Alunos evangélicos se recusam a fazer trabalho de cultura africana

Para país evangélicos, o estudo da cultura afro-brasileira ia expor seus filhos a outros deuses, o que a Bíblia proíbe
                 
Isabel Costa, diretora da Escola Estadual Senador João Bosco de Ramos Lima, de Manaus (AM), comentou que, em sete anos do projeto interdisciplinar, nunca houve a confusão que ocorreu agora. “Fique muito abalada.”

Catorze alunos evangélicos do 2º e 3º ano do ensino médio se recusaram a apresentar na feira cultural um trabalho sobre cultura africana porque acharam que seria uma ofensa a sua religião e aos seus princípios morais. Eles propuseram uma dissertação sobre “As missões evangélicas na África”, e a escola rejeitou.

“O que eles [evangélicos] queriam apresentar fugia totalmente do tema”, disse Raimundo Cleocir, coordenador adjunto da escola.

No entendimento da evangélica Wanderléa Noronha, o trabalho proposto pela escola exporia a sua filha a religiões de matriz africanas, com o que ela, a mãe, não concorda. “A discriminação aconteceu conosco”, disse. “Por que não pode haver espaço para a religião evangélica na feira?”  Ela disse que a sua filha sofreu bullying por não aceitar a fazer o trabalho.

O aluno Ivo Rodrigo disse que o tema "Conhecendo os paradigmas das representações dos negros e índios na literatura brasileira, sensibilizamos para o respeito à diversidade" contraria a sua religião. "A Bíblia Sagrada nos ensina que não devemos adorar outros deuses, e quando realizamos um trabalho desses estamos compactuando com a ideia de que outros deuses existem e isso fere as nossas crenças no Deus único."

O aluno Jefferson Carlos reclamou que foi obrigado a ler um livro de Jorge Amado, “chamado Jubiabá”, “onde um garoto tem amizade com um pai de santo”.  “Achei muito estranha isso, porque teríamos de relatar essa história no trabalho”, afirmou. “Queríamos apresentar de outro modo, sem falar sobre isso".

Os evangélicos também criticaram a indicação para leitura de outros livros clássicos da literatura brasileira, como “Macunaíma”, “Iracema”, 'Ubirajara', 'O mulato', 'Tenda dos Milagres', e 'O Guarany', por abordarem homossexualidade, umbanda e candomblé.

Por detrás da reação dos evangélicos está o pastor Marcos Freitas, do Ministério Cooperadores de Cristo. Ele criticou os livros que a escola listou para que os alunos lessem. "Tinha homossexualismo no meio, eles [direção da escola] querem que os alunos engulam isso?"

A discordância assumiu maior proporção, chamando a atenção da imprensa e de entidades de direitos humanos, quando os alunos montaram uma tenda fora da escola para apresentar o seu trabalho sobre as missões evangélicas na África.


Evangélicos montaram tenda para apresentar trabalho sobre missões

Esses alunos tiveram nota baixa porque, disse Cleocir, “o trabalho não pôde ser avaliado, pois não tinha nada a ver com a feira”. Os pais ficaram mais revoltados.

A escola promoveu uma reunião entre professores e pais para explicar as notas baixas. A convite, houve a participação de representantes dos Direitos Humanos, Movimento Religioso de Matriz Africanas, Comissão de Diversidade Sexual da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e Marcha Mundial das Mulheres.

Raimunda Nonata Corrêa, da Carma (Coordenação Amazonense das Religiões de Matriz Africana), disse que os evangélicos estavam equivocados porque a feira tem sido promovida para expor os ingredientes culturais da sociedade brasileira, entre os quais os de origem africana.

Ela ressaltou que, além disso, “a escola não é espaço de disputa religiosa”, porque o seu objetivo é “qualificar o aluno como cidadão de um país que é plural”.

Luiz Fernando Costa, professor na escola e presidente do Movimento Negro no Amazonas, lembrou que as escolas têm de ensinar sobre a cultura afro-brasileira e indígenas não só por causa de sua importância, mas também porque há uma lei federal que obriga a isso. "Todo esse tema está no currículo da escola, a discussão é sobre ensino das culturas e não sobre a religião."

A reunião na escola foi mediada por Rosaly Pinheiro, representante do Conselho dos Direitos Humanos. Ela reconheceu que o assunto é “delicado” porque as pessoas precisam entender que “vivemos numa democracia e que todos têm liberdade de expressão”.

A reunião terminou sem consenso. Na próxima semana, a Secretaria de Educação decidirá como vão ficar as notas dos evangélicos. A diretora Isabel Costa admitiu que o trabalho “Missões Evangélicas na África” poderá ter “uma avaliação diferenciada”.

Créditos: http://www.paulopes.com.br

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Libâneo: Será que a escola não está antecipando uma exclusão?

PROFESSOR DR. LIBÂNEO INICIANDO OS TRABALHOS


O Sesc Crato – Serviço Social do Comércio, a partir do foco em a formação continuada de professores promoveu na manha desta quinta –feira, 08, no Ginásio do referido local, uma palestra ministrada pelo professor Doutor José Carlos Libâneo*.

Com a temática Didática: teoria e prática da docência, Libâneo frisou sobre os principais entraves educacionais enfrentados no processo ensino – aprendizagem.  Para ele, as maiores dificuldades estão em ensinar nos limites da realidade dos discentes, ou lhe parafraseando educar a partir da cultura jovem, construída a partir dos avanços tecnológicos. O desafio para o professor está em saber motivar essa nova geração, a geração virtual.

Segundo Libâneo há alguns modelos de escolas que se apresentam na solução do problema exposto, a saber, as escolas tradicionais ou militares. Este modelo, inspirado nas organizações militares e fabris, desenvolveu-se ao longo do século XIX, e ainda hoje subsiste em muitas organizações escolares, sobretudo ao nível das práticas quotidianas. Surge também  as escolas construtivistas. Tal modelo aparece associado às contribuições no domínio da psicologia cognitivista de Jean Piaget.  Aqui, cada modelo apresenta um tipo de gestão.

Nesse embate, há uma grande disparidade educacional e, até certo modo, as escolas acabam nem mesmo atingindo o seu papel, que é, não sem razão, contribuir na formação do aluno – cidadão e, muitas vezes até, confundindo a relação inclusão - exclusão dos alunos, os de famílias pobres. Para reforçar esse posicionamento, Libâneo citou um exemplo. Uma professora tentou intervir no processo de avaliação de uma aluna.  Esta última estava com nota três e, a professora pediu para que a nota fosse aumentada para sete. Os argumentos da docente se baseavam na condição econômica da jovem que, a família era muito pobre, não tinha sequer uma mesa para que a aluna pudesse estudar. Essa atitude é democrática? É inclusive? perguntou o professor.

Assim, há alguns modelos de escolas que pretendem ser inclusive, ferindo os princípios da boa educação. Existe várias instituições de ensino que se apresentam como inovadoras, com gestões democráticas, inclusiva, mas na hora da avaliação se demonstram tradicionais. Uma vez que os velhos métodos de avaliações persistem. Tomando o exemplo acima como base ele perguntou: “Será que as escolas não estão antecipando uma exclusão social?”.

Ao finalizar ele afirmou que o ponto da educação está em o que se aprende, como se aprende e como utilizar esse aprendizado na realidade.

A palestra teve início as 10h00 com grande participação de professores de várias cidades do estado do Ceará.

A professora Carla, uma das organizadores do evento afirmou que essa palestra reforça   o objetivo do grupo que é, contribuir para a formação continuada de professores e que  a educação da região do cariri só tem a ganhar com a presença do professor. 


PROFESSORA CARLA E LIBÂNEO NA ABERTURA DA PALESTRA

*Libâneo, nasceu em Angatuba, interior do estado de São Paulo, em 1945 e fez seus estudos iniciais e o ensino médio no Seminário Diocesano de Sorocaba (SP).Graduou-se em filosofia na PUC (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo),  em 1966. “MESTRE” da educação escolar brasileira concluído em 1984 e “DOUTOR” em educação, posteriormente



Senado aprova projeto que regulamenta a profissão de historiador




O Senado aprovou nesta quarta-feira (7) projeto que regulamenta a profissão de historiador. O PLS 368/09, do senador Paulo Paim (PT-RS), estabelece que o exercício é privativo dos diplomados em cursos de graduação, mestrado ou doutorado em História. Os historiadores poderão atuar como professores de História nos ensinos básico e superior; em planejamento, organização, implantação e direção de serviços de pesquisa histórica; e no assessoramento voltado à avaliação e seleção de documentos para fins de preservação.

Aprovado nas comissões de Assuntos Sociais (CAS); de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ); e de Educação, Cultura e Esporte (CE),  o projeto recebeu emenda, em Plenário, do senador Alvaro Dias (PSDB-PR) que retirou do texto original a referência aos locais onde o trabalho do historiador poderia ser desempenhado.

Discussão

Assim como Pedro Taques (PDT-MT), o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) votou contra o projeto. Ele considerou "um profundo equívoco" dar exclusividade em atividades de ensino e pesquisa, seja em graduação ou pós-graduação, apenas para quem tem formação em História. Na opinião do parlamentar, a situação cria "absurdos" como impedir que economistas, sociólogos, diplomatas ou outros profissionais qualificados ministrem a disciplina, havendo o risco de "engessar" o ensino da História.

– [A História] É a investigação sobre a evolução das sociedades humanas que tem que ser vista sob os mais diferentes prismas. História é política. História é vida. História é pluralismo. Não pode ser objeto de um carimbo profissional – argumentou.

Aloysio Nunes ainda condenou o que chamou de "reserva de mercado" dos profissionais com curso superior em História e a formação de uma "República Corporativa do Brasil", onde cada profissão exige "seu nicho de atividade exclusiva em prejuízo da universalidade do conhecimento".

Capacitação

Já a senadora Ana Amélia (PP-RS) defendeu o projeto ao ler relatório do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), aprovado na CCJ, em que este declara que "a omissão do legislador pode permitir que pessoas inabilitadas no exercício profissional coloque em risco valores, objetos ou pessoas."

O texto ressalta ainda a relevância do papel do historiador na sociedade, com "impactos culturais e educativos" capazes de ensejar "a presença de normas regulamentadoras" da profissão. E conclui que não pode permitir que o campo de atividade desses profissionais seja ocupado por pessoas de outras áreas, muitas delas regulamentadas, mas sem a capacitação necessária para exercer o trabalho.
A matéria segue agora para votação na Câmara dos Deputados.



Créditos: http://www12.senado.gov.br

Obama consegue reeleição nos EUA

OBAMA (DEMOCRATA)



Candidato democrata ganha com margem confortável no colégio eleitoral e pequena vantagem no voto popular. Romney demorou 90 minutos a reconhecer a derrota. Democratas mantêm o controlo do Senado e os republicanos o da Câmara de Representantes. Foi a campanha mais cara da história dos EUA.

O presidente Barack Obama foi reeleito nesta terça-feira presidente dos Estados Unidos, numa eleição muito disputada. Mesmo depois de fechadas as urnas, as sondagens não se arriscavam a prever o vencedor. Foi preciso esperar pelo resultado de um dos principais estados em disputa, Ohio, para confirmar a vitória do candidato democrata.

Obama venceu com uma boa margem no colégio eleitoral – obteve pelo menos 303 votos, mais do que George W. Bush em 2000, que teve 271 votos. Obama conseguiu também uma ligeira vantagem no voto popular.

O panorama político nos EUA, porém, mantém-se bastante semelhante ao do mandato anterior, com os democratas mantendo o controle sobre o Senado, enquanto que os republicanos asseguraram a renovação da sua maioria na Câmara.

“Para os Estados Unidos da América, o melhor ainda está para vir”, disse Obama no seu discurso de vitória, afirmando que começa o novo mandato “mais determinado e mais inspirado do que nunca” e procurando um tom conciliatório para se colocar acima das diferenças partidárias.

O adversário de Obama, Mitt Romney, demorou cerca de 90 minutos até reconhecer a derrota, e a sua equipe de assessores chegou a estar de malas prontas para apresentar a contestação e pedido de recontagem em vários estados onde Obama vencera por pouco. Só desistiram quando ficou claro que nem assim haveria qualquer hipótese de vitória do candidato republicano.

Na verdade, Obama venceu em quase todos os estados cujo resultado estava em disputa: Ohio, Colorado, Nevada, Wisconsin, New Hampshire e Virginia. Destes estados em disputa, Romney apenas ganhou na Carolina do Norte. Nem foi necessário, como em 2000, aguardar os resultados da Florida, onde a contagem ainda não terminou mas Obama estava na frente.

Esta foi a campanha mais cara da história dos Estados Unidos. Segundo as estimativas finais, Obama terá gasto perto de um bilhão de dólares e Romney 800 milhões.









Com informações do Carta Maior

MEC divulga gabarito oficial do Enem 2012



O Ministério da Educação (MEC) divulgou na noite desta terça-feira, 6, os gabaritos oficiais do Enem 2012, realizado no fim de semana. Nenhuma questão foi anulada, apesar da contestação de cursinhos pré-vestibulares.

Professores dos cursinhos Anglo e Objetivo discordavam no gabarito de nove questões. O Objetivo defendia o cancelamento dos testes 20 e 51 (caderno amarelo). Já o Anglo pedia a anulação do item 165 (caderno azul). As perguntas referem-se às provas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza e matemática, respectivamente.

Na questão 20, sobre história, o aluno deveria analisar um mosaico e inferir qual característica política romana estava presente na figura. "Havia duas possibilidades de resposta correta", comenta o professor Daily de Matos Oliveira, do Objetivo. "As respostas sobre imperialismo e diversidade dos territórios poderiam ser consideradas corretas."

Já o item 51, sobre física, envolvia a densidade de um legume. Segundo o coordenador de física do Etapa, Alexandre Lopes Moreno, a diferença é que na pesquisa da internet mencionada na questão a densidade do legume é metade da densidade da água. O mesmo enunciado, entretanto, diz que o legume fica um terço para fora da água quando submerso. "Isso pode causar dúvida, porém o mais provável é que o aluno chegue à resposta correta", afirma o coordenador.

Para o Objetivo, a questão deveria ser cancelada. "Essa pergunta é totalmente furada", disse o professor Ricardo Helou Doca, de física. "O aluno que privilegiou a parte final do enunciado se deu mal."

Apesar de elogiar a qualidade da prova de matemática do Enem, o Anglo defendeu a anulação da questão 165 (caderno azul). Segundo o coordenador geral do cursinho, Luís Ricardo Arruda, o enunciado do teste deveria dizer que a pirâmide da figura é regular - desta maneira, segundo ele, a projeção do vértice E cairia no centro da base. "Como falta essa informação, a pergunta pode ter duas alternativas corretas: B ou C", diz Arruda. "As questões do Enem não são pré-testadas? Será que ninguém notou isso?"

Para ele, a resposta C é a mais correta "por intuição". "Mas em matemática isso não existe. Não podemos fazer concessão com o descaso dos examinadores", afirma o professor.

Confira os gabaritos das provas do sábado e do domingo aqui