11 de outubro de 2025

Nicolau Neto ministra formação em Educação para as Relações Étnico-raciais para professores de Assaré

 

Professor Nicolau Neto durante formação em Educação para as Relações Étnico-Raciais para professores de Assaré. (FOTO | Alisson Dentinho).

Por Valéria Rodrigues, Colunista

"O que falta para que a educação antirracista seja uma realidade nas escolas públicas e particulares do país? foi com esse questionamento que Nicolau Neto, professor de História da rede estadual de ensino do Ceará, iniciou e concluiu a formação em Educação para as Relações Étnico-raciais para professores do município de Assaré, no cariri cearense, na tarde desta sexta-feira, 10. A formação é parte integrante do curso "Letramento Racial – Práticas Antirracistas em Sala de Aula”, pensado, estruturado e ministrado por ele.

9 de outubro de 2025

NIAFRO promoverá II Ciclo de Palestras Formativas

 

URCA. (FOTO | Reprodução).

Por Nicolau Neto, editor

A partir da temática “a literatura afro-brasileira no combate ao racismo nas escolas públicas do cariri”, o Núcleo de História e Cultura Afro Indígena e Africana (NIAFRO), vinculado ao departamento de História da Universidade Regional do Cariri (URCA), realizará entre os dias 18 e 19 de novembro a 2ª edição do Ciclo de Palestras Formativas.

8 de outubro de 2025

Idilvan Alencar critica reforma administrativa e defende estabilidade no serviço público

 

Idilvan Alencar. (FOTO | Reprodução).

Em artigo publicado nesta quarta-feira (8/10) no Jornal O Povo, o deputado federal Idilvan Alencar (atualmente licenciado para dirigir a Educação de Fortaleza) faz uma série de alertas aos servidores públicos sobre os riscos da Reforma Administrativa, que começou a tramitar na Câmara dos Deputados. Ele classifica a proposta como uma “ameaça à estabilidade e risco de perseguição aos servidores”.

7 de outubro de 2025

Cozinha Comunitária do Povo Kariri é inaugurada na Serra do Catolé, em Juazeiro do Norte

 

(FOTO |Lucélia Muniz).

Na manhã desta segunda-feira (6), foi inaugurada a Cozinha Comunitária do Povo Kariri, iniciativa vinculada ao Programa Ceará Sem Fome, do Governo do Ceará. O equipamento funciona na sede da Organização dos Povos Indígenas da Serra do Catolé (ORPINC), no Horto, em Juazeiro do Norte, e integra as ações da Associação Cristã de Base (ACB), responsável pela gestão da unidade.

Professor brasileiro perde 21% do tempo de aula para manter disciplina

 

(FOTO | Reprodução).

No Brasil, os professores perdem, em média, 21% do tempo de aula para manter a ordem em sala. Ou seja, a cada cinco horas de aula, uma hora é perdida para conseguir a atenção dos estudantes. O dado é da Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Talis) 2024, divulgada nesta segunda-feira (6), pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

6 de outubro de 2025

Uma em cada seis crianças de até 6 anos já sofreu racismo no Brasil, diz Datafolha

 

16% dos responsáveis por crianças de até 6 anos afirmam que elas já sofreram discriminação racial. (FOTO | Reprodução).

Uma em cada seis crianças de até seis anos já foi vítima de racismo no Brasil. É o que mostra o estudo “Panorama da Primeira Infância: o impacto do racismo”, realizado pelo Datafolha a pedido da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. A pesquisa, divulgada nesta segunda-feira (6), ouviu 2.206 pessoas em abril de 2025, sendo 822 responsáveis por bebês e crianças de 0 a 6 anos.

5 de outubro de 2025

Educação deve ser direito e não herança de classe, diz especialista

 

(FOTO | Pixabai).

A redução das disparidades na aprendizagem de crianças e jovens nas escolas brasileiras passa pela superação de um quadro estrutural no país caracterizado pela “naturalização das desigualdades”, avalia o diretor de Políticas Públicas da Fundação Santillana, André Lázaro, quando fala sobre a educação no Brasil.

4 de outubro de 2025

A educação antirracista precisa ser um compromisso da escola e não individual

 

Estudantes da EEMTI Padre Luís Filgueira durante ação de ressignificação do 25 de março em 2024. (FOTO | Professor Nicolau Neto).

Por Nicolau Neto, editor

Em 9 de janeiro deste ano a lei  10.639, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/96) que tornou obrigatório o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país, completou 22 anos. Apesar de duas décadas a educação para as relações étnico-raciais ainda não é realidade em mais 70% dos municípios brasileiros.