Mocidade Alegre é campeã do Carnaval de SP com enredo sobre imigrante africano no Japão

 

Mocidade Alegre no desfile pelo Grupo Especial das Escolas de Samba de São Paulo — Foto: Ricardo Matsukawa/UOL/Folhapress.

A escola de samba Mocidade Alegre é a grande campeã do carnaval de São Paulo em 2023. Com o enredo “Yasuke”, um imigrante africano que se tornou samurai no Japão, a escola chega ao 11º título, ao lado de Nenê de Vila Matilde e atrás apenas da Vai-vai em número de títulos.

Segundo historiadores, “Yasuke” teria aportado no Japão no século XVI, quando as missões jesuítas portuguesas chegaram ao país, junto com o missionário Alessandro Valignano. O rapaz seria originário de Moçambique e, até então, os japoneses nunca haviam visto uma pessoa de pele preta.

Em segundo lugar fico a Mancha Verde, seguida pela Império de Casa Verde, em terceiro lugar. Unidos de Vila Maria e Estrela do Terceiro Milênio foram rebaixadas para o Grupo de Acesso do carnaval de São Paulo. A apuração foi realizada nesta terça-feira (21), no sambódromo do Anhembi, Zona Norte da Capita paulista.

Ao todo, as 14 escolas foram avaliadas em nove quesitos e a disputa entre Mocidade Alegre e Mancha Verde foi acirrada até os 210 pontos. A Mancha Verde perdeu um décimo no peúltimo quesito, Mestre-Sala e Porta-Bandeira.

Nenhuma das agremiações foi únida nesta edição do carnaval da maior cidade do país, no entanto, as torcidas não puderam participar da apuração na tarde desta terça-feira. O desfile das campeãs acontece no próximo sábado (25) e vai reunir as cinco escolas mais bem colocadas do grupo especial: Mocidade Alegre; Mancha Verde; Império de Casa Verde; Acadêmicos do Tatuapé; Dragões da Real.

----------

Com informações do Notícia Preta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!