SEDUC DIVULGA LISTA DE ESCOLAS PREMIADAS COM O PRÊMIO APRENDER PRA VALER


A Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc) divulgou a relação das Instituições de Ensino da rede estadual que, por seus resultados no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) de 2010, farão jus ao Prêmio Aprender Pra Valer, conforme Lei nº 14.484 de 8 de outubro de 2009.

Ressalte-se ainda que o Prêmio Aprender Pra Valer consiste na premiação do quadro funcional de todas as escolas que alcançarem as metas anuais de evolução de aprendizagem dos alunos do Ensino Médio, definidas pela Seduc tendo por referência os resultados do Spaece.

O valor do Prêmio será integrado ao pagamento do mês de janeiro (recebido no início de fevereiro).

Veja a Lista de todas as Escolas Premiadas


Fonte: SEDUC CE

SERVIDORES PÚBLICOS DO ESTADO: GOVERNO PROPÕE REAJUSTE DE 7%


Foi encaminhada à Assembleia Legislativa a mensagem do Governo do Estado que define o percentual de reajuste dos servidores públicos do Estado. A matéria prevê um aumento de 7% a partir de primeiro de Janeiro de 2012 (data-base do servidor público do Estado). Esse percentual é a soma do IPCA dos últimos 12 meses (6,5%) mais 0,5% de ganho real. Atualmente, existem 135 mil servidores ativos e inativos no Estado.

O anúncio foi feito pelo secretário pelo titular do Planejamento e Gestão, Eduardo Diogo, presidente da Mesa de Negociação Permanente (Menp). Ele destaca que mensalmente, a Menp se reúne com os 42 sindicatos que agregam os servidores públicos do Ceará, o que, além de ser uma ação inédita na administração, demonstra o diálogo com a categoria. "Vale destacar ainda que cada secretaria de Estado mantém reuniões frequentes com o conjunto de seus servidores", ressalta Diogo.


Fonte: SEDUC CE

SERVIDORES PÚBLICOS DO ESTADO: GOVERNO PROPÕE REAJUSTE DE 7%

URCA: FORTALECIMENTO DE ENSINO DE HISTÓRIA DO CARRI


Gestores de 10 municípios do Cariri estiveram reunidos, na manhã desta terça-feira, com a Reitora da URCA, Professora Otonite Cortez, e professores do curso de História da Universidade, para formalizarem convênio junto à ação Pró-Docência, que vem sendo desenvolvida em cursos de licenciatura da Instituição.
O trabalho terá a coordenação da Professora do Departamento de História, Sandra Nancy. O Pró-Reitor de Ensino e Graduação da URCA, Professor Kleber Oliveira, ressaltou a possibilidade de ampliação do projeto para as outras licenciaturas. Seis das que são proporcionadas pela URCA estão inseridas em projetos diferenciados, por meio de trabalhos desenvolvidos no Pró-Docência. Serão mais 20 meses de vigência dos trabalhos. A ideia é que os projetos consigam proporcionar um impacto nos municípios de atuação.  

A reunião esteve voltada para atender ao projeto voltado à formação de professores na área de História.

Os professores de cada município serão capacitados e irão ajudar a formar os alunos da Instituição. Serão 50 professores de 10 municípios, entre eles Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Brejo Santo, Várzea Alegre, Assaré, Nova Olinda, Campos Sales, Caririaçu e Farias Brito. O projeto está sendo desenvolvido junto à Capes e estão sendo destinados para o seu desempenho R$ 23.500,00.

Durante dois anos, os professores, com experiência na área do ensino de História receberão os alunos em sala de aula. No final do trabalho, será publicado um livro com as experiências dos alunos, e também criado um portal para a divulgação da história local. O objetivo do trabalho será o de fortalecer o processo de formação dos estudantes.

Fonte: URCA

ANPUH: CONHEÇA A ENTIDADE DOS PROFISSIONAIS DA HISTÓRIA


Em 19 de outubro de 1961 foi fundada, na cidade de Marília, estado de São Paulo, a Associação Nacional dos Professores Universitários de História, ANPUH. A entidade trazia na sua fundação a aspiração da profissionalização do ensino e da pesquisa na área de história, opondo-se de certa forma à tradição de uma historiografia não- acadêmica e autodidata ainda amplamente majoritária à época.

Atuando desde seu aparecimento no ambiente profissional da graduação e da pós-graduação em história, a ANPUH foi aos poucos ampliando sua base de associados, passando a incluir professores dos ensinos fundamental e médio e, mais recentemente, profissionais atuantes nos arquivos públicos e privados, e em instituições de patrimônio e memória espalhadas por todo o país. O quadro atual de associados da ANPUH reflete a diversidade de espaços de trabalho hoje ocupados pelos historiadores em nossa sociedade.

A abertura da entidade ao conjunto dos profissionais de história levou também à mudança do nome que, a partir de 1993, passou a se chamar Associação Nacional de História, preservando-se contudo o acrônimo que a identifica há mais de 40 anos.

A cada dois anos, a ANPUH realiza o Simpósio Nacional de História, o maior e mais importante evento da área de história no país e na América Latina. O XXVI Simpósio Nacional, o mais recente do gênero, foi realizado de 17 a 22 de julho de 2011, na Universidade de São Paulo. O próximo Simpósio Nacional de História, em sua vigésima-setima edição, acontecerá no Rio Grande do Norte. No intervalo entre dois simpósios nacionais, as Seções Regionais organizam seus encontros estaduais.

No Estatuto da Associação, estão definidos seus propósitos:

“Art. 4°. – A presente Associação tem por objetivos: a. O aperfeiçoamento do ensino de História em seus diversos níveis; b. O estudo, a pesquisa e a divulgação de assuntos de História; c. A defesa das fontes e manifestações culturais de interesse dos estudos históricos; d. A defesa do livre exercício das atividades dos profissionais de História; e. A representação da comunidade dos profissionais de História perante instâncias administrativas, legislativas, órgãos financiadores e planejadores, entidades científicas ou acadêmicas.

Art. 5° - Para garantir seus objetivos, a Associação deverá promover o intercâmbio de idéias entre seus associados por meio de reuniões periódicas e publicações, procurando também irradiar suas atividades por meio de suas Seções Estaduais e Regionais”

A ANPUH publica semestralmente, a Revista Brasileira de História, uma das mais respeitadas publicações da área de história no país e, desde 2003, a revista eletrônica História Hoje.


Fonte: ANPUH

"Topoi" e "Revista Brasileira de História" escolhidas para financiamento da CAPES


No último mês de outubro, a Capes decidiu apoiar financeiramente dois periódicos por área ao longo de cinco anos com o propósito de convertê-los em "padrões de referência", tornando-os equivalentes aos melhores periódicos estrangeiros. O CTC, órgão deliberativo daquela agência, definiu que cada coordenador de área indicará seus dois periódicos na reunião que teve lugar no dia 12 de dezembro de 2011.
Em concordância com o Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação de História, os editores dos periódicos classificados entre os estratos A1 e B2 na última atualização do Qualis Periódicos (2009) foram convidados a apresentar propostas candidatando-se a tal indicação. Enviaram propostas as revistas Diálogos (UEM), Estudos Históricos (CPDOC), História, Ciências, Saúde (Manguinhos), História (UNESP), História da Historiografia (UFOP), História Questões e Debates (UFPR), Locus (UFJF), Topoi (UFRJ) e Varia Historia (UFMG).


Fonte: Cafehistoria

PATRIMÔNIO E MEMÓRIA


Classificada como Qualis A1 em letras e B1 em História, a revista "Patrimônio e Memória" acaba de chegar a um novo número. Trata-se do volume 7, número 2. A nova edição - já disponível para download - chega ao público leitor com dois “dossiês” que abordam assuntos de amplo interesse, além das sessões “artigos”, “comunicação de pesquisa” e “resenhas”. Entre os autores que colaboram com este número, estão nomes como Luiz Barros Montez, Ricardo Luis de Souza, Magda Sarat, Paulo Henrique Martinez, Osmani Ferreira Costa e muitos outros. "Patrimônio e Memória" é uma publicação do Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa da Universidade Estadual Paulista (UNESP/ASSIS) e pode ser conferida aqui

Com informações do cafehistoria