Seis
alunos do curso técnico em finanças (2º Ano B) da Escola Estadual de Educação
Profissional Wellington Belém de Figueiredo, sediada em Nova Olinda, mas que
atende a dois outros municípios – Altaneira e Santana do Cariri – estão desenvolvendo
o projeto Educação Financeira: dificuldade no planejamento financeiro dos
jovens.
Alunos e professor coordenador durante execução do Projeto Educação Financeira. Foto; profª. Lucélia Muniz. |
O
projeto vem sendo contruído a partir de pesquisas dos (as) alunos (as) Aline
Matos de Lima, Camila Maria Felix Rosas, Cicera Thayná Lima Diniz, José Mateus
Gomes Barbosa, Nataniele de Jesus Santos e Siósnei Paz Nunes e conta com a
orientação do professor Renan Diniz Araujo, que ora está na coordenação do
curso. Segundo informações do blog da escola, o mesmo tem como finalidade ilustrar
por meio de dados o desenvolvimento da educação financeira dos jovens, não
consistindo, porém, somente em poupar, cortar gastos, economizar, mais sim,
buscar uma melhor qualidade de vida, tanto hoje quanto no futuro.
Quanto
a metodologia, o ensaio científico foi construído com base em material já
elaborado, constituído principalmente de artigos obtidos através de pesquisas
realizadas pela internet. Segundo seus idealizadores a intenção é contribuir
para melhorar na execução do orçamento da juventude, uma vez que a grande
dificuldade dos jovens encontram é em administrar seu próprio planejamento
financeiro. Para tanto, houve uma pesquisa quantitativa onde foram abordadas as
opiniões de estudantes, professores, servidores e empresários dos municípios de
Nova Olinda e Santana do Cariri, por meio de um questionário contendo perguntas
diretas e indiretas.
O
foco, no entanto, não é a busca incessante por riquezas, mais sim a melhoria de
atitude e um planejamento financeiro mais saudável, afirmaram os protagonistas
do ensaio. Diante desse cenário, no último dia 08 de maio, os integrantes do
projeto apresentaram o mesmo aos alunos do 1º Ano do Curso Técnico em Finanças
com o propósito de transmitir suas experiências e resultados obtidos e vivenciados. Aqui, foi apresentado um questionário
contendo perguntas voltadas ao tema e desempenho do grupo, no qual foi
representado estatisticamente em gráficos suas respostas.
Vale
destacar que iniciativas como essas contempla o aprendizado coletivo e se firma
no protagonismo, onde os jovens estudantes, conduzem e dão continuidade aos
projetos desenvolvidos nesta unidade de ensino.
Confira outras fotos
Obrigado Nicolau Neto pelo apoio.
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