![]() |
Diretoria da Rádio Comunitária Altaneira FM tem mandato renovado em reunião virtual. (FOTO/ Reprodução). |
Na manhã desta sexta-feira (09), em assembleia geral, foi eleita e empossada a Diretoria Executiva da Associação Beneficente de Altaneira (ABA) – entidade mantenedora da Rádio Comunitária Altaneira FM. O encontro ocorreu virtualmente pela plataforma do Google Meet.
Ausente
da assembleia por motivos particulares, o presidente João Ivan, um dos mentores
da criação da emissora, ficou a cargo do vice-presidente, Nicolau Neto,
conduzir os trabalhos. Nicolau após apresentar o Edital de Convocação datado do
dia 09 de março e exposto nas dependências externas e internas da Rádio e divulgado
durante as programações, solicitou a indicação de três sócios/as não
concorrentes a nenhum cargo eletivo na diretoria para formarem a comissão
eleitoral.
Iane
Teles, eleita coordenadora da Comissão Eleitoral, destacou os caminhos nesse
processo para os próximos 4 anos, além de mencionar o compromisso e a
responsabilidade de todos e todas que integrarão a direção da ABA. Em atendimento
aos Arts 40 e 46, do Estatuto e observando que não houve chapa concorrente a
direção, Iane indagou se a atual direção tinha objeção de participantes para
ter o mandato renovado. Após discussões, todos apresentaram parecer nesse
sentido, o da renovação.
A
renovação do mandato se deu por aclamação, por deliberação da Assembleia, visto
apenas uma chapa está inscrita. A Diretoria Executiva ficou assim constituída:
Presidente (João Ivan); Vice-presidente (Nicolau Neto); Secretária (Flavia
Regina) e Tesoureira (Lúcia de Lucena). Já o Conselho Fiscal tem Cícero Herlândio,
Antônio Alexandre e Maciel Ferreira.
Em tempo
Antes
do processo eleitoral, a tesoureira Lucena apresentou a prestação de contas
alusiva ao período 2019 e 2020, compreendendo relatório das atividades
desenvolvidas e um demonstrativo financeiro, além de demonstrar o orçamento
para este ano.
Durante
as discussões, comunicadores e comunicadoras relataram os dificuldades
enfrentadas durante suas programações, reconheceram o esforço da diretoria em
manter a rádio funcionando em tempos tão desafiadores, mas foram unânimes em
solicitarem uma maior presença de integrantes da direção no dia-a-dia da
emissora.
Nicolau
Neto destacou o empenho diário da equipe de comunicação que, segundo ele, são
os principais responsáveis pelo real funcionamento da emissora. “Mesmo com um número pequeno de comunicadores
e comunicadoras e alguns precisando de ausentarem, a rádio nunca parou de
funcionar, nunca parou de chegar nas casas as programações”, disse. “A não ser por problemas que estão fora do
alcance de vocês”, complementou.
Para Nicolau, o principal desafio da Rádio hoje é ampliar os apoios culturais. “Com mais apoios culturais nós poderemos melhorar as bolsas dos comunicadores e das comunicadoras. Poderemos, com um caixa saudável financeiramente, dar uma melhor qualidade na grade de programação, atrair outras pessoas para a rádio, e comprar equipamentos novos”, pontou. “A nossa rádio, enquanto instituição comunitária, precisa se fortalecer junto à comunidade e não só com boas programações, mas com transparência”, destacou ele.
“E para isso acontecer é fundamental que utilizemos as ferramentas que já temos e que são importantes. O Blog é uma delas. A última publicação nele foi em fevereiro de 2020. É preciso dar vida a ele, publicando a grade de programação, o quadro de comunicadores/as, as entrevistas que serão feitas e principalmente, publicar periodicamente o balanço financeiro”, disse ele frisando que isso precisa ser um compromisso firmado por todos.
Outro
ponto levantado por Nicolau foram as formações. “Precisamos assumir ou reassumir esse compromisso de estarmos sempre
contribuindo com a aprendizagem de nossa equipe. Mesmo em tempos de pandemia
onde a regra é não se aglomerar, isso pode ser perfeitamente possível. Poderemos
promover formações remotamente”, inclusive
os nossos encontros rotineiros”, disse.
Além
de comunicadores, comunicadoras, integrantes da direção, a assembleia contou
com a participação do prefeito, que é associado a ABA.
O encontro virtual foi marcado para a 09h00, mas como não houve número suficiente, foi realizado uma segunda chamada às 09h30. Esta, segundo preceitua o Art. 8, do Estatuto, pode ser realizada com quaisquer números de associados/as.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!