Urca realiza VI Simpósio Internacional Padre Cícero e I Simpósio Internacional de Religiões e Espiritualidades

 


Com a principal temática envolvendo o “Pluralismo Religioso e Cosmovisões no Nordeste”, será lançado oficialmente no dia 23 de novembro, o do VI Simpósio Internacional Padre Cícero e I Simpósio Internacional de Religiões e Espiritualidades: Pluralismo Religioso e Cosmovisões no Nordeste. Juazeiro do Norte e o Cariri se tornam o epicentro dos debates sobre religiosidades e o Padre Cícero, que terá processo de beatificação iniciado no próximo dia 30 de deste mês.

O evento será realizado através da Universidade Regional do Cariri (URCA), por meio do Instituto José Marrocos de Pesquisas e Estudos Socioculturais (IPESC). Este ano, os simpósios acontecem de forma presencial, a partir das 8h, no Salão de Atos da URCA, no campus Pimenta, em Crato, com transmissão pelo canal da URCA no YouTube.

Dentre as atividades que serão realizadas na data, estão a palestra “Panorama das Religiões no Brasil: transformações, tendências e consolidações”, com o prof. Dr. Marcelo Camurça (UFJF/UERJ), que ocorrerá pela manhã, às 9h.

A palestra oficial de lançamento acontece após a mesa de abertura oficial, com a presença de pesquisadores e entidades envolvidas na realização dos simpósios. Às 19h, haverá lançamento de livros.

Saiba mais

Trazendo como tema “Pluralismo Religioso e Cosmovisões no Nordeste”, o evento será realizado no período de 17 a 24 de março de 2023. Em suas edições anteriores, o Simpósio Internacional Padre Cícero teve como elemento de articulação discussões em torno do Padre Cícero e da religiosidade popular. Entretanto, esta edição pretende realizar uma discussão mais abrangente, buscando ir além do foco das religiosidades do catolicismo popular e da figura do Padre Cícero. A proposta é abarcar discussões associadas ao pluralismo religioso e às diferentes cosmovisões no Nordeste brasileiro.

_________

Com informações do site da URCA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!