Altaneira: Professores da Rede Estadual Decidem em Reunião Retorno as Aulas

Os Professores da Rede Estadual de Ensino do Município de Altaneira, na Região do Cariri, decidiram na tarde de hoje, 30 de agosto, que irão retornar as aulas.

A reunião envolveu grande parte do quadros de professores nas condições de efetivos, probatórios, bem como também temporários, tanto os que aderiram ao movimento quanto os que optaram por não participar, além do núcleo gestor da Escola Santa Tereza.

Os profissionais envolvidos na greve chegaram a discorrer que o governador retirou a proposta que prejudicaria a carreira do professor e se comprometeu a, dentro de um prazo de 30 dias, apresentar uma nova proposta.


Durante esse prazo, a categoria voltará às atividades normais em "estado de alerta", enquanto aguarda novas negociações.

Novo Atlas Deverá Acabar Com Dúvidas Sobre Limites Entre Municípios


Até dezembro de 2012, um novo Atlas de Divisas Georreferenciadas dos Municípios do Estado do Ceará deve estar concluído, pondo fim aos muitos problemas de divisas existentes, que atinge quase que a totalidade dos 184 municípios cearenses. É o que aborda o IPECE/Informe nº 16 – A Questão dos Limites Municipais no estado do Ceará, que vai ser lançado nesta terça-feira (30), às 14 horas, na sala de reuniões do Ipece, no edifício Seplag, 2º andar, no Centro Administrativo Governador Virgílio Távora, no bairro Cambeba.

O Estado do Ceará, por meio do Ipece – órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) -, em convênio com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, com apoio técnico do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), vem investindo na elaboração do traçado legal dos limites municipais, no intuito de abordar objetivamente o pleno conhecimento do território a partir da consolidação dos limites municipais georreferenciados do Estado do Ceará.

De acordo com o professor Flávio Ataliba, diretor Geral do Ipece, o trabalho tem por objetivo apresentar uma abordagem sistemática acerca dos tipos de Leis definidoras dos limites municipais existentes no Ceará, bem como a metodologia utilizada atualmente para definir os pontos de limites, com destaque na proposição que se encontra em andamento, do Atlas de Consolidação das Divisas Intermunicipais do Ceará.

Ele observa que, diante de uma legislação desatualizada, onde as fronteiras, a descrição dos pontos de limites e a demarcação da divisa, em termos de representação cartográfica, não correspondem à realidade do espaço atual, dificulta a gestão pública. E isso – frisa - gera dúvidas, inclusive, para o cidadão  quando precisa recorrer às instituições/serviços públicos por seus direitos plenos de cidadania.

Fonte: ceara.gov.br

Abertas inscrições para Processo Seletivo do IBGE


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou edital para realização de mais um Processo Seletivo Simplificado, desta vez com o objetivo de preencher 4.250 vagas na função de Agente de Pesquisas e Mapeamento. O grande volume de pessoas a serem contratadas se deve, em parte, à necessidade que tem o órgão de manter um quadro de servidores temporários à alturas das demandas de mão-de-obra necessária para captar informações dentro do país. Assim, as vagas foram distribuídas em 26 Estados da Federação e mais o Distrito Federal, como se pode conferir no quadro de vagas disposto no Edital regulatório.
Com Informações do IBGE

Profissionais do Ensino da Rede Estadual Decidem Continuar com a Greve


" Em assembleia realizada na tarde de ontem, no Ginásio Aécio de Borba, no bairro Benfica, os professores da rede estadual de ensino decidiram dar continuidade à greve, mesmo com a determinação judicial para que a categoria volte às salas de aula. O encontro contou com a presença de profissionais de 60 municípios cearenses e foi realizado com o objetivo de avaliar a proposta do governador Cid Gomes, de só negociar com a suspensão da greve.

Conforme a liminar do desembargador Emanuel Leite Albuquerque, do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, os professores devem retornar às atividades, sob pena de multa no valor de R$ 10 mil por dia em caso de descumprimento.

O advogado do Sindicato dos Professores do Estado do Ceará (Apeoc), Fabiano Lima, afirma que a presidência da organização ainda não foi notificada sobre a determinação judicial, mas promete recorrer da decisão assim que for citada. Para ele, o governador não provou os fatos que alegou no processo, como a não comprovação de que 1/3 dos professores do Estado haviam aderido a greve e que a paralisação não havia sido comunicada aos pais dos alunos.

"Quando formos citados, vamos provar que comunicamos a toda a sociedade que os professores iriam entrar em greve. A liminar sobre a suspensão da paralisação foi concedida sem nós termos a oportunidade de defesa", declara Fabiano Lima.

Apoio

Além dos professores, vários alunos participaram da manifestação. A estudante Ingrid Monteiro, 15, da Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra, por exemplo, apoia a greve e diz que, na escola em que estuda, as aulas continuam para os alunos do terceiro ano. "O ritmo não é o mesmo, mas é uma forma de tentar preparar os estudantes para o Enem", comenta.

Uma outra assembleia deve acontecer na próxima sexta-feira, às 15 horas, novamente no Ginásio Aécio de Borba."

Fonte: Blog Falação

Novo Atlas Deverá Acabar Com Dúvidas Sobre Limites Entre Municípios


Nota de Esclarecimento sobre o PL que Obriga Agentes Públicos a Matricularem Seus Filhos em Escola Pública


Por José Nicolau

Nos últimos anos um dos grandes debates vem se afirmando no seio da sociedade Brasileira, a qualidade do ensino.

Crescemos e ouvimos sempre aquela assertiva de que a qualidade do ensino, ou melhor, buscar meios para melhorar essa qualidade é fundamental para termos um país mais desenvolvido e com perspectiva de futuro. 
Os investimentos proporcionados pelo governo federal nesse âmbito foram, não sem razão, bastante proveitosos, citemos aqui, a principal ferramenta o ENEM e, por conseguinte, seus desdobramentos: PROUNI e SISU, por meio dos quais milhares de jovens adentram em Universidades e Institutos Federais.

No entanto, é sabido que muitos jovens ficam pelo caminho. E, as desculpas são as mesmas. As escolas públicas não oferecem um ensino de qualidade. Não tem estrutura física, não oferecem bons salários, dentre outras. Por outro lado, a instituição de caráter particular possui os requisitos que a levam a uma “excelência de ensino”. Será mesmo?
Outrora fomos testemunhas e, inclusive foi veiculado constantemente na imprensa de um discurso instigante de uma Professora alusivos aos principais entraves educacionais. A Falta de bons salários para a classe foi elencado como um dos.

Agora, de forma mais específica no nosso espaço social, Altaneira, o assunto voltou a toda prova quando o Parlamentar Flávio Correia (PCdoB) apresentou em Plenário no dia 14 de junho um Projeto de Lei que obriga os políticos partidários a matricularem seus filhos somente em instituições de ensino de caráter pública. Um dos objetivos e fazer com os “representantes do povo” ao terem seus entes matriculados na rede de ensino pública possam encarar o problema da “má qualidade” do ensino de frente.

È preciso ressaltar que um Projeto dessa natureza permite que abracemos a causa e reflitamos sobre os reais caminhos de se chegar a discutir de fato esse problema. O Projeto abre um leque de discussões sobre como enfrentar o Problema do ensino nas escolas públicas no Brasil e, claro, em Altaneira. Permite ainda que paremos e reflitamos sobre teor do Projeto.

Sabemos que a Educação é um dos alicerces para o desenvolvimento do país e, de forma específica, para nossa Altaneira. Ainda assim, creio que o caminho não é bem esse. Sabe-se que um Projeto dessa natureza interfere plenamente num dos princípios fundamentais dos seres humanos: A Liberdade de Escolha. Ainda assim, o mesmo projeto permite que se abra um leque de discussões no que toca a Educação. 
 
Permite acima de tudo que paremos e reflitamos a respeito do desenvolvimento e melhoramento da Educação. Nesse sentido, nos perguntamos: O que a Escola Particular tem que a Pública não Tem? Estrutura física, Bons Professores e bons alunos? Não. Deforma nenhuma. Não devemos nos apoiar nesses argumentos e afirmar que a Escola Pública não oferece um ensino de qualidade. Tal assertiva é descabida. Ah, Escola Particular oferece bons salários. E dai, isso não justifica por completo.
 
Nesse sentido, obrigando os agentes públicos a matricularem seus filhos somente em Escola Pública, talvez não seja o caminho mais acertado.
 
Precisamos sim, abrir uma discussão séria. Termos posicionamentos sobre isso e gritarmos: Ei Gestores precisamos investir seriamente nas Escolas Públicas.
Precisamos sim, mudarmos de mentalidade, participarmos mais ativamente dos rumos de nossa cidade.
 
Por tanto, esse Projeto abre um leque de discussões sobre o desenvolvimento e melhoramento da Educação. Investir pesado nas Escolas Públicas é, não sem razão, a saída mais acertada.

Altaneira: Vereador Flávio Correia Cobra a Votação do Seu Projeto Polêmico

Vereador Flávio Correia (PCdoB)    
O Projeto de Lei Nº. 006/2011 que faz alusão a Obrigatoriedade dos Agentes Públicos matricularem seus filhos e demais dependentes somente emEscolas Públicas de autoria do Vereador Flávio Correia (PCdoB)foi apresentado na sessão do dia 14 junho, recebeu parecer favorável à aprovação no dia 20 da Comissão Permanente da Casa e estava previsto para ser colocado na sessão do dia 21 sua votação.

No entanto, isso acabou não acontecendo em virtude da Vereadora Lélia de Oliveira (PCdoB) ter pedido vista. Pedido esse compartilhado pelo Parlamentar José Fernandes (PSDB).  Na ocasião a Vereadora Lélia, inclusive, alegou que este projeto é muito polêmico e merece ser melhor analisado. 

Desde então, houve duas sessões antes do recesso, na volta já foram registradas quatro (04) reuniões e o Projeto não mais foi tocado. Na última sessão, realizada no dia 26 de agosto, o Autor do Projeto cobrou dos demais parlamentares a volta para o plenário do Projeto e por conseguinte, sua votação.  “Quem pediu vistas que apresente justificativas, não importando se vai ser ou não aprovado”, complementou Flávio Correia.

Nunca é demais lembrar que este é um projeto muito interessante por que estimula o debate entorno de um dos principais alicerces do desenvolvimento do Brasil, do Estado e de forma mais específica, do Município de Altaneira que é, não sem razão, a Educação. Polêmico por que mexe com questões constitucionais no que toca a liberdade de escolha.

E você, o que acha desse Projeto de Lei? Deve ser aprovado ou não? Pense, participe do Processo Político de sua cidade. Seja um cidadão que procura conhecer e debater as ações que envolvem o seu o seu dia -a - dia e que interferem na sua vida.  Seja um sujeito ativo na tarefa de construção de uma sociedade mais humana e mais igualitária. Participe de forma efetiva da vida política do seu município e ajude a construir um espaço justo e solidário.

Fonte: Poder Legislativo de Altaneira