Negro Sou, livro de Guerreiro Ramos

 

(Capa | Edson Ikê)

Considerado um dos pais da sociologia brasileira contemporânea, Guerreiro Ramos (1915-82) foi um dos pensadores de maior renome no país nos anos 1950 e 60. Foi também professor, ensaísta, servidor público, poeta, teórico da administração e político. Contraditório e polêmico, Guerreiro acabou sendo marginalizado e apagado do cânone das ciências sociais do Brasil por sua independência de pensamento e personalidade combativa.

"Negro sou" é uma seleção de textos sobre a temática étnico-racial escritos pelo autor entre 1949 e 1973 – muitos inéditos em livro –, que contemplam sua complexa relação com a tese da democracia racial no país, a participação ativa no Teatro Experimental do Negro e seus estudos precursores sobre branquitude e decolonialidade.

Organizado por Muryatan S. Barbosa, especialista no pensamento guerreiriano, o livro busca recuperar a atenção devida a uma obra que não apenas segue atual, mas que tem muito a acrescentar aos debates de hoje sobre racismo e identidade no Brasil.

Esta coletânea inédita de textos sobre a questão étnico-racial por um dos mais importantes pensadores brasileiros do século XX já está em pré-venda! Garanta o seu exemplar.

Lançamento: 18/04/2023

______

Com informações da editora Zahar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!