17 de julho de 2012

QUAL DOS CONCORRENTES PARA VEREADOR EM ALTANEIRA MERECE CONTINUAR NO PLENÁRIO?

DOS NOVE VEREADORES APENAS ZÉ FERNANDES E DEVALDO NOGUEIRA OPTARAM POR NÃO IR A REELEIÇÃO


O papel do vereador é um dos mais relevantes do município. Projetos importantes, como os que visam beneficiar a comunidade e, outros que busquem angariar recursos para a realização de obras, contribuindo para o desenvolvimento do espaço social só se efetivarão por intermédio do parlamento.

O Portal de Comunicação INFORMAÇÕES EM FOCO realizou pesquisa durante toda a semana passada, cujo os objetivos eram, não sem razão, saber como a comunidade percebe a importância dos vereadores para o crescimento e, ou,  desenvolvimento do município,
e qual o papel destes.

De cada dez pessoas entrevistadas, informalmente, claro, sete, afirmavam que o papel do vereador é apenas fiscalizar as obras realizadas ou em andamento pelo prefeito. No que toca ao primeiro objetivo, o número não deixa a menor dúvida de como a imagem da Câmara ou do trabalho parlamentar está completamente desgastados. De cada dez pessoas, nove afirmavam que os vereadores precisavam esquecer o bate-boca improdutivo e trabalhar mais.

Pensando nisso e, acreditando no papel transformador desses homens fiscalizadores e elaboradores de projetos em Altaneira que o INFORMAÇÕES EM FOCO, atendendo, inclusive, a pedidos de nossos leitores, quer saber: dos concorrentes a reeleição para vereador em Altaneira quem merece continuar no plenário? A enquete está disponível no nosso blog. 

É importante lembrar que a presente enquete não se diz respeito a uma pesquisa de cunho eleitoral, prevista no Art. 33 da Lei nº 9.504/97, mas apenas um levantamento de opiniões, sem o devido controle de amostra, o qual não utiliza método científico para a sua realização, dependendo, apenas, da participação espontânea dos internautas.

Participe, vote afinal esse é um dos atos que levam você a está alimentando o desenvolvimento da sua cidadania.

Confira as fotos dos sete candidatos a reeleição:

DEZA SOARES (PCdoB)

PROF. ADEILTON (PP)

FLÁVIO CORREIA (PCdoB)

GENIVAL PONCIANO (PTB)

LÉLIA DE OLIVEIRA (PCdoB)

RAIMUNDIM (PRB)

ANTONIO HENRIQUE (PV)
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16 de julho de 2012

Futebol Brasileiro: Os dez maiores vices

TORCIDA DA RAPOSA - MEDALHA DE OURO


É voz geral em qualquer local que você esteja como, por exemplo: bares, restaurantes, barbearias, praças etc., as pessoas reclamarem de que o final de semana sem futebol é vazio, chato e sem nenhuma motivação. Tomando por base esta reação popular, fica bem claro que o futebol é um segmento muito importante não só porque leva alegria e emoção para as pessoas, mas principalmente pelas discussões, sadias, é sempre bom frisar isso, que se tem com ele, antes, durante e depois das partidas. Uma delas que vem chamando a atenção é quem tem mais vices campeonatos.  Acompanhem a lista dos dez maiores vices do Brasil.

“O time que abre nosso top 10 é o Grêmio. O Tricolor tem nada menos do que 33 vices em sua galeria. A maioria deles vêm do Gaúchão, no qual os gremistas já estiveram na segunda colocação em 25 oportunidades.

Em nono lugar está o Santa Cruz. O time pernambucano soma nada menos do 34 vices em sua história, sendo 31 deles vindos do Estadual. Os outros dois foram “conquistados” na Série B do Brasileiro e na Copa Nordeste.

Com o mesmo número de vices do Santa Cruz está o América-RN, também com 34 segundas colocações. O time potiguar tem 32 vice-campeonatos estaduais, sem contar um na Série B e outro na C.

Um dos times mais tradicionais do Brasil, o Remo vem na sétima colocação com 35 vices em sua história. Os paraenses foram vice-campeões estaduais em nada menos do que 32 oportunidades, sendo a mais recente em 2012.

Aclamado pelos rivais como maior vice do Brasil, o Vasco é apenas o sexto colocado dessa lista. Apesar das piadas, o cruzmaltino tem “apenas” 36 vice-campeonatos ao longo de sua história, sendo três deles em nível nacional: dois Brasileiros e uma Copa do Brasil.

Bem no meio da lista está o Paysandu, grande rival do Remo e, portanto, maior vice do Pará. O bicolor tem 36 vices, mesmo número do Vasco, sendo nada menos do que 35 no Estadual. O outro, solitário, é de uma Copa do Norte.

Na quarta colocação do ranking de vices está o São Paulo. Com 39 segundas colocações em sua história, o Tricolor é, ao lado do Internacional, o clube com mais vices no Brasileirão: nada menos do que cinco vezes. Ao lado do rival Palmeiras é também o brasileiro com mais vices na Libertadores, com três.

Na terceira colocação e, portanto, com a medalha de bronze, está o Flamengo. Apesar de os rubro-negros viverem chamando os vascaínos de vices, são eles quem estão na frente na lista, com nada menos do que 40 vices em sua galeria. O Mengão é, ao lado do Grêmio, o maior vice-campeão da Copa do Brasil, na qual foi segundo colocado em três oportunidades.

O vice-campeão de nossa lista de vice-campeões é o Atlético-MG. O alvinegro tem nada menos do que 41 vices em sua história, sendo 35 deles no Mineiro – o Galo é o time que mais vezes foi segundo colocado em Minas Gerais.

E o primeiro colocado da lista é o Cruzeiro, maior vice-campeão do futebol brasileiro. A Raposa ficou na segunda colocação em nada menos do que 48 oportunidades, sete a mais do que o Galo, segundo colocado da lista. Além de 30 vezes no Mineiro, o time celeste também coleciona outros quatro vices no Brasileiro, além de outros 14 em torneios diversos”.










Fonte: esportes. yahoo

Opinião Ecológica: Educação Ambiental e Ambiente



Ainda, predomina em nossa sociedade, uma concepção “conservacionista” de ambiente sendo visto ele, somente como “natureza”. Essa visão vem cedendo espaço a uma concepção mais abrangente que convencionou a ser denominada de “socioambiental”, entendendo o ambiente como a interação da natureza e com as sociedades humanas.

O ambiente é concebido como ente transformado e habitado pelo ser humano da qual esta espécie é parte integrante do complexo sistema ecológico e cultural que é o Planeta Terra. O ambiente é percebido como um ente gerado e construído pelas espécies vivas e pelo ser humano ao longo do processo histórico de ocupação e transformação do espaço/tempo sócio-ecológico.

De acordo com a educadora ambiental Paula Brugger: “... existe um consenso de que o conceito de [...] Ambiente deva abranger uma totalidade que inclui os aspectos naturais e os resultantes das atividades humanas, sendo assim o resultado da interação de fatores biológicos, sociais, físicos, econômicos e culturais”.

Paralelamente, conforme o educador ambiental Marcos Reigota, Ambiente é: “um lugar determinado e/ou percebido onde interagem relações dinâmicas e em constante mutação e fusão os aspectos naturais e sociais. Essas relações acarretam processos de criação cultural e tecnológica e processos históricos e políticos de transformação da natureza e das sociedades humanas”.
Dessa forma, a Educação Ambiental, ao incluir a dimensão social em sua abordagem a cerca do conceito de ambiente, passa a considerar os processos sociais como aspectos fundamentais em suas práticas pedagógicas.

A partir dessas considerações, concebemos a Educação Ambiental como um campo de diálogos e embates, saberes e práticas, princípios e valores que remetem a um projeto de educação que visa à transformação da sociedade em níveis, econômico, político, cultural, social e educativo, visando construir uma sociedade nos seguintes pilares: desenvolvimento econômico solidário, justiça social e equitativa, preservação e conservação ambiental, valorização do patrimônio cultural e espiritualização das representações humana.

Dentro dessa diretriz, as práticas educativas resultantes da Educação Ambiental aqui relatada priorizam a abordagem dos aspectos socioculturais e político-econômicos, inerentes à questão ambiental, buscando o desenvolvimento de uma consciência crítica, comprometida com um projeto de transformação das sociedades humanas.

Ao evidenciar as causas da problemática socioambiental e não apenas se deter em suas conseqüências, a Educação Ambiental implica mudança de valores e uma nova visão de mundo, ultrapassando, em muito, o universo meramente da preservação e conservação da natureza.

A Educação Ambiental é um campo do conhecimento que privilegia a construção de teorias e práticas que permitem o indivíduo e a coletividade a pensar e agir de forma consciente, orientado para o entendimento dos processos interativos entre sociedade e natureza. 

Ou seja, entendendo o Ambiente como construção da história coletiva dos seres humanos e dos não-humanos, e, assim, podendo desenvolver-se de forma consciente de seu papel nas ações, relações e incursões no ambiente.

A Educação Ambiental proposta aqui incorpora valores relativos à proteção socioambiental, ao mesmo tempo em que também considera as questões socioeconômicas e culturais, tendo sua diretriz voltada, prioritariamente, para a construção da identidade do “sujeito ecológico”, da “cidadania socioambiental” e de uma “sociedade sustentável”. A coluna “Opinião Ecológica” será utilizada como um instrumento de “Educação Ambiental Crítica” tendo como diretrizes a formação e a informação, construção da opinião pública referente aos assuntos socioambientais locais e a crítica denunciativa referente aos padrões, econômico-político e sociocultural da localidade. 

Também, o atual modo de vida, ocidental, moderno, capitalista, urbano-industrial intensificador da atual crise socioambiental será nosso foco de análise crítica.







Fonte: Educador Ecohistórico

15 de julho de 2012

Escolas tem prazo até 30 de julho para inscrever professores no curso de prevenção do uso de drogas



As inscrições para a 5ª edição do Curso de Prevenção do Uso de Drogas foram prorrogadas até o dia 30 de julho. As inscrições são direcionadas para 70 mil professores da rede pública de ensino de todo o país. A capacitação será realizada pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) do Ministério da Justiça em parceria com Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC) e as inscrições devem ser feitas através do site educadores.senad.gov.br.

As aulas à distância, ministradas sob a responsabilidade do Programa de Estudos e Atenção às Dependências Químicas (Prodequi) da Universidade de Brasília (UnB), deverão acontecer no período de agosto de 2012 a abril de 2013. A atividade é gratuita e faz parte do programa do governo federal Crack, é possível vencer.

Cada escola deverá inscrever, no mínimo, cinco professores. Serão aceitas inscrições de educadores efetivos ou temporários, de escola pública estadual, municipal ou do Distrito Federal do ensino fundamental ou médio de todo o Brasil, em exercício em unidades de ensino.

O curso tem o objetivo de formar esses profissionais para elaborar e implementar projetos de ações preventivas para a escola, contribuindo com o fortalecimento da comunidade escolar na prevenção ao uso de drogas. O aprovados receberão Diploma de Curso de Extensão Universitária, de carga horária de 180 horas, emitido pela UnB.

Realize sua inscrição aqui





Fonte: Cearaagora

Segundo livro, 41 guerrilheiros no Araguaia foram executados pela ditadura

IMAGEM DO GOOGLE


Sob a ditadura militar implantada em 1964, diversas organizações e partidos de esquerda buscavam maneiras de resistir à violência do regime. A perseguição nas cidades e a necessidade de se arregimentar um contingente disposto a lutar pela democracia e pela igualdade levaram dezenas de militantes do PCdoB às matas da região do Araguaia. Nascia assim, no começo dos anos 1970, a principal resistência guerrilheira ao autoritarismo, somente derrotado depois de as Forças Armadas deslocarem para a selva o seu maior efetivo desde a Segunda Guerra Mundial.

O Livro "MATA! O MAJOR CURIÓ E AS GUERRILHAS NO ARAGUAIA" resulta da pesquisa do jornalista, Leonencio Nossa, que ouviu dezenas de depoimentos que reveleram a ação militar de Sebastião Rodrigues de Moura, o Curió, "um dos cem homens da política de extermínio" do presidente Emílio Garrastazu Médici (1969-1974).

Segundo o autor, a obra foi concebida a partir do acesso ao arquivo pessoal de Curió, 32 pastas, cinco mapas, seis álbuns de fotografias e muitos papéis soltos, tudo guardado numa mala de couro vermelho. O livro é ancorado nesse material, "o único que se conhece sobre fuzilamento de presos políticos na ditadura militar".

A obra revela que teria havido pelo menos 41 execuções, e não 25, como se imaginava. O livro traz a lista dos nomes das vítimas, com data e local das mortes. São informações relevantes, sobretudo porque emergem logo após a instalação da Comissão da Verdade.




14 de julho de 2012

Altaneira: Seduc - CE contempla Alunos da Escola Santa Tereza com computadores



A Secretaria da Educação (Seduc) divulga os nomes dos alunos do ensino médio da rede estadual que vão receber computadores pelo desempenho acadêmico alcançado em 2011. Os dados têm como base o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece). Um total de 6.107 estudantes vai ganhar um equipamento. Esse número tem crescido desde a implantação do prêmio, em 2008. Na primeira edição, 813 alunos foram agraciados. No ano seguinte, em 2009, 3.033 estudantes conquistaram a premiação e, em 2010, essa iniciativa chegou a 4.320 jovens.  

Esses resultados têm como referência o Spaece 2011 que identificou os que estão no nível adequado de conhecimento em Língua Portuguesa e Matemática, segundo a escala de avaliação que vai de 0 a 500 pontos. Recebe a premiação quem obteve pontuação mínima de 325 na primeira disciplina e 350 na segunda. A premiação tem o intuito de potencializar a melhoria da qualidade da educação dos jovens cearenses que estudam nas escolas públicas estaduais. Foi regulamentada pelas Leis 14.483, de 08 de outubro de 2009 e 14.691, de 30 de abril de 2012.

SPAECE

O objetivo do Spaece é fornecer subsídios para formulação, reformulação e monitoramento das políticas educacionais, além de possibilitar aos professores, dirigentes escolares e gestores um quadro da situação da Educação Básica da rede pública de ensino.

Por considerar a avaliação um instrumento eficaz de gestão, o Governo do Estado, por meio da Seduc, ampliou, a partir de 2007, a abrangência do Spaece, instituindo a avaliação da alfabetização e expandindo a avaliação do Ensino Médio para as três séries de forma censitária. Desde então, passou a ter três focos: Avaliação da Alfabetização Spaece-Alfa (2º ano), Avaliação do Ensino Fundamental (5 e 9º anos) e Avaliação do Ensino Médio (1ª, 2º e 3ª séries).
 
Vaja os resultados






Com informações da SEDUC - CE

Geopark Araripe: Pesquisa sobre Antártida é tema de palestra

ANTÁRTIDA


A comunidade caririense poderá conhecer um pouco mais das pesquisas que o Brasil realiza na Antártida. Na próxima quarta-feira, 18/07, o geólogo e professor da Universidade Estadual Paulista-UNESP, José Alexandre de Jesus Perinotto, fará a palestra “ Experiências  brasileiras sobre a Antártida”.

A palestra está marcada para as 19h30, no auditório do Geopark Araripe, e abordará as pesquisas sobre Geologia Glacial das quais Perinotto faz parte. Ele é integrante da expedição científica brasileira que realiza pesquisas na Antártida.

No Cariri, o pesquisador, juntamente com consultores da UFPE, UFPR, Unicamp, UEM, URCA/Geopark Araripe, realiza pesquisas geológicas ligadas a estratigrafia (estudo das camadas de rochas) da região.








Fonte: URCA

13 de julho de 2012

Dilma: desenvolvimento do país se mede pelo cuidado às crianças



“O desenvolvimento de uma nação deve ser medido pela capacidade de proteção às crianças e adolescentes, e não pelo Produto Interno Bruto”, disse a presidenta Dilma Rousseff, nesta quinta-feira (12), quando participou da 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, em Brasília, que acontece esta semana em Brasília.

“Uma grande nação deve ser medida por aquilo que faz para as suas crianças e para seus adolescentes, não é o Produto Interno Bruto, é a capacidade do país, do governo e da sociedade de proteger o que é o seu presente e o seu futuro, que são as suas crianças e os seus adolescentes”, disse.

Segundo Dilma, a conferência tem o mérito de dar voz às crianças e adolescentes e fazer com que eles participem do processo decisório. “Poucos países do mundo têm um momento como esse, em que todos se reúnem para avaliar e propor, avaliar o que foi feito e propor que nós continuemos no caminho que vai levar este país de fato a ser uma grande nação”, afirmou.

Ao citar iniciativas que beneficiam a infância, como os programas Bolsa Família e Brasil Carinhoso, a presidenta disse que o governo tem que dar atenção especial às crianças de zero a três anos, pois é justamente neste período que elas se formam.

“É nessa hora que o estado brasileiro tem de olhar para essas crianças. E se a gente acha que este país tem de ser um país que todo mundo tem de ter igualdade de oportunidades é nessa hora que a prova tem de ser testada. A prova é a seguinte: a raiz da desigualdade está no início da vida. Uma criança que tem acesso a uma educação de qualidade, de zero a três anos, uma criança que tem estímulos adequados, que tem uma alimentação sadia, ela será um adulto com mais oportunidades”.

No encontro, aberto na noite desta quarta-feira (11) e que prossegue até sábado (14), serão debatidos a Política Nacional e o Plano Decenal dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente. A presidenta não pode comparecer na abertura e teve sua ida ao evento adiada para a manhã de hoje.

Segundo a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH), Marai do Rosário, a Conferência tem como objetivo dar continuidade à mobilização entre os participantes do sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes, além de debater a implementação das políticas previstas no Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que será finalizado durante o encontro.





Fonte: Portal Vermelho