8 alunos foram expulsos de colégio por racismo a alunos em grupo de WhatsApp

Menságens de teor nazista, racista e contra nordestinos em grupos de alunos de colégio de SP. Crédtio: Reprodução.

 

O Colégio Porto Seguro, de Valinhos (SP), informou nesta sexta-feira (4) que expulsou 8 alunos por condutas racistas em um grupo de WhatsApp.

Intitulado "Fundação Anti Petismo", o grupo, criado após a vitória eleitoral de Lula (PT) no último domingo (30), era utilizado pelos estudantes para atacar o PT e disseminar mensagens racistas, contra nordestinos e de teor neonazista. Uma das mensagens compartilhadas, por exemplo, defendia a "reescravização do Nordeste". Em outra, um dos alunos dizia querer que "os nordestinos morram de sede".

No espaço, circulavam ainda figurinhas com referência a Adolf Hitler, o ditador do nazismo na Alemanha. Em dado momento, ao ser incluído no grupo, um estudante negro de 15 perguntou aos administradores do que se tratava e teve como resposta que aqueles seriam os "neonazistas do Porto". O aluno, então se colocou contra as ideias disseminadas no grupo e foi expulso logo na sequência com a mensagem "espero que você morra fdp negro".

Em nota divulgada através das redes sociais, o Colégio Porto Seguro informou que "aplicou aos alunos envolvidos as sanções disciplinares cabíveis nos termos do Regimento Escolar, inclusive a penalidade máxima prevista, que implica seu desligamento imediato desta instituição".

"Considerando o atual contexto de intolerância e violência verificado em nossa sociedade, o qual se reflete nas famílias e grupos de amigos, em vista dos fatos recentes, o Colégio reforçará suas práticas antirracistas, de conscientização e respeito à diversidade, em todos os câmpus, abordando o assunto de forma ainda mais contundente em suas pautas cotidianas, com iniciativas envolvendo a comunidade escolar, inclusive com apoio de consultoria especializada, para procurar evitar a reincidência de uma situação gravíssima e inadmissível como essa", prossegue o colégio na nota, salientando que repudia "veemente toda e qualquer forma de discriminação e preconceito, os quais afetam diretamente nossos valores fundamentais".

A advogada Thais Cremasco, mãe do aluno alvo de racismo, registrou boletim de ocorrência contra os membros do grupo assim que soube do ocorrido e reportou o caso ao colégio. Nesta sexta-feira (4), ela comentou através das redes sociais a medida adotada pela instituição e agradeceu ao apoio que teve. "Foram Expulsos!!!! Não desejo o mal de ninguém e espero que se reeduquem!!! Denunciem racismo é apologia ao nazismo!! É crime! Não podemos tolerar!!", escreveu.

__________

Com informações da Revista Fórum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!