muitos municípios cearenses, principalmente os da própria região sede da Amostra, a saber, as precárias condições de moradia e, muitas vezes, a falta desta.

Os artistas também focaram a falta de organização da própria classe na luta em defesa dos seus direitos e a submissão de muitos grupos a poucas pessoas.  Percebeu-se então, em um humor crítico um retrato fiel do Brasil. A apresentação terminou com a letra musical "se o povo soubesse o valor que ele tem, não aguentava desaforo de ninguém... se o povo soubesse o valor que ele tem, não aguentava desaforo de ninguém..."

Hoje segue a mostra com o espetáculo Teatro a La carte a partir do grupo Núcleo de Pesquisa Teatral Santa Víscera, também de São Paulo.

Todas as exibições estão sendo feitas em espaço aberto, no calçadão do município. Informe-se ainda que o evento se estenderá até o dia 13 (treze).

Resposta* ao artigo publicado na Folha de São Paulo





Com o título “A regulamentação da profissão de HISTORIADOR para não historiadores” o senhor Fernando Rodrigues teceu críticas ao Projeto de Lei que regulamenta a profissão dos historiadores. Para ele a lei é “estapafúrdia”.

Ora, essa postura do Fernando Rodrigues é, para mim, como profissional da história e como administrador desse portal, totalmente descabida e só vem a demonstrar o quão ele desconhece o ofício do historiador e as ferramentas imprescindíveis para se produzir História (a escrita da história). Ressalte-se aqui que, somente o profissional habilitado na área possui as habilidades específicas que foram construídas ao longo da sua formação para trabalhar com as fontes necessárias e, claro, tecer as críticas documentais, além do processo de aquisição de conhecimentos teóricos – metodológicos na investigação históricos.

Também é certo que o projeto visa solucionar um dos principais problemas educacionais brasileiro, pois evitará que professores de geografia, sociologia, economia, etc. ministrem aulas de história, sem ter a devida formação para isso. A assertiva também é válida para a o professor de história. Informe-se ainda que esta lei objetiva fundamentalmente reconhecer a importância do papel do profissional da história no seio social, seja mediante das contribuições culturais, ou educativas.

Deve ser lembrado que não se pode brincar de produzir história, afinal de contas esse ofício, como todos os outros deve ser feita por pessoas habilitadas, não que os outros profissionais sejam impedidos de construir narrativas históricas sobre seu espaço social ou outro qualquer, pois na redação do projeto não discorre sobre isso. 

O Projeto visa, acima de tudo, estabelecer critérios para com a ciência história. Desta feita, cabe deixar nítido que nós, profissionais da história podemos escrever sobre os avanços da ciência a partir do emergir da Sociologia, das contribuições e dos impactos na história da humanidade oriundas das descobertas científicas de Isaac Newton, da nova guinada com o aparecimento de uma nova forma de saber (Filosofia), mas isso não nos torna aptos a trabalhar nessas respectivas áreas e o inverso é verídico.

Ao Fernando, deve ser dito ainda que até entendo o posicionamento, pois não possui formação na área e, assim desconheça os dos principais pilares na produção do fazer história.

Cabe frisar ainda que o PLS 368/09, do senador Paulo Paim (PT-RS), estabelece que o exercício é privativo dos diplomados em cursos de graduação, mestrado ou doutorado em História. Os historiadores poderão atuar como professores de História nos ensinos básico e superior; em planejamento, organização, implantação e direção de serviços de pesquisa histórica; e no assessoramento voltado à avaliação e seleção de documentos para fins de preservação.

*Sou Graduado em História (Licenciatura Plena) pela Universidade Regional do Cariri - URCA e,  pós – graduando em Docência do Ensino Superior na Faculdade Católica do Cariri.


Leia o artigo de Fernando Rodrigues publicado na Folha de São Paulo Aqui


Você pode se inteirar do assunto aqui


Altaneira: Professores e alunos da Escola Santa Tereza estão entre os 30 mil alunos e profissionais levados pela Seduc à X Bienal Internacional do Livro

VANDERLEIA, ERMESON, LAELBA, ADEGILDO E ÉRICA
(DA ESQUERDA PARA A DIREITA).


O Município de Altaneira está participando do evento com os profissionais da Escola Estadual Santa Tereza Vanderleia Oliveira, Ermeson David, Welton Cardozo, Adegildo Domingos, Laelba Batista, Valnice Oliveira, além da aluna do terceiro ano a, Erica Demondes.




Atividades de formação e lazer relativas ao Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic) estão entre as atrações da X Bienal Internacional do Livro do Ceará que acontece de 8 a 18 novembro, no Centro de Eventos do Ceará. A Secretaria da Educação (Seduc) garantirá a presença de 30 mil alunos e profissionais da educação da rede estadual  na Bienal. Também haverá um estande onde serão mostradas iniciativas destinadas à escola pública, como a Educação Profissional e o projeto Enem Chego Junto, Chego Bem. Além do transporte para todos, a Seduc dará hospedagem para quem vem de municípios mais distantes. A ação conta com investimentos do Governo do Estado no valor de R$ 2,4 milhões.


Oficinas
Com base na temática PadariaEspiritual, haverá diversas oficinas para crianças de 4 a 10 anos e para os formadores do Paic que atuam nos 184 municípios do Estado. As atividades prometem muita diversão e conhecimento. Para os que têm de 04 a 07 anos, o incentivo à leitura será por meio de atividades de teatro de bonecos e brincadeiras, tendo como foco as coleções de Literatura Infantil do Paic. A garotada de 08 a 10 anos aprenderá como acontece a produção de livros, com técnicas de ilustração por meio de desenhos, esculturas e colagens.  Já os formadores e gestores vão conhecer de que maneira os professores podem ampliar a utilização das Coleções de Literatura Infantil do Paic em sala de aula.

O Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic) foi lançado em 2007, com o objetivo de garantir o sucesso da alfabetização dos alunos matriculados na rede pública aos seis e sete anos de idade.  A iniciativa cearense  inspirou o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, lançado nesta quinta-feira, dia 8, pelo Governo Federal.

Estande
No estande da Seduc, estarão disponíveis dados sobre as diversas ações pensadas para educação básica, entre elas a Educação Profissional e o Enem Chego Junto, Chego Bem. Em 2008, o Governo do Estado do Ceará iniciou a implantação das Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs). Atualmente, 88 unidades estão em funcionamento.  Até o final da atual gestão, em 2014, o Ceará terá um total de 140 escolas.  Em 2012, a Seduc intensificou o trabalho voltado aos estudantes do 3º ano do Ensino Médio, por meio do Enem Chego Junto, Chego Bem, com  palestras, Guia do Estudante para Redação, simulados, plantão tira-dúvidas e o portal “Rumo à Universidade”. Nas datas das provas do Enem, denominado pela Seduc, DIA “E”, houve um serviço de apoio aos alunos.



Créditos: Seduc - CE