Por
meio de uma iniciativa do Instituto Socioambiental (ISA), crianças brasileiras
poderão ampliar o conhecimento sobre os povos indígenas. O livro “Povos Indígenas no Brasil Mirim” carrega
esta proposta, como afirma Tatiane Klein, do ISA, para a Rádio Brasil Atual. “O
principal objetivo deste livro é desconstruir uma ideia genérica de que estes
povos ficaram no passado e que não existem mais no Brasil contemporâneo”,
afirma.
Brasil abriga 246 povos indígenas, totalizando 900 mil pessoas que falam mais de 150 línguas. |
A
entidade aguarda edital do Ministério da Educação (MEC) para ampla distribuição
nas escolas do país. Por enquanto, é possível encontrar exemplares da obra em
escolas que demonstrarem interesse espontâneo, e também nas livrarias Cultura e
da Vila, além do portal da instituição: mirim.socioambiental.org.
Atualmente,
o Brasil abriga 246 povos indígenas, em um total de 900 mil pessoas que falam
mais de 150 línguas. A proposta do ISA, segundo Tatiane, tenta abranger o maior
número de diferenças entre os povos, também analisando as similaridades. “Temos muitos textos sobre povos que vão além
da Amazônia, como na região do Xingu, também índios do Amapá e os Guarani, que
vivem em uma situação de vulnerabilidade importante de se mostrar para as
crianças."
A
situação complicada, descrita por Tatiane, revela a importância da obra, que
tenta enxergar padrões que fogem dos naturalizados sobre os povos indígenas. “Temos muitos discursos sobre a miséria dos
povos indígenas e tentamos valorizar situações diferentes. Apesar de estarem
ameaçados por propostas do Legislativo, que oferecem várias violações de
direitos, nas aldeias, as comunidades resistem e vivem de uma forma digna e
feliz, ao menos tentam”, observa.
A
chave de argumentação da obra está focada na desnaturalização do olhar ao
indígena, muitas vezes carregados de conceitos equivocados. “Tem até textos produzidos por crianças
indígenas que ajudam a quebrar preconceitos, como de que o índio não é capaz de
manejar o português, ou de que eles não possuem projetos de futuro”, diz
Tatiane.
Interações
entre povos e mitologias também são presentes. Algumas narrativas são
apresentadas, porém, chamando atenção para o fato de que essas histórias não
são a única fonte de conhecimento de mundo desses povos. “Tentamos mostrar como alguns temas estão presentes nas mitologias de
alguns povos das Américas. Tem comparações com mitologias Inuítes, no Canadá,
sobre a descoberta do fogo, ou mesmo a criação do sol e da lua”, diz.
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