Cadernos de provas do ENEM 2015 já estão disponíveis


Além do caderno de questões o candidato pode ter acesso ainda aos gabaritos no site do Inep.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) já disponibilizou em seu site os cadernos de questões referente ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) realizado no último final de semana, dias 24 e 25 de outubro.

O candidato que fez o exame e concluiu as provas antes do horário permitido para a liberação dos cadernos de questões já podem ter acesso a eles e fazer o download.

Clique aqui e obtenha as provas e os gabaritos dos dias de aplicação.



Você sabe com que esta falando? Por Mário Sérgio Cortela


Imagem capturada do vídeo no youtube.
Respostas filosóficas, históricas, sociológicas e geográficas você pode encontrar para dar quando alguém ousar lhe perguntar: “Você sabe com que está falando?” na palestra do filósofo brasileiro Mário Sérgio Cortela

Não vamos nos estender muito. Assista ao vídeo.

                       

Ex-secretário da Educação de Altaneira lança nota sobre desempenho das escolas no Spaece



O Centro de Eventos na capital cearense foi palco na manhã da quarta - feira, 28, da solenidade de entrega do prêmio Escola Nota 10 que visa agraciar e estimular as instituições de ensino públicas que obtiveram melhor desempenho com as turmas do 2º e 5º ano do ensino fundamental a partir dos resultados na prova do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece), tendo 2014 como ano de referência.

O momento foi marcado pela presença de professores e do governador Camilo Santana (PT), da vice Izolda Cela e do Ministro da Educação, Aloízio Mercadante que homenagearam também os municípios. Receberam destaque de méritos as 173 cidades que atingiram a média de "alfabetização desejável" no 2º ano do Ensino Fundamental; os 34 municípios que atingiram a média de "proficiência adequada" em Língua Portuguesa e Matemática no 5º ano do Ensino Fundamental; as 9 cidades que mantiveram bons resultados na alfabetização das crianças entre 2007 e 2014; e os 10 municípios que mais apresentaram crescimento significativo também neste período.

Em 2014 a educação de Altaneira foi premiada com Escola Nota Dez a partir da Escola de Ensino Fundamental Joaquim Rufino de Oliveira ao ter conseguido elevar a proficiência em língua portuguesa e matemática, ano referência 2013.

O fato do município não ter sido premiado este ano levou a comentário do líder da oposição, o vereador e professor Adeilton que em seu blog indagou com tom de afirmação  “Educação de Altaneira não recebeu prêmio ‘Escola Nota 10 2014’”? . No artigo o parlamentar teceu críticas ao ex-secretário da educação, o vereador Deza Soares. “... Esperávamos que esse ano, tivéssemos mais uma vez, uma Escola Nota 10, salientando que essa premiação é referente ao ano de 2014 em que o mesmo estava a frente da pasta.  O que não ocorreu. Assim como o ex-secretário sempre fez questão de angariar todos os méritos pela conquista do ano passado, sem querer aceitar que Educação é um processo e não um momento, esperamos que esse ano o mesmo venha a público e nos faça mudar a compreensão sobre o que aconteceu com a Educação Nota 10”.

Ex-secretário Municipal da Educação Deza
Soares. Foto: Arquivo do Blog.
Em nota lançada no grupo “Altaneira-Ceará”, da rede social facebook, Deza arguiu que durante o tempo em que esteve na pasta a educação do município “atingiu o auge com os melhores índices da história” e citou como exemplos  a “elevação do Índice de Alfabetização, evolução da Proficiência, premiação Escola Nota 10, conquista acentuada de medalhas em Olimpíadas, elevado Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB 5,9) atingindo a meta prevista para 2021, Indicador de Desempenho Escolar (IDE 10) e o comprovado melhoramento em toda modalidade de educação, tomando como base a Educação Infantil e estendendo-se ao Ensino Fundamental II...”.

Para o ex-secretário, o prêmio Escola Nota 10 se configura como uma grande marca na história da educação, por isso, disse ele, “nos orgulhamos em ter sido a única Gestão que atingiu esse mérito, porém, é bem verdade que essa premiação é apenas parte e não o todo no processo educacional, uma vez, que trata-se do desempenho de apenas uma, ou algumas turmas e não do coletivo escolar”.  Ao falar do ano em curso, o edil destacou que a Escola Joaquim Rufino atingiu o IDE-ALFA 10 e que a premiação não foi possível, pois essas turmas não concorriam.

Na nota houve espaço ainda para que ele afirmasse que entre os dois últimos anos (2013 – 2014) a educação de Altaneira saltou do décimo primeiro lugar (11º) para o 2º (segundo) entre os 12 municípios da Crede 18.

O Blog de Altaneira em artigo publicado na manhã desta sexta-feira tinha informado sobre a ausência de comentários referente ao assunto.

Confira a íntegra da Nota

ALTANEIRA – EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

A qualidade da educação de Altaneira neste governo é algo indiscutível, tendo em vista que os dados falam por si só, especialmente em referência ao exercício 2013 e 2014, Gestão do Secretário Deza Soares, quando a educação altaneirense atingiu o auge com os melhores índices da história do nosso município, tais como, elevação do Índice de Alfabetização, evolução da Proficiência, premiação Escola Nota 10, conquista acentuada de medalhas em Olimpíadas, elevado Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB 5,9) atingindo a meta prevista para 2021, Indicador de Desempenho Escolar (IDE 10) e o comprovado melhoramento em toda modalidade de educação, tomando como base a Educação Infantil e estendendo-se ao Ensino Fundamental II, ou seja, os índices que verdadeiramente indicam a qualidade da educação.

O Prêmio Escola Nota 10 é reconhecidamente uma grande marca na história da educação, por isso, nos orgulhamos em ter sido a única Gestão que atingiu esse mérito, porém, é bem verdade que essa premiação é apenas parte e não o todo no processo educacional, uma vez, que trata-se do desempenho de apenas uma, ou algumas turmas e não do coletivo escolar.
É importante registrar que mesmo atingindo o IDE-ALFA 10 na Escola Joaquim Rufino, não conquistamos o prêmio, uma vez, que essas turmas não concorriam.

O mais importante, é que a nossa educação nos anos 2013 e 2014 com esses resultados, deu um salto de qualidade se deslocando do 11º (décimo primeiro) lugar para o 2º lugar entre os 12 municípios da Crede 18.

Acompanhe agora o Resultado Oficial do Spaece 2014 e a evolução em referência a 2013, mesmo considerando os bons índices de 2013.

SPAECE ALFA 2º ANO - ALTANEIRA
ANO 2013 2014 VARIAÇÃO
PROFICIÊNCIA 218,0 223,7 +5,7
SPAECE 5º ANO – ALTANEIRA
LÍNGUA PORTUGUESA
ANO 2013 2014 VARIAÇÃO
PROFICIÊNCIA 231,3 257,5 +26,2
MATEMÁTICA
ANO 2013 2014 VARIAÇÃO
PROFICIÊNCIA 243,6 247,6 +4,0
SPAECE 9º ANO – ALTANEIRA
LÍNGUA PORTUGUESA
ANO 2013 2014 VARIAÇÃO
PROFICIÊNCIA 237,0 246,7 +9,7
MATEMÁTICA
ANO 2013 2014 VARIAÇÃO
PROFICIÊNCIA 244,8 247,0 +2,2

Importante: o resultado do SPAECE ALFA – 2° ANO, onde obtivemos uma proficiência de 223,7 correspondendo a uma elevação de +5,7 pontos em relação a 2013, representa 73,7 pontos acima da escala exigida e 49,4 pontos acima da proficiência média do estado, com isso atingimos o Indicador de Desempenho Escolar – IDE 10 e nos colocamos em 2° lugar na Crede 18 e entre os dez primeiros municípios na educação estadual.

Com relação ao resultado SPAECE 5° ANO – Língua Portuguesa, onde obtivemos uma evolução de +26,2 pontos em relação a 2013 e atingimos 50,5 pontos acima da média estadual, conquistamos também o maior nível de proficiência (verde escuro) e IDE 8,5, em Matemática, onde tivemos +4,0 pontos de elevação, comparado a 2013 e +28,6 pontos, comparado à média de proficiência no estado, mesmo ficando no verde claro, a exceção apenas de Antonina do Norte, ainda assim, novamente conseguimos o 2° lugar na Crede 18.
Finalmente, o resultado do SPAECE 9° ANO, com um crescimento de +9,7 pontos em Língua Portuguesa e +2,2 em Matemática, em relação a 2013, nos proporcionaram 1°e 3° lugares, nas respectivas disciplinas junto a Crede 18.

Todos esses resultados, demonstram o compromisso de um coletivo educacional, envolvendo equipes de educadores em salas (professores), equipes de gestão, coordenação e formação (núcleos gestores, paic/pnaic e demais programas de educação), consultoria, equipes técnicas, de transporte, merenda escolar e de serviços gerais, a colaboração dos pais, dedicação dos alunos e as intervenções e apoio do gestor da pasta (Deza soares) para execução das propostas de trabalho planejadas e implantadas nessa gestão de educação, como também, o apoio do gestor municipal (Prefeito Delvamberto Soares) e a colaboração da Crede 18/Seduc.

Tudo isso comprova que o Governo Municipal de Altaneira, através da Secretaria Municipal de Educação, preocupou-se com a qualidade da educação no município, investiu significativamente em ações de gestão, como organização do quadro de dirigentes/assessores e melhoramento de infraestrutura das escolas, mas principalmente, nas ações pedagógicas tais como, formações pedagógicas, acompanhamento e análises sobre o desempenho de professores e alunos, fornecimento de materiais pedagógicos e escolares, melhoria da qualidade da merenda e dos transportes, dentre muitas outras ações.

Portanto, nessa gestão de sucesso onde já tem a marca registrada na educação, nós reconhecemos, parabenizamos e agradecemos os méritos de todos os profissionais da educação que contribuíram para esses resultados e consequentemente, para uma educação de melhor qualidade, comprovada tanto por meio dos resultados divulgados, como também através de acompanhamento das ações pedagógicas e do desenvolvimento dos programas e projetos escolares. Esse é o compromisso do governo municipal com a educação, o desenvolvimento e o social”.

MEC propõe alterar cursos de licenciatura a partir da base curricular comum




Após lançar a proposta de base curricular comum para o ensino básico, o Ministério da Educação (MEC) já discute o documento que norteará os currículos de todos os cursos de licenciatura e de Pedagogia do País. Esse texto deve ir a consulta pública até o fim do ano que vem. A pasta também retoma a discussão sobre criar uma residência para os professores, nos moldes do que existe na área médica.





Um dos principais objetivos é tornar os programas das graduações mais próximos da realidade de sala de aula. "Muitos cursos são mais voltados à formação científica do que à formação docente", disse à reportagem o secretário de Educação Básica do MEC, Manuel Palácios.

Na proposta de currículo do ensino básico, ainda em consulta pública, a opção do MEC foi de apresentar só objetivos de aprendizagem, e não como ensinar. No novo documento, haverá indicações sobre métodos.

"O diagnóstico é de que o espaço para questões didáticas é pequeno na formação de professores", explicou Palácios. "E mais importante do que selecionar um ou outro método, é que aqueles reconhecidos como válidos em cada área sejam objeto de discussão nos cursos."

No próximo mês, uma comissão de especialistas deve divulgar um roteiro de trabalho para o debate. Ao longo de 2016, universidades e organizações do setor também poderão contribuir. O processo começa agora, mas deve ganhar força no segundo semestre do ano que vem, quando o currículo do ensino básico estará pronto.

"O formato final deve atender às expectativas geradas pela base (curricular do ensino básico)", disse Palácios. A má qualidade na formação docente é considerada entrave para a adoção prática do currículo único.

Bernadete Gatti, especialista em formação docente, foi convidada para coordenar o grupo. Segundo ela, servirão de ponto de partida as diretrizes do Conselho Nacional de Educação, de julho, que elevam o conteúdo prático e a carga horária das licenciaturas. "Com isso, não dá mais para condensar, compactar (os cursos), como vem sendo feito", afirma.

Para cada disciplina, o documento do MEC terá uma seção separada. Também haverá sugestões para as licenciaturas interdisciplinares. Ao fim do debate, o documento deve tornar-se uma resolução. Com a reforma, a expectativa é reduzir a evasão em carreiras como Matemática e Física, maiores que 60%.

Helena Freitas, da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais de Educação, defende participação mais ampla no processo. Outro problema é a baixa atratividade da carreira. "Investimos na formação de jovens que depois não vão para a escola pública", critica.

Residência

A criação de uma residência docente também está na agenda do ministério. Proposta semelhante já tramita no Congresso desde 2012.

A ideia, segundo Palácios, é o governo federal dar bolsas para recém-formados trabalharem por um ou dois anos nas redes municipais e estaduais. Assim, o professor chegaria "com experiência de ensino mais expressiva".

O modelo já é adotado por algumas universidades em parceria com as redes. "Esse candidato a professor teria condições de trabalhar na escola e, ao mesmo tempo, ter um suporte universitário", diz. A reforma curricular das licenciaturas e o reforço de estratégias de formação à docência estão previstos no Plano Nacional de Educação. Já a antiga a ideia do MEC de instituir uma prova nacional docente, que serviria para ingresso na carreira em todo o País, não está na pauta no momento, segundo o secretário.

Conferência de Direitos Humanos, LGBT e Mulheres será realizada na URCA



Após visitar a cidade de Sobral e Itapipoca, a Conferência Regional Unificada dos Direitos Humanos, Mulheres e LGBT chega, neste sábado (31), ao Crato . Nas duas cidades pelas quais passou a conferência regional unificada conseguiu cumprir o papel de ser um elo entre a população e o poder público. Em cada região estão sendo eleitos 20 delegados para a Conferência Estadual dos Direitos Humanos.

No Crato, a expectativa é a de que também haja engajamento dos movimentos sociais, mulheres, LGBT, juventude, pessoas com deficiência, entre outros. O coordenador especial de políticas públicas dos Direitos Humanos do Governo do Estado, Demitri Cruz, acredita que a oportunidade de aproximar a política do Estado como ferramenta de dialogo e respeito aos direitos humanos será bem aproveitada. "A conferência regional será marco de aproximação e construção de uma pauta conjunta entre Governo, movimentos sociais e organizações da sociedade civil que buscarão, pela via do diálogo, superar as violações de direitos humanos na região do Cariri", conclui Demitri.

A Universidade Regional do Cariri (URCA) é parceira da Coordenadoria Especial dos Direitos Humanos do Estado do Ceará, da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, da Coordenadoria Estadual de Políticas Públicas para LGBT, vinculadas ao Gabinete do Governador, e do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos na realização desta conferência.

As coordenadorias e o Conselho acreditam que o conhecimento é uma das principais ferramentas de promoção de uma cultura de direitos humanos. “A URCA vem demonstrando por meio de ações, como a comissão de direitos humanos e o observatório da violência, que tem na sua essência o papel de defensor e difusor dos direitos humanos", afirma Demitri.

Acompanhe a programação no Cariri



Entenda as Conferências

As Conferências Regionais dos Direitos Humanos têm o objetivo de reafirmar e ampliar o compromisso de municípios, Governo do Estado e sociedade com as políticas públicas de promoção e defesa dos direitos humanos e de promoção da igualdade. A síntese dos debates será apresentada no encontro estadual e na 12a Conferência Nacional dos Direitos Humanos.