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EDUCANDOS |
A
formação do ser humano começa na família. Ali, tem início um processo de
humanização e libertação. Poderíamos até dizer que é nesse ambiente que se
inicia um caminho que busca fazer da criança um ser civilizado, e bem cedo a
escola participa desse processo.
Com
o conhecimento adquirido na escola, o aluno se prepara para a vida. Passa a ter
o poder de se transformar e de modificar o mundo onde vive.
Educar
é um ato que visa à convivência social, a cidadania e a tomada de consciência
política. A educação escolar, além de ensinar o conhecimento científico, deve
assumir a função de preparar as pessoas para o exercício da cidadania.
Mas
o que é Cidadania? Ela é entendida como o acesso aos bens materiais e culturais
produzidos pela sociedade, e ainda significa o exercício pleno dos direitos e
deveres previstos pela Constituição da República.
A
educação para a cidadania pretende fazer de cada pessoa um agente de
transformação. Porém isso exige uma reflexão que possibilite compreender as
raízes históricas da situação de miséria e exclusão em que vive boa parte da
população. A formação política, que tem no universo escolar um espaço
privilegiado, deve propor caminhos para mudar as situações de opressão. Muito
embora outros segmentos participem dessa formação, como a família ou os meios
de comunicação, não haverá democracia substancial se não existir
comprometimento e essa responsabilidade proporcionada, sobretudo, pelo ambiente
escolar.
O
problema da grave concentração de renda no Brasil, a corrupção que permeia os
órgãos governamentais, a ingerência política e o descaso histórico do governo
brasileiro com os direitos fundamentais de seus cidadãos são problemas que
somente se encerrarão com o aprimoramento da democracia, que se dará por meio
do controle do poder pelo povo, em fim, pela participação direta das pessoas
nos assuntos que interessam a sua cidade, o seu estado e o seu pais.
Infelizmente,
no Brasil, a participação do povo nas decisões políticas se limita a comparecer
às urnas durante o processo eleitoral. A cultura de participação é o primeiro
passo para se construir de fato uma democracia capaz de garantir os direitos
sociais de todos os cidadãos.
A
formação de uma cultura democrática como a sonhada pelo educador Pedro Demo,
por exemplo, nasce do conhecimento enquanto instrumento político de libertação.
Ela permitirá o desenvolvimento dos potenciais de cada aluno-cidadão no meio
social em que vive.
Quem
hoje poderá pensar a problemática social brasileira sem levar em conta o
significado da escola nesse contexto?
De
modo particular, a corrupção na administração pública vem sendo apontada como
um dos mais graves problemas atuais no Brasil. A corrupção se encerra somente
com o aprimoramento da democracia. Por isso, cada cidadão deve acompanhar de
perto a ação de seus candidatos antes, durante e depois das eleições.
Por
outro lado a ideia de educação deve estar intimamente ligada às de liberdade,
democracia e cidadania. A educação não pode preparar nada para a democracia a
não ser que também seja democrática. Seria contraditório ensinar a democracia
no meio de instituições de caráter autoritário.
Por
fim, ser cidadão não é somente participar da vida política ativamente. Mas
acima e tudo respeitar as diferenças, o seu semelhante. Ser cidadão é respeitar
e cuidar da sua família, cuidar da sua escola e da sua cidade.
A
apresentação foi dos Alunos (as) Dileia Maria, Kelly Gomes, Larissa Lopes,
Francilene e Naianne (Tarde) e Iury Alencar e Jucimara Amarante (Noite).
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