1 de agosto de 2025

Arquivo Público da Bahia usa inteligência artificial para reconstruir rostos de pessoas escravizadas e libertas

 

Rosto de uma mulher negra escravizada, restaurado pelo projeto "Fragmentos de memória." (FOTO | Divulgação | FPC).

O Arquivo Público do Estado da Bahia (APEB), vinculado à Fundação Pedro Calmon (FPC), lançou o projeto “Fragmentos de Memória”, que integra o programa Resgate Ancestral. A iniciativa tem como objetivo reconstruir, por meio de inteligência artificial, rostos de pessoas escravizadas e libertas registradas em documentos da Bahia Colonial e Imperial.

31 de julho de 2025

Prazo para submissão de trabalhos no XVI Congresso Internacional Artefatos da Cultura Negra termina neste dia 1º

 

(FOTO | Reprodução).

Por Nicolau Neto, editor

Entre os dias 20 e 28 de setembro do ano em curso, o cariri cearense, receberá a 16ª edição do Congresso Internacional Artefatos da Cultura Negra. O evento é um programa permanente de extensão de caráter internacional e interdisciplinar que ganha o formato de Congresso, buscando fortalecer e fomentar a produção dos conhecimentos nos temas relacionados aos estudos sobre a África, a afrodescendência e a educação para as relações étnico-raciais.

30 de julho de 2025

Integração de conteúdos antirracistas em disciplinas escolares fortalecem o ensino da história e cultura afro-brasileira

 

Estudantes da escola municipal Ruben Bento Alves, de Caxias do Sul (RS), onde são realizadas atividades escolares que envolvem temas de relações étnico-raciais. (FOTO | Carlos Macedo | Folhapress).

A fim de fortalecer o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira e contribuir com a mudança de um cenário preocupante, professoras da Escola Municipal Embaixador Barros Hurtado, localizada em Cordovil, bairro da Zona Norte carioca, implementam, nas matérias de matemática, ciências e espanhol, conteúdos que enaltecem a educação antirracista.

Professora Maria Telvira receberá comenda Maria do Espírito Santo, em Crato

 

Professora Maria Telvira. (FOTO | Reprodução).

Por Nicolau Neto, editor

A prefeitura do Crato, na região metropolitana do cariri, realizará mais uma edição da Comenda Maria do Espírito Santo. Inicialmente a solenidade de entrega está marcada para esta quarta-feira, 30, mas foi remarcada (ainda sem data definida) em virtude de uma viagem do prefeito André Barreto (PT) à Brasília.

29 de julho de 2025

Secretário de Fortaleza, Idilvan Alencar, é eleito vice-presidente da União Nacional dos secretários municipais de educação

 

Idilvan Alencar e Luíz Garcia. (FOTO | Reprodução | WhatsApp).

O secretário da Educação de Fortaleza, Idilvan Alencar, foi eleito nesta terça-feira (29/07) vice-presidente da Undime Nacional (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), entidade que representa os 5.570 secretários municipais do Brasil. A eleição aconteceu durante o 20º Fórum Nacional da Undime, realizado em Salvador (BA), e reuniu dirigentes de todo o Brasil para eleger a nova diretoria.

Documentos inéditos reconstroem infância de Luiz Gama e elo com Luiza Mahin

 

Luiz Gama foi figura-chave no movimento abolicionista brasileiro. (FOTO | Wikicommons).

Da infância e da família de Luiz Gama, escravizado liberto que se tornou um dos ícones da luta abolicionista no Brasil, só se sabia o que ele mesmo relatou em cartas. Documentos descobertos por pesquisadoras no Arquivo Público do Estado da Bahia trazem agora à luz detalhes dos primeiros anos de vida de Gama, da origem de seu pai, um homem de família branca conceituada, e provas concretas da existência de sua mãe, a também escravizada Luiza Mahin, referência do feminismo negro brasileiro.

Desigualdade racial no acesso à internet diminui no Brasil, aponta Pnad

 

Imagem de uma mulher usando um aparelho celular com internet. (FOTO | Reprodução | Unsplash).

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) 2024, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que o acesso à internet entre os negros (pretos e pardos) alcançou percentuais próximos ao das pessoas brancas no Brasil. Entre os que têm dez anos ou mais, 88,4% das pessoas pretas e 88,6% das pardas acessaram a internet no último ano. Entre os brancos, a taxa foi de 90%.

É na terra que se adubam as roseiras

 

Alexandre Lucas, Colunista. (FOTO | Acervo pessoal).

Por Alexandre Lucas, Colunista

Faz silêncio entre os barulhos. Abre a boca como quem quer abocanhar o mundo — é só um bocejo de quem não dorme. Põe João Bosco pra cantar às três da manhã. Um homem cruza a praça a caminho do mercado, vai descarregar caminhões de frutas. O gato deixa marcas no cimento fresco — gato fresco. O Cristo de braços abertos continua iluminado na praça onde os pombos dormem.

28 de julho de 2025

Selminha

 

(FOTO | Reprodução | WhatsApp).


Por César Pereira, Colunista

— Você viu também? — Ele disse.

— Acho que não vi nada — eu disse.

— Pois eu vi — ele disse — está lá na folhagem na jaqueira.

— Então deixa esse pra mim — eu falei.

— Mas você não acerta nada — é alface.

— Eu pego esse Dimas — te juro.

— Vamos ver — ele falou — mas se ficar com pena ele foge e você não acerta nada.

— Não vou ter pena — eu disse — vou matar ele.

Professor César Pereira diz que não aplicabilidade das leis 10.639 e 11.645 é o retrato da perpetuação do racismo estrutural

 

Professor César Pereira. (FOTO | Reprodução | Canal História Crítica, no YouTube).


Por Nicolau Neto, editor

Foi publicado nesta domingo, 27, aqui neste blog, matéria referente a dados parciais de uma pesquisa feita por mim, Nicolau Neto, junto a estudantes da EEMTI Padre Luís Filgueiras, em Nova Olinda – CE. A matéria foi repercutida no instagram da Rede de Professores Antirracistas que tem mais de 14 mil seguidores (as) e no blog do jornalista Amaury Alencar. Porém, não teve o mesmo efeito em Nova Olinda.

27 de julho de 2025

49,7% dos estudantes da EEMTI Padre Luís Filgueiras afirmam que leis 10.639 e 11.645 não eram cumpridas no ensino fundamental

 

EEMTI Padre Luís Filgueiras, em Nova Olinda. (FOTO | Professor Nicolau Neto).

Por Nicolau Neto, editor

O mês de julho está chegando ao fim. Nele, há diversas datas importantes que fazem referência a luta histórica da população negra por direitos básicos, como, por exemplo, o de ter sua história contada por um outro viés.

Comia a fome

 

Alexandre Lucas. (FOTO | Acervo pessoal).


Por Alexandre Lucas, Colunista

Brincava com os óculos entre os dedos. Já não enxergava como antes. Sem óculos, fazia careta. Leu Quadrilha, de Drummond, em letras miúdas, e tombou entre as palavras e os labirintos do poeta.

Internet ganha espaço entre idosos e já é utilizada por quase 70% deles, segundo IBGE

 

Internet ganha espaço entre idosos e já é utilizada por quase 70% deles, segundo IBGE. (FOTO | Freepik).


O uso da internet entre pessoas com 60 anos ou mais no Brasil apresentou crescimento expressivo nos últimos anos. De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada nesta quinta-feira (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 69,4% dos idosos afirmaram ter utilizado a internet em 2024. Em 2019, esse percentual era de 44,8%, o que representa um acréscimo de 11 milhões de usuários nesse grupo etário.

25 de julho de 2025

Movimento Negro Unificado do Ceará realizará 6ª edição do prêmio Tereza de Benguela

 

(FOTO | Reprodução | MNU-CE)

Por Nicolau Neto, editor

Nesta sexta-feira, 25, Dia Estadual da Preta Tia Simoa, Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra e Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, o Movimento Negro Unificado do Ceará (MNU – CE), realizará a 6ª edição do “𝐏𝐫𝐞̂𝐦𝐢𝐨 𝐓𝐞𝐫𝐞𝐳𝐚 𝐝𝐞 𝐁𝐞𝐧𝐠𝐮𝐞𝐥𝐚 - 𝐂𝐞𝐥𝐞𝐛𝐫𝐚𝐧𝐝𝐨 𝐚 𝐅𝐨𝐫𝐜̧𝐚 𝐞 𝐚 𝐋𝐮𝐭𝐚 𝐝𝐚𝐬 𝐌𝐮𝐥𝐡𝐞𝐫𝐞𝐬 𝐍𝐞𝐠𝐫𝐚𝐬”.

Valéria e Verônica Carvalho receberão título de doutoras honoris causa da Urca

 

Valéria e Verônica. (FOTO | Reprodução).

As irmãs Verônica e Valéria Carvalho receberão o título de doutoras honoris causa da Universidade Regional do Cariri (Urca). A homenagem já foi aprovada pelo Conselho Superior da instituição. Trata-se de um reconhecimento à relevante contribuição dada por elas à luta antirracista no Ceará e à difusão de conhecimentos ancestrais negroafricanos no estado.

24 de julho de 2025

Apagão de livros didáticos no Brasil em 2026; MEC comprará apenas os de português e matemática

 

Apagão de livros didáticos no Brasil em 2026; MEC comprará apenas os de português e matemática. (FOTO |  Istockphoto).

O Brasil pode sofrer um apagão de livros didáticos em 2026. Por falta de verba, o governo Lula (PT) ainda não adquiriu os aproximadamente 240 milhões de exemplares necessários para o próximo ano letivo.

23 de julho de 2025

Curso de extensão formação para a docência nas relações étnico-raciais e quilombolas pela UECE começa em agosto

 

Professor Nicolau Neto ministrando formação sobre práticas antirracista na EEMTI Adrião do Vale Núvens, em Santana do Cariri. (FOTO | Acervo do blog).

Por Nicolau Neto, editor

Tendo como público-alvo profissionais da educação básica, o curso de extensão "Formação para Docência nas Relações Étnico-Raciais e Quilombolas" com 150 mil vagas, já tem data para começar.

Alexandre Lucas ministra curso "Palavra na Rua - A Rua Como Argumento Final"

 

Alexandre Lucas. (FOTO | Acervo pessoal).

Por Nicolau Neto, editor

Entre os dias 23 e 27 do mês em curso o pedago e colunista deste blog, Alexandre Lucas, irá ministrar o curso "Palavra na Rua - A Rua Como Argumento Final" com carga horária de 20h.

22 de julho de 2025

STF confirma restrições a Bolsonaro e mantem uso de tornozeleira; Fux foi o único a votar contra

 

Único presente no plenário físico, presidente do STF, Luíz Fux, presidiu sessão virtual que autoriza federações. (FOTO | Fellipe Sampaio | SCO | STF).

Terminou na noite desta segunda-feira (21) o julgamento que manteve as medidas cautelares impostas pelo STF (Supremo Tribunal Federal) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Dia de apedrejar Maria


(FOTO | Reprodução | WhatsApp).

Por César Pereira, Colunista

Calada ao lado dos irmãos Maria não comia, não olhava para frente, não querendo encará-los, as mãos fechadas sobre o colo e uma formiga rubra passeando no vestido. Parou de respirar e ouviu o irmão mais velho esperando. Rígido na sua cadeira o pai comia em silêncio, mas sem apetite, os olhos duros e ausentes.

21 de julho de 2025

“Temos que parar de nos contentarmos com a representatividade. Eu quero produzir presenças” diz Ana Maria Gonçalves

 

Ana Maria Gonçalves, autora de "Um defeito de cor." (FOTO | Tânia Rêgo  | Agência Brasil).

Muitas pessoas negras acreditam que existem lugares que não são para elas, não foi diferente com a mais nova imortal da Academia Brasileira de Letras, Ana Maria Gonçalves. A autora é a primeira mulher negra a assumir uma cadeira em 128 anos de que a academia existe, em entrevista a Rádio Brasil de Fato, Ana Maria pontua como essa chegada é histórica e ainda muito solitária: “Eu sou a 13ª mulher a ser eleita para a Academia Brasileira de Letras. Nessa conjuntura, seremos seis entre 40. O que continua sendo muito pouco ainda. E quando pensamos na questão do recorte racial, é uma defasagem maior ainda. Eu sou a primeira mulher negra e a quarta pessoa negra a ser eleita para a academia.”

20 de julho de 2025

Há 1 ano prof Nicolau Neto era homenageado por luta antirracista

 

Nicolau Neto durante discurso por ocasião do recebimento da medalha de honra ao mérito legislativo. (FOTO | Marcos Lima).

Por Nicolau Neto, editor

Ha 1 ano, era realizada sessão solene para a inauguração da nova sede da Câmara de Altaneira. O prédio foi construído na Rua Padre Luís Antônio e fica próximo ao Fórum, e conta com uma estrutura totalmente moderna.

19 de julho de 2025

Ação de Moraes contra Bolsonaro cita extorsão a justiça brasileira: “intenção criminosa”

 

Ministro Alexandre de Moraes, do STF.  (FOTO | Valter Campanato | Agência Brasil).

A decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), contra Jair Bolsonaro que resultou em uma operação policial na manhã desta sexta-feira(18), cita alguns pontos que levaram à batida policial na sede do Partido Liberal (PL) e também na casa do ex-presidente. De acordo com Moraes, um dos pontos focais se deu por alguns posicionamentos de Bolsonaro tanto nas redes sociais, quanto em entrevistas a veículos tradicionais de comunicação.

18 de julho de 2025

Beatriz Nascimento: a poeta da história que redefiniu a narrativa negra no Brasil

 

Beatriz Nascimento. (FOTO | Divulgação).

No mês de julho, é celebrado o “Julho das Pretas”, campanha anual que honra a resistência e a trajetória das mulheres negras. A data faz alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, em 25 de julho. Coincidentemente, Beatriz Nascimento, historiadora, poeta e intelectual cujo trabalho revolucionou os estudos sobre raça, memória e território no Brasil, também celebra o seu aniversário neste mês.

17 de julho de 2025

Livro infantil de Maíra Azevedo sobre autoestima de crianças negras chega ao 3º lugar entre os mais vendidos

 

Capa do livro "A menina que não sabia que era bonita", de Maíra Azevedo. (FOTO | Divulgação).


Escrito por Maíra Azevedo, também conhecida como Tia Má, o livro “A Menina Que Não Sabia Que Era Bonita” alcançou o 3º lugar entre os títulos mais vendidos da Editora Malê, referência nacional na publicação de autores negros e na valorização da literatura afro-brasileira. Lançado em fevereiro deste ano, a obra tem conquistado o público por sua sensibilidade e potência ao tratar da autoestima de meninas pretas, reforçando o papel da literatura como ferramenta de representatividade e transformação social.

PL da Devastação, que dispensa agronegócio de licenciamento ambiental, é aprovado na Câmara

 

Durante toda a tramitação, proposta teve tutela especial da direita e da bancada ruralista. (FOTO | Agência Câmara).

Foi aprovado nesta quinta-feira (17) na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei (PL) 2.159/2021, que institui a Lei Geral do Licenciamento Ambiental. O texto, aprovado com 267 votos a favor contra 116, vem sendo tratado por partidos de esquerda, movimentos populares e ambientalistas como “PL da Devastação” ou “PL mãe de todas as boiadas”, por conta da quantidade de retrocessos ambientais identificados nele.

16 de julho de 2025

Centro Cultural do Cariri abre exposição Pedras do Araripe com fósseis do acervo do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens

 

(FOTO | Samuel Macedo | Centro Cultural do Cariri ).

Em uma travessia entre passado e presente, a exposição “Pedras do Araripe” é uma celebração à memória natural e ancestral do Araripe – território do povo Kariri e berço de descobertas científicas que revelam os segredos da evolução da vida. Realizada pelo Centro Cultural do Cariri - equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte, a abertura acontece neste sábado, 19 de julho, às 17h, no Bosque e Galeria 03 do CCCariri.

Desigualdade entre negros e brancos permanece após titulação, diz estudo

 

Imagem de dois homens negros de costas numa sala de aula. (FOTO | Reprodução | Unsplash).


Entre 1996 e 2021, pessoas brancas obtiveram quase metade dos títulos de mestrado (49,5%) e mais da metade dos de doutorado (57,8%) no Brasil, segundo levantamento do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). No mesmo período, pessoas negras — pretas e pardas — representaram, respectivamente, apenas 4,1% e 16,7% dos mestres, e 3,4% e 14,9% dos doutores. Já os indígenas somaram apenas 0,23% dos títulos de mestrado e 0,3% dos de doutorado.

15 de julho de 2025

Inscrições para 1ª mostra de boas práticas com foco nas leis 10.639 e 11.645 terminam hoje (15)

 

(FOTO | Reprodução).

Por Nicolau Neto, editor

Termina nesta terça-feira, 15, as inscrições para a Mostra de Boas Práticas e Recursos Pedagógicos – Leis Nº. 10.639/03 e Nº. 11.645/08. Os (as) interessados em participar tiveram mais de um mês para se inscrever. Elas tiveram início no dia 1º de junho.

14 de julho de 2025

Há dois anos professor Nicolau Neto renunciava cadeira na Academia de Letras do Brasil/Seccional Araripe-CE

 

Professor Nicolau Neto por ocasião do discurso de posse na Academia de Letras
do Brasil/Seccional Araripe. (FOTO/Beto Ribeiro).


Por Nicolau Neto, editor

Em julho de 2023, decidi renunciar ao título de “imortal” na Academia de Letras do Brasil/Seccional Araripe-CE. A carta de renúncia foi apresentada após três anos e nove meses do discurso de posse que fiz no município de Araripe, no cariri, em 12 de outubro de 2019.

Movimento da Encosta entrega ofício ao Governador Elmano durante abertura da Expocrato

 

(FOTO | Reprodução | WhatsApp).

O Movimento da Encosta do Mutirão – Alto da Penha e Pantanal entregou, neste domingo (13 de julho), um ofício diretamente ao Governador Elmano de Freitas, durante a abertura oficial da Expocrato 2025, solicitando uma audiência para tratar da obra da Encosta que impacta os bairros Mutirão, Alto da Penha, Pantanal, Centro e Pimenta, no Crato – CE.

13 de julho de 2025

Estatuto da Criança e do Adolescente completa 35 anos sem garantir, na prática, o que se estabelece

 

Crianças negras. (FOTO | Reprodução).

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 35 anos neste domingo (13), mas ainda está longe de garantir, na prática, os direitos que estabelece. A avaliação é do advogado Ariel de Castro Alves, membro da Comissão Nacional de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em entrevista ao Conexão BdF, da Rádio Brasil de Fato.

11 de julho de 2025

Deputados/Senadores resistem à taxação dos super-ricos e mantém estrutura que penaliza os mais pobres

 

Trabalhadores e movimentos sociais fazem manifestação pelo fim da escala 6x1 e pela taxação dos super-ricos, no Rio de Janeiro, no dia 10 de julho. (FOTO | Fernando Frazão | Agência Brasil).

O debate sobre justiça fiscal voltou à pauta nacional com a proposta de taxação de grandes fortunas, atualmente em tramitação na Câmara dos Deputados. A medida mira o topo da pirâmide social: os chamados super-ricos. Apresentada como uma tentativa de reequilibrar a arrecadação federal, a proposta enfrenta resistência da maioria dos deputados.

Participe da pesquisa nacional quer entender como o racismo é percebido e denunciado no Brasil

 

Percepções sobre racismo e os caminhos para a justiça. (FOTO | Reprodução).

O Instituto Orire de Comunicação e Educação, em parceria com o Instituto Sumaúma, anuncia a realização da pesquisa “Percepções sobre racismo e os caminhos para a justiça”,de diferentes regiões e classes sociais, têm conhecimento sobre os procedimentos legais disponíveis para denúncias nos casos racismo, injúria racial ou discriminação religiosa no Brasil.

10 de julho de 2025

Ana Maria Gonçalves, autora de ‘Um Defeito de Cor’, é a 1ª mulher negra a ingressar na ABL

 

A escritora Ana Gonçalves. (FOTO | Tânia Rego | Agência Brasil).

A Academia Brasileira de Letras (ABL) elegeu nesta quinta-feira (10) a escritora Ana Maria Gonçalves, autora de “Um Defeito de Cor”, para ocupar a sua 33ª cadeira. A escritora é a primeira mulher negra a integrar a academia em 128 anos.

Periferia morta, povo vivo

 

(FOTO  | Reprodução  | WhatsApp).

Por Alexandre Lucas, Colunista 

A periferia não é para ser espaço de orgulho. Ela surge como consequência desastrosa e perversa do modelo capitalista. É fruto das relações de exploração e opressão. A distribuição desigual da economia estratifica socioespacialmente. De um lado, os excluídos e, do outro, os incluídos; de um lado, os que podem comprar os direitos e, do outro, os que têm os direitos negados.

A volta da esposa pródiga

 

A volta da esposa pródiga. (FOTO | Reprodução | WhatsApp).

Por César Pereira, Colunista

— Te dou as chaves da casa, te ponho de rainha do lar — falou Candinho.

Lili divagou o olhar vesgo e distraído a roda do salão.

III Encontro da Encosta Mutirão-Alto da Penha-Pantanal acontece no Crato

 

III Encontro da Encosta Mutirão-Alto da Penha-Pantanal acontece no Crato. (FOTO | Reprodução | WhatsApp).

A luta histórica pela realização da obra na Encosta do Mutirão continua mobilizando moradores e movimentos sociais no Crato. Na próxima segunda-feira, 14 de julho, a partir das 16h30, será realizado o III Encontro da Encosta do Mutirão – Alto da Penha e Pantanal, na Rua Padre Ibiapina, no Barrerote – Alto da Penha.

9 de julho de 2025

O Plano Nacional de Educação da próxima década precisa ser Antirracista

 

(FOTO | Reprodução | Observatório da Branquitude).

Este é o Plano Nacional de Educação (PNE) (Lei 13.005/2014) que, em 2025, passa por uma revisão programada para acontecer a cada 10 anos. Por isso é hora de agir e pressionar o Congresso – que vai aprovar o conteúdo do plano – para que o PNE traga medidas que tenham públicos definidos nominalmente; metas mensuráveis e avaliáveis; prazos de implementação; e, principalmente, orçamento para a execução de cada uma de suas ações.

8 de julho de 2025

UFCA promoverá I edição do Conversa Filosófica sobre o cearense Dr Joaquim Alves Ribeiro

 

Sede da UFCA, em Juazeiro do Norte. (FOTO | Antonio Rodrigues)

Por Nicolau Neto, editor

Na noite desta terça-feira, 08, no auditório Beata Maria de Araújo, Campus Juazeiro do Norte, a Universidade Federal do Cariri (UFCA) promoverá a I edição do Conversa Filosófica. O projeto irá tratar, neste primeiro momento, do Dr Joaquim Alves Ribeiro, natural da cidade de Icó, interior do Ceará.

Fidel Barbosa lança filme sobre a ditadura no Cariri



Fidel Barbosa lança livro sobre a ditadura no Cariri. (FOTO | Reprodução | WhatsApp).

O filme será lançado, no dia 12 de julho, às 19 horas no Cantina Zé Ferreira, em Juazeiro do Norte.

Brics reforça combate à discriminação e defende papel do Sul Global na agenda climática e digital

 

O presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva e autoridades dos países membros e convidados do BRICS durante foto oficial, no Museu da Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM - RJ). (FOTO | Tomaz Silva | Agencia Brasil).

Durante a 17ª Cúpula de Líderes do Brics, realizada neste domingo (6) no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, os 11 países-membros do bloco divulgaram a Carta do Rio de Janeiro, documento que reafirma compromissos com o combate à discriminação, a promoção dos direitos humanos e a inclusão em todas as esferas sociais.

7 de julho de 2025

Presidente Lula não irá aprovar aumento de deputado federais

 

Presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT). (FOTO | Marcelo Camargo | Agência Brasil).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu que não sancionará o projeto de lei que amplia de 513 para 531 o número de deputados federais. As informações foram publicadas por Mônica Bergamo para a Folha de São Paulo.

Plebiscito Popular lança votação pela taxação dos super-ricos e o fim da escala 6×1

 

A votação é presencial e pode ocorrer em urnas físicas ou digitais, organizadas por voluntários nos bairros e cidades do país. (FOTO | Caio Júnior).

O Plebiscito Popular começou neste terça-feira (1º) com o objetivo de mobilizar a população brasileira a votar dois temas centrais para a vida dos trabalhadores: o fim da escala 6×1 e a taxação dos super-ricos. A iniciativa é organizada por movimentos populares, centrais sindicais, partidos progressistas e entidades da sociedade civil, e busca fortalecer o debate público sobre propostas que, segundo os organizadores, têm sido barradas por um Congresso conservador.

6 de julho de 2025

Blog Negro Nicolau é fonte de pesquisa no Mestrado Profissional em Filosofia da UFCA

 

Blog Negro Nicolau é fonte de pesquisa no Mestrado Profissional em Filosofia da UFCA. (Na imagem, o professor mestrando Belarmino Albuquerque apresentando seminário. (FOTO | Professor Francisco Silva - UFCA).

Por Nicolau Neto, editor

Na noite deste sábado, 05, o professor Francisco Silva, popularmente conhecido por Franzé, da Universidade Federal do Cariri (UFCA), campus de Juazeiro do Norte-CE, publicou em suas redes sociais imagens de uma aula do Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO) desta instituição. A publicação fazia referência ao "seminário sobre implementação das leis 10.639 e 11.645 - relações étnico-raciais e educação antirracista nas escolas".

5 de julho de 2025

Propostas encaminhadas pelo professor Nicolau Neto são incorporadas no PNE Antirracista

Professor Nicolau Neto. (FOTO | Lucélia Muniz).


Por Nicolau Neto, editor

Em artigo publicado nesta sábado, 05, na Agência Brasil e na Revista Raça, detacou que "a formação de professores para combater o racismo estrutural emergiu como principal demanda em consulta pública sobre o Plano Nacional de Educação (PNE) 2024-2034".

Vera Lúcia Araújo pode ser a primeira mulher negra como ministra titular do TSE

 

A advogada, Vera Lúcia Araújo que já atua como ministra substituta, pode ser nomeada como a primeira ministra titular negra da história do TSE. (FOTO | Alejandro Zambrana | Secom | TSE).

A advogada, Vera Lúcia Araújo, que já atua como ministra substituta, pode ser nomeada como a primeira ministra titular negra da história do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A nomeação cabe ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Vera integra a lista tríplice junto a Cristina Maria Neves e Estela Aranha e os nomes foram enviados à presidência pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em uma iniciativa da presidente do TSE, a ministra Cármen Lúcia.

4 de julho de 2025

XVI Artefatos da Cultura Negra realizará 1ª mostra de boas práticas com foco nas leis 10.639 e 11.645

 

(FOTO | Reprodução).

Por Nicolau Neto, editor

Entre os dias 20 e 28 de setembro do ano em curso, o cariri cearense, receberá a 16ª edição do Congresso Internacional Artefatos da Cultura Negra. O evento é um programa permanente de extensão de caráter internacional e interdisciplinar que ganha o formato de Congresso, buscando fortalecer e fomentar a produção dos conhecimentos nos temas relacionados aos estudos sobre a África, a afrodescendência e a educação para as relações étnico-raciais.

Congresso atua como ‘comitê da classe dominante e contra os trabalhadores’, dizem analistas

 

Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva,  levante placa com frase ‘Taxação dos super-ricos!’, durante dois de julho, em Salvador (BA). (FOTO | Ricardo Stuckert | PR).

A recente derrota do governo Lula na tentativa de aumentar a alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) em alguns tipos de operações financeiras escancarou a correlação de forças no Congresso Nacional. Em participação no podcast Três por Quatro, do Brasil de Fato, que debateu a luta de classes no debate econômico, político e social, o historiador Valério Arcary, afirmou que o Legislativo “se transformou no órgão da classe dominante”.

3 de julho de 2025

Reunião técnica intersetorial marca os 4 anos da lei municipal Cultura Viva no Crato

 

Reunião técnica intersetorial marca os 4 anos da lei municipal Cultura Viva no Crato. (FOTO | Reprodução | WhatsApp).

No último dia 30 de junho, a Comissão Municipal Cultura Viva do Crato promoveu uma Reunião Técnica Intersetorial que reuniu representantes de diversos pontos de cultura e de várias secretarias da gestão municipal. O encontro, marcado pela escuta, pelo diálogo e pela construção coletiva, aconteceu exatamente no dia em que a Lei Municipal de Cultura Viva completou quatro anos desde sua promulgação — um marco histórico para a política cultural do município.