29 de abril de 2025

Desigualdade racial dispara na educação brasileira em 10 anos, revela estudo

 

Imagem de crianças indo para a escola. (FOTO | Marcelo Camargo | Agência Brasil).

Em 2023 cerca de 45,6% dos alunos brancos e amarelos alcançaram o nível adequado em Língua Portuguesa, enquanto entre estudantes pretos, pardos e indígenas o resultado foi de 31,5%, uma diferença de 14,1 pontos percentuais. Dez anos antes, em 2013, a disparidade era de 9,6 pontos. Na disciplina de Matemática, a defasagem entre os dois grupos cresceu 2,4 pontos percentuais.

28 de abril de 2025

Crato é destaque no VI Fórum Cearense dos Pontos de Cultura

 

Crato é destaque no VI Fórum Cearense dos Pontos de Cultura. (FOTO | Reprodução | WhatsApp).

Os Pontos de Cultura do Crato foram destaque no VI Fórum Cearense do Cultura Viva realizado em Fortaleza, nos dias 25 e 26 de abril. O Município elegeu seis novos representantes para Comissão Cearense Cultura Viva e um representante para Comissão Nacional dos Pontos de Cultura.

Educação com intimidação?, por Rafael Boaventura*

 

(FOTO | Reprodução).

Em uma determinada escola na regiao caririense, estudantes e professores estão sendo intimidados para falarem o que a gestão da escola tem interesse.

Pior que isso, aqueles que querem falar algo diferente, são ameaçados, humilhados e intimidados.

1º de maio no Crato: trabalhadores nas ruas em defesa de direitos e democracia

 

(FOTO | Reprodução).

Por Alexandre Lucas, Colunista

Crato, 1º de maio de 2025 – Neste Dia Internacional do Trabalhador e da Trabalhadora, as ruas do Crato serão palco de um grande ato em defesa dos direitos históricos da classe trabalhadora e contra as ameaças à democracia. Com o tema “Trabalhador na rua, a luta continua!”, o movimento reunirá centrais sindicais, movimentos sociais e partidos políticos em um ato unificado na Praça Siqueira Campos, a partir das , 16h.

27 de abril de 2025

Fóssil de formiga mais antiga do mundo é encontrada em Crato, no Ceará

 

(FOTO | Reuters).

Cientistas identificaram no Cariri, região do sul do Ceará conhecida por sua riqueza geológica e paleontológica, o fóssil da formiga mais antiga já registrada, a Vulcanidris cratensis, que viveu há cerca de 113 milhões de anos, durante a era dos dinossauros. O inseto foi preservado em calcário da Formação Crato, um dos mais importantes sítios fossilíferos do mundo.

Maioria no país, alunos mais pobres têm menor aprendizado em leitura

 

(FOTO | Fabio Rodrigues Pozzebom | Agência Brasil).


Os estudantes com menor nível socioeconômico (NSE) têm pior desempenho em leitura, e quase metade deles tem nível de aprendizado considerado “abaixo do básico”. No Brasil, enquanto 83,9% dos alunos do 4º ano do ensino fundamental com renda mais alta têm acesso a um aprendizado adequado em leitura, apenas um a cada quatro (26,1%) estudantes mais pobres alcança esse aprendizado.

26 de abril de 2025

Mais de 690 milhões de pessoas vivem em pobreza extrema no mundo, aponta relatório da ONU

 

Mais de 690 milhões de pessoas vivem em pobreza extrema no mundo, aponta relatório da ONU. (FOTO | ONU | Anna Kari).

O Relatório Mundial Social de 2025, divulgado pelas Nações Unidas (ONU) na última quinta-feira (24), aponta que atualmente, mais de 690 milhões de pessoas vivem em pobreza extrema no mundo. O documento aponta, segundo a ONU News, que essas pessoas vivem com menos de US$ 2,15 por dia.

24 de abril de 2025

Vereadores de Juazeiro de Norte visitam Escola Professor Moreira de Sousa após denúncia assédio

 

Vereadores de Juazeiro de Norte visitam Escola Professor Moreira de Sousa após denúncia assédio. (FOTO encaminhada ao blog pela professora Krishna).
    

Por Nicolau Neto, editor

Os vereadores Cleilson, Pergentina e Lukão com assento na Câmara de Juazeiro visitaram a EEEP Professor Moreira de Sousa nesta quinta-feira, 24, após as denúncias de assédio e abuso de poder por parte da direção feitas pela professora Maria Elly Krishna.

Professor Nicolau Neto realiza III edição da Oficina "Saberes Afro-indigenas e o Ensino de Sociologia no Livro Didático"

Sede da EEMTI Padre Luís Filgueiras. (FOTO | Professor Nicolau Neto).

 Por Nicolau Neto, editor

Em 9 de janeiro de 2025 a Lei 10.639, que tornou o ensino da História e Cultura afro-brasileira e africana em escolas públicas e particulares do Brasil, completou 22 anos. Esta mesma lei foi alterada em 2008 pela de nº 11.645, que versa acerca da obrigatoriedade da História e Cultura afro-brasileira e indígena e, ambas modificaram a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 (LDB/96). Apesar de tantos anos que entraram em vigor, elas ainda não são cumpridas em sua plenitude e, em alguns casos se limitam apenas ao artigo 79-B que foi inserido na LDB, tratando da inclusão no calendário escolar do “Dia 20 de novembro como o dia Nacional da Consciência Negra”, hoje feriado nacional.

23 de abril de 2025

Escolas do Cariri recebem PIBID de Artes Visuais da URCA

 

(FOTO | Reprodução | WhatsApp).

O curso de Artes Visuais da Universidade Regional do Cariri (URCA) implementará ações do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do Ministério da Educação, em duas escolas da região do Cariri: no Crato, no Colégio Municipal Pedro Felício Cavalcanti, e em Juazeiro do Norte, na EEM Prefeito Antônio Conserva Feitosa.

22 de abril de 2025

Congresso Internacional Artefatos da Cultura Negra abrirá inscrições a partir de 01 de maio de 2025

 

(FOTO | Reprodução).

O XVI Congresso Internacional Artefatos da Cultura Negra, sediado no Cariri cearense a partir da congregação de diferentes departamentos e grupos de pesquisa da Universidade Regional do Cariri - URCA, de universidades malungas e parceiras: Universidade Federal do Cariri, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Universidade Amílcar Cabral (Guiné Bissau), Universidade Federal do Ceará, bem como de organizações da sociedade civil: Grupo de Valorização Negra do Cariri, ALDEIAS Ponto de Cultura, com apoio de grupos de pesquisa da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB, University of Tennessee (Estados Unidos), University of the West Indies (Trinidad e Tobago) focará em 2025 no que estamos nomeando como "Movimento Sankofa: reparação e bem-viver", em diálogo com o processo de construção da Marcha Nacional das Mulheres que acontecerá em Brasília no dia 25 de novembro de 2025. O evento pretende propor discussões que aponte crítica e (a)efetivamente no que avançamos coletivamente, em qual situação nos encontramos para, enfim, empreendermos no que ainda podemos depositar energias para conquistar o que nos é de direito numa sociedade sonhada por nossas e nossos ancestrais a fim de que gozemos do bem viver como uma realidade de direito.

Os saberes de Dona Dionísia Severo e as resistências dos indígenas Kariri no sertão cearense

 

Dona Dionísia no ano de 2013 na entrada da sua casa no Sítio Pau-dos-ferros em Milagres-CE. (FOTO do autor). 


Por César Pereira, Colunista


Cantiga do Caboclo João do Morro


Quando eu venho do meu reinado

Trago meu terço na mão

Pra curar o mal difícil

Que botaram com as mãos.

Chame João do Morro,

Chame João do Pé do Morro

Chame João do Pé do Morro

Chame ele que ele vem.

Pra curar o mal difícil

Que botaram com as mãos.

(Dona Dionísia Severo, 2021)

21 de abril de 2025

Escritora cratense busca apoio para publicação do seu primeiro livro

 

Escritora cratense Ana Ruty. (FOTO | Reprodução | WhatsApp).

A poeta Ana Ruty Paz está na fase de pré-venda para publicação do seu primeiro livro de poesia, intitulado "Apenas Palavras". A pretensão é que a obra seja lançada em julho deste ano. O livro será publicado pela editora Taup.

Morre Francisco, o papa que ousou enfrentar ideias anticristãs do catolicismo

 

Papa Francisco morreu aos 88 anos. (FOTO | Reprodução).


Por Nicolau Neto, editor 

Os principais sites espalhados pelo mundo escreveram sobre a morte do papa Francisco na manhã desta segunda-feira, 21. O assunto também foi compartilhado nas redes sociais.

20 de abril de 2025

Jackson Antero e o GRUNEC: o militante e sua causa

 

Ronald de Figueiredo em diálogo com Valéria e Verônica no Terreiro das Pretas, núcleo de GRUNEC. (FOTO | Reprodução | WhatsApp).

Por Ronald de Figueiredo e Albuquerque

Faz poucos dias que estava lembrando de Jackson, grande amigo e pessoa comprometido com todas as lutas nas quais as questões ambientais, dos direitos e da educação eram focos prioritários. Lembro com pesar sua militância ambiental, são poucos os que hoje ainda colocam esta questão tão importante como fundamental para a existência de todos nós.

19 de abril de 2025

Você conhece a expressão "complexo de vira-lata" regionalizado?

 

(FOTO |Reprodução).

Por Nicolau Neto, editor 

Você já ouviu falar na expressão "complexo de vira-lata"? Não?

Nordeste registra crescimento da população indígena; 90% vive fora de terras demarcadas, diz Sudene

 

Indígenas de várias etnias participantes do acampamento Terra Livre em Brasília em 8 d abril de 2025. (FOTO | Fábio Rodrigues Pozzebom | Agência Brasil).

A população indígena na região Nordeste concentra 530 mil pessoas e concentra a segunda maior do Brasil, com 31,2% do total nacional e registra um crescimento significativo dessas comunidades. Entre 2010 e 2022, o número de indígenas mais que dobrou, segundo os dados mais recentes.

18 de abril de 2025

Para Frei Betto, mundo passa por período sombrio: ‘Uma sexta-feira da Paixão da humanidade’

 

Para religioso, a figura de Donald Trump é sómbolo de colapso ético e geopolítico. (FOTO | Fabiana Reinholz | Brasil de Fato RS).


Nesta Sexta-feira Santa, o frade dominicano e escritor Frei Betto afirma que o mundo atravessa um período sombrio, marcado por guerras, retrocessos dos direitos humanos e a ascensão da extrema direita. “Estamos vivendo uma sexta-feira da Paixão da humanidade”, disse, em entrevista ao podcast Conversa Bem Viver, do Brasil de Fato. A reflexão, tradicionalmente ligada ao martírio de Cristo, é transportada pelo frade ao plano político e social, onde ele denuncia o papel dos Estados Unidos na manutenção de um sistema imperialista e desequilibrado.

17 de abril de 2025

Mesmo com 75% da população sendo negra, Nova Olinda é um dos municípios que menos debate a pauta racial

 

Entrada de Nova Olinda-CE. (FOTO |Nicolau Neto).


Por Nicolau Neto, editor

Em dezembro de 2023, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os dados referentes à identificação étnico-racial da população brasileira. Pelos números, foi a primeira que o número de pardos superou o de brancos, chegando a 45,3%. Houve um aumento nesse grupo de 11,9% em relação aos dados de 2010.

Professores de Pernambuco lançam campanha para mudar nomes de escolas que homenageiam ditadores

 

Professores de Pernambuco se reuniram em evento promovido pelo Sintepe. (FOTO | Péricles Chagas | Sintepe).

Na tarde desta segunda-feira (14), foi lançada a campanha Torturadores da ditadura nas escolas nunca mais, pedindo a mudança dos nomes das escolas públicas que homenageiam ditadores, torturadores, colaboradores da ditadura militar e outros violadores dos Direitos Humanos. No estado, a campanha é encabeçada pelo Sindicato dos Trabalhadores na Educação (Sintepe) e já foi lançada nacionalmente pela Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE).

15 de abril de 2025

Mais Ciência e menos achismo nos movimentos sociais

 

Alexandre Lucas. (FOTO | Acervo pessoal).

Por Alexandre Lucas, Colunista 

Em um mundo marcado por crises socioambientais, desigualdades estruturais e discursos negacionistas, a relação entre ciência e movimentos sociais nunca foi tão urgente. A ciência, longe de ser um instrumento neutro ou distante da realidade, deve servir como ferramenta pedagógica e política para qualificar as lutas sociais, garantindo que as demandas populares estejam ancoradas em análises concretas e não em ilusões idealistas ou no senso comum.

14 de abril de 2025

Fim da escala 6×1 vai reduzir desigualdade de gênero, diz coordenadora do Vida Além do Trabalho

 

Priscila Santos Araújo é a Coordenadora Ndo Movimento Vida Além do Trabalho - VAT. (FOTO | Caroline Oliveira | Brasil de Fato).

A coordenadora nacional do Movimento VAT (Vida Além do Trabalho), Priscila Santos Araújo, saiu em defesa do fim da escala que ficou conhecida como seis por um, durante o Festival Mulheres em Luta (Mel), na mesma sobre mulheres e trabalho, na manhã deste domingo (13).

12 de abril de 2025

Pela primeira vez, crianças negras são maioria nas creches do país, aponta Censo Escolar 2024

 

Quantidade de crianças negras nas creches é maior que a de brancas pela primeira vez. (FOTO | Agência Brasil).


O Censo Escolar 2024, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) na última quarta-feira (09), revelou um marco inédito na educação infantil brasileira: pela primeira vez, as crianças negras ultrapassaram as brancas em matrículas em creches. Das 3,2 milhões de crianças matriculadas em creches no último ano 40,2% eram negras, enquanto que 38,3% eram brancas.

11 de abril de 2025

Caravana Crato rumo ao VI Fórum Cearense Cultura Viva

 

(FOTO | Reprodução | WhatsApp).

A caravana do Crato para o VI Fórum Cearense Cultura Viva está oficialmente formada! Com o encerramento das inscrições nesta quarta-feira (10). A Comissão Municipal Cultura Viva está em diálogo com a gestão municipal para viabilizar o apoio necessário ao custeio das passagens e traslados.

Ponto de Cultura discute uso medicinal da maconha no Crato

 

(FOTO | Reprodução | WhatsApp).


Nesta segunda-feira, 14 de abril, às 9h30, na sede do Ponto de Cultura Nova Vida, o Movimento Mães Cannábicas do Cariri - Associação Cannábica (AME) promoverá um debate sobre o uso medicinal da maconha.

10 de abril de 2025

76% dos brasileiros apoiam cobrar mais imposto de quem ganha mais de R$ 50 mil por mês, diz Datafolha

 

Pesquisa Datafolha mostra que 76% dos brasileiros apoiam taxação para quem ganha mais de R$ 50 mil por mês. (FOTO | Pexels).


A percepção da população brasileira sobre o sistema tributário está mudando. De acordo com pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (10), 76% dos brasileiros são a favor de cobrar mais Imposto de Renda dos chamados super-ricos, pessoas com renda mensal superior a R$ 50 mil. Em contrapartida, 20% se posicionou contra a medida.

Secretaria de educação de Fortaleza lança selo escola antirracista

Secretaria de educação de Fortaleza lança selo escola antirracista. (FOTO | Reprodução).

 

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), lança o Selo Escola Antirracista 2025, uma iniciativa que reconhece e valoriza as ações pedagógicas voltadas para a educação sobre as relações étnico-raciais. Além do Selo, a edição deste ano traz como novidade a premiação com recursos financeiros para as unidades escolares que se destacarem no combate e prevenção ao racismo ao longo do ano letivo.

Encontro Cultura Digital para Cultura Viva reúne Pontos de Cultura no Crato

 

Thiago Novaes (FOTO | Reprodução).

Representantes dos Pontos de Cultura estão convidados para o Encontro Cultura Digital para Cultura Viva, que acontecerá nesta sexta-feira, 11 de abril, às 15h, na sede do Coletivo Camaradas, em Crato/CE. O evento marca um momento de diálogo sobre a importância da cultura digital para os Pontos de Cultura e celebra os 20 anos do programa Cultura Viva , refletindo sobre sua trajetória e perspectivas futuras.

8 de abril de 2025

Existe uma democracia das lagartixas?

 

(FOTO | Reprodução).

Por Alexandre Lucas, Colunista

As lagartixas não fazem democracia, mas há quem pense que a democracia seja um conjunto de lagartixas. É possível obter as mesmas respostas para perguntas diversas quando se conversa com lagartixas em cima do muro. A democracia não é um jogo de cartas previsíveis, e engana-se quem crê que ela se resume a diálogo e consenso.

Carta n° 1 sobe a conjuntura

 

(FOTO |Reprodução).

Por Fábio José,  Colunista 


O texto em tela é o primeiro de uma série de artigos que almejo escrever ao longo dos próximos meses (um ao mês), concluindo esse esforço de elaboração acerca da conjuntura, a princípio, até o final do ano. Neste artigo, em particular, abordo os temas do combate à extrema-direita e da unidade da esquerda em um contexto de vacilações e contradições do que eu classifico como uma esquerda de pequenas reformas.

6 de abril de 2025

Continente africano registra o maior crescimento proporcional do catolicismo, aponta anuário pontificio

 

Séculos de conversão da Igreja Católica: como o cristianismo segue crescendo na África a partir de um passado colonial. (FOTO | Pexels).


O crescimento do número de cristãos no continente africano, especialmente católicos, chama atenção pelo ritmo acelerado e pelo peso histórico que carrega. Segundo o Annuario Pontificio 2025 e o Annuarium Statisticum Ecclesiae 2023, publicados pelo Escritório Central de Estatística do Vaticano, a África foi o continente com maior aumento proporcional de católicos entre 2022 e 2023: um salto de 3,31%, o equivalente a cerca de 9 milhões de novos fiéis em apenas um ano. Hoje, o continente já abriga 20% da população católica global — mesmo percentual da Europa.

5 de abril de 2025

Cacique Raoni recebe Ordem Nacional do Mérito, a mais alta honraria do país

 

O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e o Cacique Raoni Metuktire, na Aldeia Piaraçu, na Terra Indígena Capoto/Jarina, no Mato Grosso, em 4 de abril de 2025. (FOTO  | Ricardo Stuckert).

Uma das maiores lideranças indígenas do país, o cacique Raoni Metuktire recebeu nesta sexta-feira (4) o Grã-Cruz da ordem Nacional do Mérito, considerada a maior condecoração do Estado brasileiro.

Professora realiza denúncia de abuso de poder e assédio em EEEP Professor Moreira de Sousa, em Juazeiro do Norte

 

Professora Maria Elly Krishna. (FOTO | Reprodução).


Por Nicolau Neto, editor

A professora Maria Elly Krishna usou sua rede social Instagram, na última quinta-feira, 3, para expor por meio de uma nota de repúdio diversas situações vexatórias, dentre as quais cita assédio moral, ausência de diálogo por parte da direção da EEEP Professor Moreira de Sousa, intimidação e negação à informações e abuso de poder.

3 de abril de 2025

Terras indígenas têm preservação de biomas 31% maior, aponta estudo

 

Imagem da terra indígena Vale do Javari, no Amazonas, em 28 de novembro de 2028. (FOTO | Bruno Kelly | Amazonia Real).


De acordo com um estudo do Instituto Socioambiental (ISA) divulgado nesta quarta-feira (2), a demarcação das terras indígenas é fundamental para a preservação ambiental. A pesquisa revela que essas áreas apresentam uma conservação 31,5% maior em comparação com regiões fora delas.

2 de abril de 2025

Oficina de Tranças na Comunidade do Gesso visa afirmar identidade e gerar renda

 

Oficina de Tranças na Comunidade do Gesso visa afirmar identidade e gerar renda. (FOTO | Reprodução | WhatsApp).

Por Alexandre Lucas, Colunista 

O Ponto de Cultura Nova Vida, na Comunidade do Gesso (Crato/CE), realizará durante o mês de abril, no período da tarde, a Oficina de Tranças. A iniciativa tem como objetivos contribuir para a complementação de renda familiar e promover a afirmação identitária por meio da cultura afro-brasileira.

1 de abril de 2025

Sexismo e racismo na construção da história da liberdade negra no Ceará

 

(FOTO |ALENCAR, Carlos Alberto e FORTALEZA, Pingo de (2014).

Por Karla Alves, Colunista 

Simoa Maria da Conceição, mais conhecida como Preta Tia Simoa, foi a mulher negra que mudou o curso da história no Ceará enquanto protagonista do episódio radicalmente definidor da abolição da escravidão neste estado, a primeira greve de trabalhadores negros, registrado na historiografia como a primeira greve dos jangadeiros.

Estatuto da Equidade Racial entra em vigor no município de Altaneira

 

Professor Nicolau Neto em palestra na EEMTI Santa Tereza, em Altaneia. (FOTO | Acervo do blog).

Por Nicolau Neto, editor

O Estatuto de Promoção e Equidade Racial no município de Altaneira já está vigorando. O ato se deu com a publicação da Lei Nº 949, de 31 de março de 2025, neste dia 1º de abril no Diário Oficial dos Municípios. A legislação, que foi sancionada sem vetos pela prefeita Késia Alcântara (PSB), é oriunda do Projeto de Lei 009/2024, aprovada sem que houvesse posicionamento em contrário no último dia 10 de março.