Cícero Chagas faz balanço da III Conferência Nacional de Cultura




A III Conferência Nacional da Cultura realizada entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro, em Brasília, foi um momento não só debates e apresentação de propostas para o setor já definidas nas etapas municipais e estaduais que antecederam esta, mas principalmente de manifestações para uma maior atenção e valorização desse setor.

Cícero Chagas e amigos durante a III Conferência Nacional da Cultura, em Brasília.

Cícero Chagas, um dos 953 (novecentos e cinquenta e três) delegados eleitos e, representante do município Altaneira no evento fez um balanço das 64 (sessenta e quatro) diretrizes aprovadas eletronicamente para os próximos anos. Destas, por votação eletrônica, 20 foram destacadas como prioridade. No balanço ele apresentou com vigor o percentual da região nordeste que foi a que mais teve representantes.  

Cícero Chagas ao lado de Chico Cesar.
 “Depois de um longo processo de conferências que antecederam a nacional, ficamos muito satisfeito com o resultado final que obtivemos nesses últimos 04 dias de conferência onde se fizeram presentes 953 delegados eleitos nas conferencias municipais, estaduais, distritais e livres; 162 convidados; 412 observadores e 216 que se enquadravam em outras categorias. Somando um total de 1745 participantes, esse número tinha um percentual de 53% do sexo masculino e 47% do sexo feminino e nosso nordeste representou 31% do todo”, disse.

A conferência definiu, na Plenária final, 64 diretrizes que nortearão os estados e municípios no levantamento e acompanhamento de dados cultuarias. Destas 20 foram aclamadas como de urgência, tendo a votação de 804 dos 903 presentes. Note-se que o pedido de aprovação da Proposta de Emenda Constitucional 150 – PEC 150 que destinará 2% do orçamento da União para a Cultura, fruto inclusive de manifestações durante a cerimônia; a proposta que pede o fortalecimento das cadeias dos setores criativos, com intercâmbios e a base dos recursos para o Sistema Nacional de Cultura – SNC, estiveram entre os carros-chefes, inclusive sendo uma das cinco mais votadas, no eixo 4 das discussões;

Inclui-se aqui ainda a proposta de aprovação das PECs 49/2007 e 236/2008. A primeira objetiva incluir a cultura como direito social dos brasileiros e a segunda visa a aprovação do Marco Regulatório das Comunicações no Brasil, além do Marco Civil da Internet e ampliação das políticas de editais.

No gancho entre Estado e Municípios Cícero foi enfático ao dizer que é fundamental para que ocorra a valorização da cultura um diálogo constante entre os poderes constituídos no município e que desse diálogo se tenham ações que venham a fomentar o gozo pela área cultural.

Como missão para os estados e municípios ficou a criação da Lei Estadual de Cultura juntamente com o plano estadual de cultura e suas metas algo que o Ceará já realizou e que cabe aos nossos Vereadores conseguirem um copia dessa lei para que possam trabalhar para adequar a nossa realidade e aprovarem bem como a secretaria de cultura juntamente com o conselho de cultura trabalharem no plano municipal bem como as metas para legitimar o processo e assim ficarmos aptos a receber recursos do ministério da cultura direto mais conhecido como repasse fundo a fundo”, argumentou Cícero.

E finaliza dizendo “creio que, se conseguirmos realizar essa tarefa de casa estaremos dando um passo fundamental para a cultura em nosso município”. 

Câmara de Altaneira aprova Plano Plurianual 2014/2017




Por maioria simples, Câmara de Altaneira aprova plano
plurianual. Foto: Júnior Carvalho.
O Poder Legislativo de Altaneira se reuniu na tarde desta terça-feira, 03, em sessão ordinária, e decidiu por maioria simples pela aprovação do Projeto de Lei Nº 014/2013, que trata do Plano Plurianual da Administração Pública, exercício 2014/2017, remetido pelo Prefeito Delvamberto Soares.

Na avaliação do Plano os vereadores professor Adeilton (PP), Zuleide Oliveira (PSDB) e Genival Ponciano (PTB) arguiram que não votariam pela aprovação da matéria, pois entendiam que ela não passou por um processo de conhecimento, análise e participação da comunidade, além de não ter sido realizado audiência pública para tal. O parlamentar Adeilton chegou, inclusive a contestar dados inerentes ao plano, tendo estes sido apenas “sequestrados” do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE realizado em 2010. Ele afirmou ainda que apesar de entender que o plano é importante para o município, mas não iria votar sem que o texto em discussão tivesse passado pelos requisitos já descritos.

Gilson Cruz (PSL), do grupo oposicionista a administração afirmou que não iria seguir a orientação dos companheiros da base e ressaltou que não queria atrasar o andamento dos trabalhos na casa. Afirmou ainda que sua posição independia de estar ou não na oposição ao governo municipal, afinal, esse tipo de plano costuma se analisado e aprovado sem a realização de audiência.

O grupo de sustentação da administração pública, o bloco da maioria, composto pelos edis Antonio Leite, Flávio Correia, Alice Gonçalves e Edezyo Jalled chegaram a contestar o pouco tempo de análise do texto relatado e arguiram sobre a necessidade deste. O PPA é o Projeto de maior relevância do ano. É ele que permite até onde o gestor pode ir, sem contrariá-lo, disse Edezyo Jalled.

O texto foi aprovado por 5 (cinco) votos a 3 (três). Votaram contrário os parlamentares Genival Ponciano, Zuleide Oliveira e o professor Adeilton. Já Antonio Leite, Edezyo Jalled, Alice Gonçalves, Flávio Correia e Gilson Cruz votaram a favor da aprovação.

É digno de registro que o Plano Plurianual, está previsto no artigo 165 da Carta Magna, datada de 1988 e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998. Note-se ainda que este é um plano de médio prazo, que estabelece as Diretrizes, Objetivos e Metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.

Por ele a administração pública fica autorizada, durante o período mencionado, atuar em programas de duração continuada já instituídos ou a instituir no médio prazo. É ainda por intermédio dele que a gestão pública municipal organiza suas as ações em programas que resultem em bens e serviços para a população. Nele constam, detalhadamente, os atributos das políticas públicas executadas, tais como metas físicas e financeiras, público-alvos, produtos a serem entregues à sociedade, etc.




Trabalho de Prevenção à aids é prejudicada por religiosos




O Brasil precisa adotar uma postura mais incisiva na área da prevenção e da infecção por HIV para recuperar o protagonismo mundial no enfrentamento à doença. A opinião é do médico sanitarista e epidemiologista Pedro Chequer. Considerado um dos principais especialistas no tema no país, ele acredita que o Brasil sofreu um “grande retrocesso” nos últimos anos por, entre outras razões, ceder à pressão de grupos religiosos na condução das ações de resposta à epidemia.

Entre as medidas que simbolizam esse recuo, segundo ele, estão a suspensão pelo governo federal, em março deste ano, da distribuição de material educativo para prevenção da aids dirigido a adolescentes. O material – que foi apelidado de “kit gay” pelas frentes religiosas do país, inclusive no Congresso Nacional – era formado por revistas de histórias em quadrinhos, abordava temas como gravidez na adolescência, uso de camisinha e homossexualidade.

O Brasil pautou seu programa de aids na fundamentação científica e sempre foi exemplo para o mundo, promovendo campanhas de prevenção abertas, diretas e objetivas, voltadas principalmente às populações mais vulneráveis. De repente, vemos esse grande retrocesso e o Brasil sofre um revés político, deixando de ser vanguardista na área da prevenção e de campanhas”, disse Chequer, que coordenou a política de aids do Ministério da Saúde e dirigiu o Programa Conjunto das Nações Unidas para o HIV e Aids (Unaids) no Brasil.

Ele ressaltou que ainda não é possível calcular o impacto dessas medidas, já que, diferentemente de outras doenças como o sarampo ou o cólera, os sintomas da infecção por HIV podem levar um longo período para se manifestar. O especialista destacou, também, que o Brasil vem promovendo avanços para ampliar a oferta de tratamento gratuito contra a aids para todos os adultos que sejam diagnosticados soropositivos, independentemente do estágio da doença.

Há cerca de dois meses, o Ministério da Saúde submeteu à consulta pública um protocolo de atendimento prevendo que o tratamento seja fornecido ao paciente com aids, que tiver CD4 (células de defesa do organismo) acima de 500 para cada milímetro cúbico de sangue e que não apresentam os sintomas da doença. Pela regra atual, a rede pública de saúde fornece tratamento ao paciente com aids que tiver CD4 abaixo de 500 para cada milímetro cúbico de sangue.

Desde o início de 2013, também podem receber o tratamento casais sorodiscordantes – aqueles em que um dos parceiros tem o vírus e o outro não – com CD4 acima de 500 células para cada milímetro cúbico de sangue, pacientes que convivem com outras doenças, como tuberculose e hepatite, e pacientes assintomáticos com CD4 menor de 500.

A validação das proposições recebidas e a elaboração da versão final consolidada do protocolo será coordenada pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, que deve finalizar o documento ainda este ano. Segundo o ministério, estudos internacionais mostram que o uso precoce de antirretrovirais reduz em 96% a taxa de transmissão do HIV.

Ampliar a cobertura de tratamento é fundamental porque na medida em que as pessoas são tratadas, elas praticamente não transmitem o vírus. Quando não há transmissão, não há novas infecções. Mas isso [só vai ocorrer] se forem implantados serviços [de saúde] nas regiões mais distantes e criados processos de mobilização com campanhas na mídia, nas redes sociais, nos serviços comunitários e de saúde para promover a testagem”, disse.

O Ministério da Saúde estima que atualmente cerca de 700 mil pessoas vivam com HIV e aids no país, mas 150 mil não sabem que têm o vírus ou a doença. Ao todo, 313 mil recebem tratamento com medicamentos antirretrovirais gratuitos. O Brasil registra, em média, cerca de 38 mil casos de aids por ano. Desde os anos 80, quando teve início a epidemia, foram contabilizados 656 mil casos. Procurada pela reportagem, a assessoria do Ministério da Saúde não comentou as críticas feitas pelo especialista. (Via Pragmatismo Político/Rede Brasil Atual)


Leia quadro explicativo:


Maioria dos navegantes apoia a arbitragem local na condução das partidas finais do municipal




O 15º Campeonato de Futebol Amador do Município de Altaneira, iniciado em agosto chegou ao último final de semana a sua reta final. Quatro equipes passaram as semifinais, a saber, Portuguesa (que liderou a competição do começo ao fim), Maniçoba, Caixa D’Água e Juventude. Foram 14 (quatorze) partidas nos dois turnos e 236 (duzentos e trinta e seis) gols marcados.

Para além dos gols e dos confrontos entre as equipes, o que mais marcou a competição foi, sem dúvida, o confronto entre árbitros e atletas. Esse foi, não sem razão, um dos pilares das discussões também fora das quatro linhas. Um confronto que mais tem merecido atenção de atletas, árbitros, bandeirinhas, torcedores e divulgadores do 15º Campeonato de Futebol tem sido, por assim dizer, o fator erro do corpo de arbitragem nas 14 (quatorze) partidas até então realizadas.

Informações em Foco chegou a publicar no dia 11 de novembro artigo mencionando essa problemática que saiu das quatro linhas divisórias dos campos, na sede e na zona rural e, desembocou nas esquinas, nos bares, no ginásio poliesportivo e nas redes sociais. Com o título Desportistas altaneirenses tecem críticas aos árbitros locais e defendem a contratação de juízes de outros centros, a matéria ganhou mais de 25 comentários de atletas, árbitros, divulgadores da competição, dentre outros. Uns favoráveis a contratação de outros condutores dos jogos que não sejam os locais e outros sendo favoráveis a manutenção destes nas fases semifinais e na grande final que terá início no próximo final de semana.


Enquete lançada pelo jurista e blogueiro Raimundo Soares
Filho na rede social facebook no  dia 12 de novembro.
O Jurista e blogueiro Raimundo Soares Filho também deu ênfase à problemática instalada e chegou publicar enquete na rede social facebook, no grupo Altaneira-CE com o propósito de saber a opinião dos envolvidos na competição através da pergunta “Na sua opinião a Comissão Organizadora deve contratar árbitros profissionais para os jogos decisivos do Campeonato Municipal de Futebol de Campo?”. A indagação obteve três possibilidade de respostas. 1ª. Sim, apenas para a final. 2ª. Sim, para as Semifinais e Final e 3ª. Não, basta capacitar os árbitros altaneirenses. A enquete foi encerrada no final do mês.

Decorridos todo esse tempo a enquete recebeu 38 (trinta e oito) votos. E a maioria dos navegantes acabaram opinando pela capacitação contínua do corpo de arbitragem, assim como defenderam a condução destes na fase final do certame. Em termos percentuais, a primeira opção registrou 2,6%, a segunda acumulou 34,2% e a terceira consegui captar 63,1%.

É digno de registro que para além dos erros de arbitragem, o que é comum, embora não seja normal, faz-se necessário uma capacitação contínua do corpo de arbitragem antes das competições, seja elas no futsal ou no futebol, buscando parcerias com a Secretaria de Esporte do Ceará – Sesporte via Secretaria Municipal de Cultura, Desporto e Turismo com o propósito de não só capacitá-los, mas valorizá-los. Note-se também que os atletas, na sua grande maioria precisam mudar de postura. Muitas partidas deixavam de ter seguimento também por influência (negativa) dos jogadores. Citemos como exemplo, o último confronto envolvendo Caixa D’Água e Maniçoba, segundo e terceiro lugares, respectivamente (até então). Aqui, a bola sequer rolava um minuto, sem que os jogadores fizessem antes uma conferência a cada falta marcada, muitas delas corretas. Outras erros grosseiros, infantis. Alguns, talvez tentando forçar um cartão amarelo para já entrar zerado nas partidas decisivas e, o pior, ainda se utilizando dessa esdrúxula situação para reprimir ou até mesmo para meter medo nos árbitro. Um fato penoso, vergonhoso. E eram esses mesmos jogadores que vinham insistindo em querer árbitros de fora para as semifinais e final.


Secretaria de Cultura de Altaneira promoverá VI Corrida Regional




Com o propósito de estimular a prática do esporte entre todas as idades e festejar o aniversário do município com ações que incentivem a saúde e o bem estar, a Secretaria Municipal de Cultura, Desporto e Turismo de Altaneira está organizando a VI Corrida Regional.

Participantes da V edição da Corrida Regional realizada em Altaneira no ano de 2012. Foto: João Alves.
O evento será realizado no dia 15 de dezembro, véspera do aniversário do município, que em 18 do mesmo mês estará completando 55 anos de emancipação política. De acordo com secretária Ana Maria Rodrigues a concentração está prevista para ocorrer na praça do calçadão, a partir das 07 horas e com largada as 07h:30. Podem participar além dos atletas locais os advindos de outros municípios. 

Ana Maria Rodrigues, Secretária de Cultura,
Desporto e Turismo.
Os competidores poderão se inscrever nas categorias de 10 a 14 anos, de 14 a 29, de 30 a 59 e acima dos 60 anos. Para os atletas visitantes serão exigidos no ato da inscrição os documentos CPF, RG e, ou Certidão de Nascimento acompanhado de uma taxa de R$ 10,00 (dez) reais. Estas, que tiveram início no dia 1º de novembro se estenderá até 12 do corrente mês, podem ser feitas através do e-mail anasecult@yahoo.com.br ou ainda via telefone a partir dos números (88) 92258012 e (88) 99439727. Ainda aqui os menores de idade só poderão participar do evento com autorização dos pais.

Os primeiros colocados, de todas as categorias serão premiados com troféus, medalhas e uma quantia em dinheiro, equivalendo um montante de R$ 4.180, 00 (quatro mil cento e oitenta) reais entre visitantes e local conforme regulamento divulgado na tarde desta segunda-feira, 02, pela secretária na rede social facebook.  

Ana Maria afirma ainda que a VI Corrida é uma oportunidade de mobilizar a população e valorizar uma vida mais saudável.

Confira o Regulamento abaixo

VI CORRIDA REGIONAL DIA DO MUNICÍPIO DE ALTANEIRA 2013

1º das finalidades:
A corrida municipal de altaneira tem por finalidade comemorar com grande festa esportiva a emancipação do município de Altaneira, e principalmente revelar talentos locais, a corrida também pode reunir atletas de qualquer cidade ou estado do Brasil.
2º das inscrições:
Período de 01/11/2013 à 12/12/2013
a)Os atletas visitantes poderão se inscrever por (e-mail) ou pelos números: 0 (88) 92258012 / 0 (88) 99439727
b)Os atletas pagarão uma pequena taxa de 10 reais por inscrição.
c)Para inscrição será exigida a seguinte documentação: RG e CPF ou Certidão de Nascimento original.
d)Menores de idade só poderão participar da prova com autorização dos pais ou responsáveis.
3º Da realização
a)Data: a corrida realizar-se-á ao dia 15/12/2013.
b)Concentração na praça do calçadão 07:00 horas da manhã.
c)A largada será às 07:30 horas da manhã.
d)O percurso é de 5 Km para mulheres, que largarão 4 minutos antes dos homens.
e)O percurso para homens é de 7 Km.
f)A organização fica por conta da Secretaria Cultura, Desporto e Turismo de Altaneira.
4º Serão desclassificados os atletas que:
a)Correr por atalhos para reduzir o percurso.
b)Que se beneficiar com qualquer tipo de carona.
5º Da classificação:
a)Serão agraciados os 50 primeiros com medalhas de participação.
b)Classificação para visitantes
1º lugar 300,00 reais + troféu
2º lugar 250,00 reais + Medalha
3º lugar 200,00 reais + Medalha
4º lugar 150,00 reais + Medalha
5º lugar 100,00 reais + Medalha
Premiação em dinheiro        Troféu (1)      Medalha (4)
1.000,00 Reais            80,00 Reais     40,00 Reais
c)Categorias por idade visitante:
1º de 13 a 19 = R$ 50,00 + medalha/ 2º R$ 30,00 + Medalha/ 3º 20,00 + medalha.
1º de 20 a 29 = R$ 50,00 + medalha/ 2º R$ 30,00 + Medalha/ 3º 20,00 + medalha.
1º de 30 a 39 = R$ 50,00 + medalha/ 2º R$ 30,00 + Medalha/ 3º 20,00 + medalha.
1º de 40 a 49 = R$ 50,00 + medalha/ 2º R$ 30,00 + Medalha/ 3º 20,00 + medalha.
1º de 50 a 80 = R$ 50,00 + medalha/ 2º R$ 30,00 + Medalha/ 3º 20,00 + medalha.
Premiação em dinheiro        Medalha (15)
500,00 Reais   150,00 Reais
6º Velocidade 200 Metros visitante:
1º R$ 150,00 + Medalha
2º R$ 100,00 + Medalha
3º R$ 50,00 + Medalha
Premiação em dinheiro        Medalha (3)
300 Reais        30,00 Reais
7º Categoria Feminino geral:
1º R$ 200,00 + Troféu
2º R$ 150,00 + Medalha
3º R$ 100,00 + Medalha
Premiação em dinheiro        Troféu (1)      Medalha (2)
600,00 Reais   80,00 Reais     20,00 Reais
8º Categoria Local geral:
1º R$ 300,00 + Troféu
2º R$ 250,00 + Medalha
3º R$ 200,00 + Medalha
4º R$ 150,00 + Medalha
5º R$ 100,00 + Medalha
Premiação em dinheiro        Troféu (1)      Medalha (4)
1.000,00 Reais            80,00 Reais     40,00 Reais
9º Categorias por idade Local:
De 14 a 29 = 1º R$ 50,00 + medalha
De 30 a 59 = 1º R$ 50,00 + medalha
Acima de 60 anos = 1º R$ 50,00 + medalha
Premiação em dinheiro           Medalha (1)
150,00 Reais   30,00 Reais
10º Velocidade Local 200 Metros:
1º R$ 150,00 + Medalha
2º R$ 100,00 + Medalha
3º R$ 50,00 + Medalha
Premiação em dinheiro        Medalha
300,00 Reais   30,00 Reais
11º A categoria pré-mirim local (MASCULINO) o percurso será de 1,200 km, a idade mínima é de 10 anos e a máxima de 14 anos.
Premiação:
1º R$ 50,00 + Medalha
2º R$ 40,00 + Medalha
3º R$ 30,00 + Medalha
Premiação em dinheiro        Medalha
120,00 Reais   60,00 Reais
A - A categoria pré-mirim local (FEMININO) o percurso será de 1,200 km, a idade mínima é de 10 anos e a máxima de 14 anos.
Premiação:
1º R$ 50,00 + Medalha
2º R$ 40,00 + Medalha
3º R$ 30,00 + Medalha
Premiação em dinheiro        Medalha
120,00 Reais   60,00 Reais
B - A categoria pré-mirim visitante (MASCULINO) o percurso será de 1,200 km, a idade mínima é de 10 anos e a máxima de 14 anos.
Premiação:
1º R$ 50,00 + Medalha
2º R$ 40,00 + Medalha
3º R$ 30,00 + Medalha
Premiação em dinheiro        Medalha
120,00 Reais   60,00 Reais
C- A categoria pré-mirim visitante (FEMININO ) o percurso será de 2 km, a idade mínima é de 10 anos e a máxima de 14 anos.
Premiação:
1º R$ 50,00 + Medalha
2º R$ 40,00 + Medalha
3º R$ 30,00 + Medalha
Premiação em dinheiro        Medalha
120,00 Reais   60,00 Reais
12º Ao pegar o número de inscrição com os organizadores o atleta assina um termo de aptidão física, que certifica que está em boas condições de saúde para participar da prova. Isentando, assim o município de qualquer problema que possa acontecer, antes, durante ou depois de 12 horas após a corrida.
PREMIAÇÃO LOCAL
Premiação em dinheiro; 1.690,00 Reais - 1 Troféu -12 Medalha
PREMIAÇÃO VISITANTE
Premiação em dinheiro; 2.490,00 Reais - 2 Troféu - 27 Medalha