Libâneo: Será que a escola não está antecipando uma exclusão?

PROFESSOR DR. LIBÂNEO INICIANDO OS TRABALHOS


O Sesc Crato – Serviço Social do Comércio, a partir do foco em a formação continuada de professores promoveu na manha desta quinta –feira, 08, no Ginásio do referido local, uma palestra ministrada pelo professor Doutor José Carlos Libâneo*.

Com a temática Didática: teoria e prática da docência, Libâneo frisou sobre os principais entraves educacionais enfrentados no processo ensino – aprendizagem.  Para ele, as maiores dificuldades estão em ensinar nos limites da realidade dos discentes, ou lhe parafraseando educar a partir da cultura jovem, construída a partir dos avanços tecnológicos. O desafio para o professor está em saber motivar essa nova geração, a geração virtual.

Segundo Libâneo há alguns modelos de escolas que se apresentam na solução do problema exposto, a saber, as escolas tradicionais ou militares. Este modelo, inspirado nas organizações militares e fabris, desenvolveu-se ao longo do século XIX, e ainda hoje subsiste em muitas organizações escolares, sobretudo ao nível das práticas quotidianas. Surge também  as escolas construtivistas. Tal modelo aparece associado às contribuições no domínio da psicologia cognitivista de Jean Piaget.  Aqui, cada modelo apresenta um tipo de gestão.

Nesse embate, há uma grande disparidade educacional e, até certo modo, as escolas acabam nem mesmo atingindo o seu papel, que é, não sem razão, contribuir na formação do aluno – cidadão e, muitas vezes até, confundindo a relação inclusão - exclusão dos alunos, os de famílias pobres. Para reforçar esse posicionamento, Libâneo citou um exemplo. Uma professora tentou intervir no processo de avaliação de uma aluna.  Esta última estava com nota três e, a professora pediu para que a nota fosse aumentada para sete. Os argumentos da docente se baseavam na condição econômica da jovem que, a família era muito pobre, não tinha sequer uma mesa para que a aluna pudesse estudar. Essa atitude é democrática? É inclusive? perguntou o professor.

Assim, há alguns modelos de escolas que pretendem ser inclusive, ferindo os princípios da boa educação. Existe várias instituições de ensino que se apresentam como inovadoras, com gestões democráticas, inclusiva, mas na hora da avaliação se demonstram tradicionais. Uma vez que os velhos métodos de avaliações persistem. Tomando o exemplo acima como base ele perguntou: “Será que as escolas não estão antecipando uma exclusão social?”.

Ao finalizar ele afirmou que o ponto da educação está em o que se aprende, como se aprende e como utilizar esse aprendizado na realidade.

A palestra teve início as 10h00 com grande participação de professores de várias cidades do estado do Ceará.

A professora Carla, uma das organizadores do evento afirmou que essa palestra reforça   o objetivo do grupo que é, contribuir para a formação continuada de professores e que  a educação da região do cariri só tem a ganhar com a presença do professor. 


PROFESSORA CARLA E LIBÂNEO NA ABERTURA DA PALESTRA

*Libâneo, nasceu em Angatuba, interior do estado de São Paulo, em 1945 e fez seus estudos iniciais e o ensino médio no Seminário Diocesano de Sorocaba (SP).Graduou-se em filosofia na PUC (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo),  em 1966. “MESTRE” da educação escolar brasileira concluído em 1984 e “DOUTOR” em educação, posteriormente



Senado aprova projeto que regulamenta a profissão de historiador




O Senado aprovou nesta quarta-feira (7) projeto que regulamenta a profissão de historiador. O PLS 368/09, do senador Paulo Paim (PT-RS), estabelece que o exercício é privativo dos diplomados em cursos de graduação, mestrado ou doutorado em História. Os historiadores poderão atuar como professores de História nos ensinos básico e superior; em planejamento, organização, implantação e direção de serviços de pesquisa histórica; e no assessoramento voltado à avaliação e seleção de documentos para fins de preservação.

Aprovado nas comissões de Assuntos Sociais (CAS); de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ); e de Educação, Cultura e Esporte (CE),  o projeto recebeu emenda, em Plenário, do senador Alvaro Dias (PSDB-PR) que retirou do texto original a referência aos locais onde o trabalho do historiador poderia ser desempenhado.

Discussão

Assim como Pedro Taques (PDT-MT), o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) votou contra o projeto. Ele considerou "um profundo equívoco" dar exclusividade em atividades de ensino e pesquisa, seja em graduação ou pós-graduação, apenas para quem tem formação em História. Na opinião do parlamentar, a situação cria "absurdos" como impedir que economistas, sociólogos, diplomatas ou outros profissionais qualificados ministrem a disciplina, havendo o risco de "engessar" o ensino da História.

– [A História] É a investigação sobre a evolução das sociedades humanas que tem que ser vista sob os mais diferentes prismas. História é política. História é vida. História é pluralismo. Não pode ser objeto de um carimbo profissional – argumentou.

Aloysio Nunes ainda condenou o que chamou de "reserva de mercado" dos profissionais com curso superior em História e a formação de uma "República Corporativa do Brasil", onde cada profissão exige "seu nicho de atividade exclusiva em prejuízo da universalidade do conhecimento".

Capacitação

Já a senadora Ana Amélia (PP-RS) defendeu o projeto ao ler relatório do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), aprovado na CCJ, em que este declara que "a omissão do legislador pode permitir que pessoas inabilitadas no exercício profissional coloque em risco valores, objetos ou pessoas."

O texto ressalta ainda a relevância do papel do historiador na sociedade, com "impactos culturais e educativos" capazes de ensejar "a presença de normas regulamentadoras" da profissão. E conclui que não pode permitir que o campo de atividade desses profissionais seja ocupado por pessoas de outras áreas, muitas delas regulamentadas, mas sem a capacitação necessária para exercer o trabalho.
A matéria segue agora para votação na Câmara dos Deputados.



Créditos: http://www12.senado.gov.br

Obama consegue reeleição nos EUA

OBAMA (DEMOCRATA)



Candidato democrata ganha com margem confortável no colégio eleitoral e pequena vantagem no voto popular. Romney demorou 90 minutos a reconhecer a derrota. Democratas mantêm o controlo do Senado e os republicanos o da Câmara de Representantes. Foi a campanha mais cara da história dos EUA.

O presidente Barack Obama foi reeleito nesta terça-feira presidente dos Estados Unidos, numa eleição muito disputada. Mesmo depois de fechadas as urnas, as sondagens não se arriscavam a prever o vencedor. Foi preciso esperar pelo resultado de um dos principais estados em disputa, Ohio, para confirmar a vitória do candidato democrata.

Obama venceu com uma boa margem no colégio eleitoral – obteve pelo menos 303 votos, mais do que George W. Bush em 2000, que teve 271 votos. Obama conseguiu também uma ligeira vantagem no voto popular.

O panorama político nos EUA, porém, mantém-se bastante semelhante ao do mandato anterior, com os democratas mantendo o controle sobre o Senado, enquanto que os republicanos asseguraram a renovação da sua maioria na Câmara.

“Para os Estados Unidos da América, o melhor ainda está para vir”, disse Obama no seu discurso de vitória, afirmando que começa o novo mandato “mais determinado e mais inspirado do que nunca” e procurando um tom conciliatório para se colocar acima das diferenças partidárias.

O adversário de Obama, Mitt Romney, demorou cerca de 90 minutos até reconhecer a derrota, e a sua equipe de assessores chegou a estar de malas prontas para apresentar a contestação e pedido de recontagem em vários estados onde Obama vencera por pouco. Só desistiram quando ficou claro que nem assim haveria qualquer hipótese de vitória do candidato republicano.

Na verdade, Obama venceu em quase todos os estados cujo resultado estava em disputa: Ohio, Colorado, Nevada, Wisconsin, New Hampshire e Virginia. Destes estados em disputa, Romney apenas ganhou na Carolina do Norte. Nem foi necessário, como em 2000, aguardar os resultados da Florida, onde a contagem ainda não terminou mas Obama estava na frente.

Esta foi a campanha mais cara da história dos Estados Unidos. Segundo as estimativas finais, Obama terá gasto perto de um bilhão de dólares e Romney 800 milhões.









Com informações do Carta Maior

MEC divulga gabarito oficial do Enem 2012



O Ministério da Educação (MEC) divulgou na noite desta terça-feira, 6, os gabaritos oficiais do Enem 2012, realizado no fim de semana. Nenhuma questão foi anulada, apesar da contestação de cursinhos pré-vestibulares.

Professores dos cursinhos Anglo e Objetivo discordavam no gabarito de nove questões. O Objetivo defendia o cancelamento dos testes 20 e 51 (caderno amarelo). Já o Anglo pedia a anulação do item 165 (caderno azul). As perguntas referem-se às provas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza e matemática, respectivamente.

Na questão 20, sobre história, o aluno deveria analisar um mosaico e inferir qual característica política romana estava presente na figura. "Havia duas possibilidades de resposta correta", comenta o professor Daily de Matos Oliveira, do Objetivo. "As respostas sobre imperialismo e diversidade dos territórios poderiam ser consideradas corretas."

Já o item 51, sobre física, envolvia a densidade de um legume. Segundo o coordenador de física do Etapa, Alexandre Lopes Moreno, a diferença é que na pesquisa da internet mencionada na questão a densidade do legume é metade da densidade da água. O mesmo enunciado, entretanto, diz que o legume fica um terço para fora da água quando submerso. "Isso pode causar dúvida, porém o mais provável é que o aluno chegue à resposta correta", afirma o coordenador.

Para o Objetivo, a questão deveria ser cancelada. "Essa pergunta é totalmente furada", disse o professor Ricardo Helou Doca, de física. "O aluno que privilegiou a parte final do enunciado se deu mal."

Apesar de elogiar a qualidade da prova de matemática do Enem, o Anglo defendeu a anulação da questão 165 (caderno azul). Segundo o coordenador geral do cursinho, Luís Ricardo Arruda, o enunciado do teste deveria dizer que a pirâmide da figura é regular - desta maneira, segundo ele, a projeção do vértice E cairia no centro da base. "Como falta essa informação, a pergunta pode ter duas alternativas corretas: B ou C", diz Arruda. "As questões do Enem não são pré-testadas? Será que ninguém notou isso?"

Para ele, a resposta C é a mais correta "por intuição". "Mas em matemática isso não existe. Não podemos fazer concessão com o descaso dos examinadores", afirma o professor.

Confira os gabaritos das provas do sábado e do domingo aqui

Mostra Sesc Cariri 2012: Tradição e Solidariedade

Romeu e Julieta - Grupo Garajal
Foto J R Panela


Entre os dias 8 e 13 de novembro, a região do Cariri, no sul do Ceará, abre as cortinas para a diversidade cultural. A 14ª Edição da Mostra Sesc Cariri de Culturas, que percorre 28 cidades da região, sendo Juazeiro do Norte, Crato, Nova Olinda e Barbalha os principais pólos das apresentações, reúne espetáculos de teatro, dança, exposições, shows, rodas literárias, performances poéticas e mostras de cinema e vídeo.

Além de difundir as diversas culturas, a Mostra também promove a solidariedade. Neste ano, para ter acesso aos espetáculos em ambientes fechados, os participantes farão uma doação de 2kg de alimentos não perecíveis, que serão destinados à Campanha “Nossos irmãos não podem mais esperar” - em prol das vítimas de estiagem em 178 municípios cearenses.


Reconhecida por produzir, fomentar e levar cultura aos lugares mais longínquos, a Mostra vem, a cada ano, ampliando o potencial das expressões artísticas. Em 2012, serão 81 grupos selecionados por edital, sendo 32 do núcleo de artes cênicas, 14 de artes visuais, 23 de música, 5 de audiovisual e 7 de literatura -  vindos de 14 estados do Brasil. Além de 44 grupos da tradição popular convidados pelo Sesc, como previsto no edital do evento.

Nesta edição, a Mostra Sesc Cariri de Culturas surge com sutis demonstrações de que, sem deixar de valorizar e contemplar o país inteiro em sua programação, a cultura cearense e, principalmente, da região do Cariri será apresentada de forma mais destacada. “A região do Cariri, berço da cultura de um povo que abre seus saberes e acolhe todas as tribos que vêm se aconchegar em sua Terra, neste ano irá alçar vôos maiores no evento”, explica o gerente de Cultura do Sesc/CE, Paulo Leitão.

O incentivo às manifestações populares, transmitidas pela oralidade, como os Reisados, Cocos do litoral e do sertão, a herança indígena e Cantos de Sagração estarão presentes na programação de forma diferenciada, nesta edição.


Intercâmbio cultural nas terreiradas

As tradições orais, conhecidas como Brinquedos – que contemplam os Reisados, os Bois, o Maracatu, o Coco, dentre outras expressões culturais – terão um único Terreiro, específico para os grupos que irão participar. O objetivo desta mudança é fazer com que integrantes de diferentes grupos e visitantes do evento tenham a oportunidade de participar de todas as terreiradas e com isso, haja um intercâmbio entre todos.

União entre os Cocos do litoral e do sertão

A partir do pensamento de Antônio Conselheiro de que “o sertão vai virar mar e o mar vai virar sertão”, a Mostra promove um importante e inédito encontro: grupos de Dança do Coco do sertão e do litoral farão juntos, pela primeira vez no Cariri, uma bela e emocionante apresentação. Este momento acontecerá durante o Seminário “A Reinvenção do Nordeste”, entre os dias 12 e 13 de novembro. O tema central do evento, que está na 3ª edição, será “As novas metrópoles do sertão e as cidades globais do litoral: interconexões” e contará com professores, teóricos, gestores e artistas que irão debater sobre arte, cultura e o desenvolvimento nas novas metrópoles do sertão nordestino.

Canto de Sagração

Como forma de destacar uma das expressões culturais mais fortes do Nordeste, o evento terá também um momento dedicado às manifestações religiosas com a apresentação de grupos de Penitentes e de Carpideiras, em Barbalha. A ocasião contará com participação de Maria do Horto, mestre reconhecida por suas cantigas e pelos cantos de versos de peças tradicionais do Ceará.
“Assim como o objetivo de toda programação da Mostra é valorizar a cultura popular, a ideia do Canto de Sagração é reforçar que o sagrado não é apenas o que é voltado para o religioso, mas também para a realidade de cada povo e como ele a encara”, explica Ezequias Arruda, supervisor de Cultura na área da Tradição e Artes Cênicas. 

Origem indígena reforçada
A identificação cultural do povo indígena será representada na 14ª edição da Mostra Sesc Cariri de Culturas. O Nação Cariri – Encontro de Tóre e Torém, será um momento especial para reforçar que a cultura dos índios permanece forte entre as etnias e em construção constante. Quatro grupos indígenas irão se apresentar em Juazeiro do Norte. “O objetivo é mostrar, com as apresentações de Toré e Torém, seus rituais e características próprias, que as etnias estão presentes no mundo, de forma viva e em evolução”, ressalta Ezequias Arruda.

Confira mais sobre a programação aqui

ENEM 2012: redação abordou imigração para o Brasil neste século




Nesta edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a prova de redação, aplicada na tarde de ontem, 4, teve como tema O Movimento Imigratório para o Brasil no Século 21.  Este ano, houve mudanças na metodologia de correção da redação. Além disso, os candidatos passam a ter acesso ao espelho da correção para fins pedagógicos.

Como ocorria nas edições anteriores, a redação será examinada por dois corretores, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. Agora, caso haja diferença na nota final superior a 200 pontos, o texto será lido por um terceiro corretor. Antes, isso ocorria quando a discrepância entre as duas primeiras notas superava os 300 pontos.

Também a partir deste ano, será acionada uma banca examinadora de excelência caso a diferença entre as notas dos três avaliadores permaneça superior a 200 pontos. Composta por três professores, a banca será responsável pela atribuição da nota final ao participante. O máximo é de mil pontos. A nota final será a média aritmética daquelas atribuídas pelos avaliadores.

Na correção da redação, cinco competências são avaliadas: 1. domínio da língua portuguesa; 2. compreensão do tema proposto; 3. capacidade de selecionar e organizar ideias; 4. conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; 5. elaboração de proposta para o problema abordado.

Na hipótese de a nota do primeiro corretor ser de 640 pontos e a do segundo, 480 — diferença inferior a 200 pontos —, a nota final da redação desse candidato será a média aritmética das duas. No entanto, caso a nota de um corretor, na competência 1, seja 160 e a de outro, 40, a redação será encaminhada ao terceiro avaliador. Se a terceira nota, nessa competência, se aproximar daquela atribuída por um dos dois corretores anteriores, não haverá necessidade da banca examinadora. A avaliação mais baixa será eliminada.

O estudante terá nota zero na redação se fugir ao tema proposto, apresentar estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo, entregar folha em branco, com sete linhas ou menos, copiar os textos motivadores e reproduzir impropérios, desenhos ou palavras de desrespeito aos direitos humanos.



Com informações do MEC

Candidatos devem prestar contas finais até terça




Os candidatos que disputaram o primeiro turno das eleições municipais 2012 devem entregar até amanhã suas prestações de contas finais de campanha para a Justiça Eleitoral.

Os comitês financeiros e partidos também deverão cumprir o prazo. Caso a determinação não seja respeitada, o candidato não poderá obter a certidão de quitação eleitoral e, consequentemente, ficará impedido de obter o registro de candidatura para a próxima eleição.

Os 100 candidatos que concorreram ao segundo turno das eleições para prefeito, no dia 28 de outubro, têm até o dia 27 de novembro para entregar as prestações de contas finais.

Segundo a Justiça Eleitoral, o envio das prestações de contas finais pela internet não isenta candidatos, partidos e comitês da obrigatoriedade de entrega dessas prestações, com todos os seus demonstrativos e peças na forma impressa.







Com informações do Cearaagora

Quase 6 milhões de estudantes realizam hoje últimas provas do Enem

ALUNOS E EX - ALUNOS DA ESCOLA SANTA TEREZA
FOTO: JOÃO ALVES


Ex – alunos e alguns discentes dos primeiros anos (A, B, C e D) da Escola Santa Tereza, em Altaneira, em conjunto com os dos segundos e terceiros anos também irão realizar o exame no município a 15 km de distância, Nova Olinda.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) termina hoje com as provas de Linguagens e Matemática - contendo 90 questões - e mais a redação.

Na prova objetiva, o participante deve responder às questões de língua estrangeira conforme a opção escolhida na inscrição - inglês ou espanhol. Não é permitido trocar a língua escolhida na hora da prova.

Na redação, os estudantes devem ficar atentos às exigências do exame. O texto precisa ser dissertativo e ter entre sete e 30 linhas. Para não zerar nesse quesito, o aluno não pode fugir ao tema proposto. Também receberá nota zero o estudante que entregar a folha de redação em branco ou desenhos no lugar da dissertação.

Na edição deste ano, a correção da redação será diferente. A prova agora será corrigida por dois avaliadores independentes. Se a nota final dada por eles tiver uma diferença de até 200 pontos, o resultado será a média aritmética entre elas. Se a discrepância entre as notas for de mais de 200 pontos, a redação seguirá para um terceiro corretor - no exame passado, essa diferença era de, no mínimo, 300 pontos. Caso a diferença continue a ser maior que 200 pontos, a prova passará por uma banca de três professores. Outra novidade é que, pela primeira vez, os alunos terão acesso às redações corrigidas.

Os candidatos devem chegar às 12h ao local da prova, pois os portões fecham às 13h (horário de Brasília).

O Enem é a principal porta de acesso às universidades federais do país. Segundo levantamento feito pela Folha de S.Paulo, 90,9% das vagas oferecidas pelas federais no fim do ano poderão ser disputadas com auxílio do Enem.

Na edição deste ano, o exame teve 5,79 milhões de inscritos - número quase 37 vezes maior do que o da primeira edição, em 1998.


Com informações do O Povo