30 de novembro de 2025

Preconceito na sala de aula atinge 79% dos adolescentes negros no Brasil

 

Imagem mostra um garoto negro estudando em sala de aula com outros alunos. (FOTO | Reprodução | Albari Rosa).

No Brasil, a escola ou faculdade é onde os negros da Geração Z mais presenciam situações de preconceito no dia a dia: 79% dos adolescentes e jovens pretos ou pardos já sentiram atitudes de discriminação nesses espaços, com 37% afirmando que os episódios são frequentes. É o que mostra a quarta edição da Pesquisa Diversidade Jovem do Espro (Ensino Social Profissionalizante), realizada em parceria com a consultoria Diverse Soluções e criada para mapear as percepções das novas gerações sobre os desafios relacionados à vivência de suas individualidades.

29 de novembro de 2025

Nicolau Neto ministra oficina sobre identificação racial para professoras e núcleo gestor de escola de Santana do Cariri

 

Nicolau Neto ministra oficina sobre identificação racial para professoras e núcleo gestor de escola de Santana do Cariri-CE. (FOTO | Reprodução | EEIEF Hermano Chaves Franck).

Por Valéria Rodrigues, Colunista

Na tarde da última quinta-feira, 27, Nicolau Neto, professor de História da rede estadual de ensino do Ceará, ministrou palestra para professoras, professores, núcleo gestor e demais integrantes da comunidade escolar da Escola de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Hermano Chaves Franck, no sítio Pedra Branca, do município de Santana do Cariri.

24 de novembro de 2025

Justiça do Ceará condena URCA a pagar R$ 40 mil por fraude em lei de cotas durante concurso

 

(FOTO |Reprodução).

Universidade Regional do Cariri (URCA) foi condenada, pela Justiça do Ceará, a pagar R$ 40 mil por danos morais coletivos devido à reincidência em práticas que burlam a Lei Estadual de Cotas. A determinação ainda pode ser recorrida pela instituição.

23 de novembro de 2025

Prática pedagógica Ensinafro: quando a voz amparada na História leva estudantes a defenderem letramento racial na escola

 

Estudantes da Escola Padre Luís Filgueiras defendem letramento racial na escola. (FOTO | Professor Nicolau Neto).


Por Nicolau Neto, editor

Não há possibilidade de construir uma educação antirracista sem a participação ativa de estudantes. Foi essa uma das bases da prática pedagógica afrocentrada Ensinafro, idealizada pelo professor Nicolau Neto, da EEMTI Padre Luís Filgueiras, e desenvolvida nas aulas de História (1º ao 3º ano) e de Sociologia (3º ano).

39,5% das decisões judiciais sobre racismo resultaram em condenações criminais em 2025, diz pesquisa Jusbrasil

 

X Marcha das Mulheres Negras, em Copacabana, no Rio de Janeiro, em 27 de julho de 2025. (FOTO | Fernando Frazão | Agência Brasil).


Pesquisa feita pela Jusbrasil, plataforma de acesso a informações jurídicas, mostra que em 1.910 casos, ou seja, 39,5% das decisões judiciais sobre racismo publicadas em 2025 resultaram em condenação criminal dos acusados.

22 de novembro de 2025

Alexandre de Moraes nega pedido da defesa para Bolsonaro cumprir pena em casa

 

Primeira Turma do STF condena, por 4 votos a 1, o ex-presidente jair Bolsonaro. (Foto: EFE/Andre Borges)

Após decretar a prisão preventiva de Jair Bolsonaro neste sábado (22), o ministro Alexandre de Moraes descartou analisar o pedido da defesa para que o ex-presidente cumprisse pena em casa. Segundo Moraes, o requerimento — assim como solicitações de visita — perdeu validade porque foi apresentado antes da nova ordem de prisão.

Jair Bolsonaro é preso na manhã deste sábado (22)

 

Jair Bolsonaro. (FOTO | Agência Enquadrar | Folhapress).

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso preventivamente neste sábado (22), em Brasília, a pedido da Polícia Federal. A medida tem caráter cautelar e não corresponde ao cumprimento da condenação por tentativa de golpe de Estado.

20 de novembro de 2025

Novembro Negro 2025 da Escola Padre Luís Filgueiras debate silenciamento como barreira para a educação antirracista

 

Professor César Pereira durante fala no Novembro Negro 2025 da EEMTI Padre Luís Filgueiras. (FOTO | Professor Nicolau Neto).

Por Nicolau Neto, editor

A Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Padre Luís Filgueiras, em Nova Olinda-CE, realizou nesta quarta-feira, 19 de novembro, a edição 2025 do Novembro Negro, parte integrante da prática pedagógica afrocentrada “Ensinafro”, desenvolvida nas disciplinas de História (1º a 3º ano) e Sociologia (3º ano) pelo professor Nicolau Neto.

Pai Cezar de Oxóssi: terreiros e encruzilhadas no cotidiano do município de Milagres-ce

Figura 1: Babalaô Cezar de Oxóssi (desenho do artista Riverton Élis, 2025).

 

Por César Pereira, Colunista*

I – A presença e a negação do negro no Ceará

Repetindo a luz divina

Com todo o seu esplendor

Dos que vêm de Aruanda

Para tudo iluminar.

Umbanda é paz e amor

É o mundo cheio de luz

É força que nos conduz.

A bandeira nos conduz

Oxóssi cheio de fé

É com seu esplendor

Levamos ao mundo inteiro

A bandeira de Oxalá.

(MARIA APARECIDA DA SILVA, 2025)

16 de novembro de 2025

Cúpula dos Povos repudia falsas soluções e critica modelo capitalista

 

(FOTO | Tânia Rêgo | Agência Brasil).

A Cúpula dos Povos terminou neste domingo (16) na Universidade Federal do Pará, em Belém (PA), se opondo a "falsas soluções" para o clima e com um apelo às autoridades mundiais por uma transição dos modos de produção global que garanta justiça, soberania e participação popular.

Pontos de Cultura do Ceará discutirão questão ambiental durante a TEIA CE, no Crato

 

MC Dextape será uma das atrações do TEIA CE.

O Crato será o palco da II TEIA CE (encontro estadual de articulação e vivência estética, artística e política dos pontos de cultura do Ceará), que acontecerá de 20 a 23 de novembro, em diversos Pontos de Cultura do município e no Centro Cultural do Cariri. O tema central do encontro é “Justiça Climática em Territórios Ancestrais”.

15 de novembro de 2025

Prática afrocentrada na Escola Padre Luís Filgueiras está no Mapa da Igualdade Racial

 

EEMTI Padre Luís Filgueiras, em Nova Olinda-CE. (FOTO | Professor Nicolau Neto).

Por Nicolau Neto, editor 

O Ministério da Igualdade Racial (MIR) lançou no dia 1° de novembro o hotsite que vida ampliar a visibilidade das atividades que valorizam o legado e as lutas da população negra por todo território nacional. A ideia faz parte das ações para relembrar e refletir acerca do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, que é feriado em todo o país.

13 de novembro de 2025

Conheça as 20 experiências premiadas pelo Selo Petronilha de educação antirracista

 

Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. (FOTO | Marcos Santos | USP Imagens).

A educação antirracista é uma das forças mais transformadoras da escola. Entre suas vozes inspiradoras, está a professora Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, pesquisadora e referência nacional e internacional na defesa da igualdade racial. Sua trajetória inspirou o MEC (Ministério da Educação) a criar o Selo Petronilha, que reconhece experiências de redes de ensino comprometidas com a equidade e com a valorização das culturas afro-brasileiras e quilombolas.

9 de novembro de 2025

Africano de Mocambique parabeniza escola de Nova Olinda por projeto “Raízes da Ancestralidade”

Dinho Juma, de Moçambique. (FOTO | Reprodução | Instagram).

 

Por Nicolau Neto, editor

Neste domingo, 09, o africano Dinho Juma, gravou vídeo parabenizando a Escola de Ensino Fundamental Padre Cristiano Coelho, do município de Nova Olinda, na região do cariri cearense, pelo desenvolvimento do projeto “Raízes da Ancestralidade.

Ana Maria Gonçalves toma posse e se torna 1ª mulher negra na Academia Brasileira de Letras

 

Ana Maria Gonçalves. (FOTO | Dani Paiva | ABL).


A escritora Ana Maria Gonçalves tomou posse, nesta sexta-feira (7), na cadeira 33 da Academia Brasileira de Letras, tornando-se a primeira mulher negra a ocupar um assento na instituição fundada em 1897. A cerimônia aconteceu no Petit Trianon, no Centro do Rio de Janeiro, e marcou um capítulo histórico na luta por representatividade na literatura brasileira.

8 de novembro de 2025

UNB concede título de Doutora Honoris Causa à escritora Lélia Gonzalez

Lélia Gonzalez. (FOTO | Reprodução).

A Universidade de Brasília (UnB) concedeu, nesta quinta-feira (6/11), o título de Doutora Honoris Causa à professora e ativista Lélia Gonzalez. A cerimônia ocorreu no auditório da associação de docentes da instituição.

Instituto Geledés provoca reflexão sobre a representatividade negra em posições de liderança

 

#QuemVemDepois. (FOTO | Reprodução).


A presença de pessoas negras em posições de liderança e destaque ainda é uma exceção no Brasil. Apesar dos avanços sociais das últimas décadas, a realidade mostra que muitas dessas figuras são “as primeiras e únicas” em seus espaços de poder. Foi a partir dessa constatação que foi lançada a campanha “Quem Vem Depois”, de Geledés – Instituto da Mulher Negra.

6 de novembro de 2025

GRUNEC celebra 25 anos e participa da entrega do Selo Petronilha Beatriz a municípios que promovem ações étnico-raciais

 

GRUNEC celebra 25 anos e participa da entrega do Selo Petronilha Beatriz a municípios que promovem ações étnico-raciais. (FOTO | Reprodução | WhatsApp).

Em comemoração aos seus 25 anos de atuação, o Grupo de Valorização Negra do Cariri (GRUNEC) participou da solenidade de entrega do Selo Petronilha Beatriz, reconhecimento concedido a 20 Secretarias Municipais de Educação que desenvolveram ações voltadas para a promoção das relações étnico-raciais nas escolas.

3 de novembro de 2025

Novembro Negro 2025 da Escola Padre Luís Filgueiras terá mesas temáticas sobre a Lei 10.639 e apresentação de artigo

 

EEMTI Padre Luís Filgueiras, em Nova Olinda. (FOTO | Professor Nicolau Neto).

Por Nicolau Neto, editor

O Novembro Negro 2025 da Escola de Ensino Médio Padre Luís Filgueiras já tem data definida. Este ano a homenageada será a professora, historiadora e ativista negra Beatriz Nascimento e terá como temática central a "Lei 10.639: quando o silêncio é o principal obstáculo para a construção da Educação Antirracista." O evento busca refletir os caminhos construídos ao longo do ano para uma educação que priorize as relações étnico-raciais.

Ministério da Igualdade Racial lança mapa para reunir ações em celebração ao Novembro Negro

 

Imagem de evento em celebração ao novembro negro em 2023. (FOTO | Rovena Rosa/Agência Brasi).

O Ministério da Igualdade Racial (MIR) lançou no dia no sábado (1°) o “Mapa da Igualdade Racial”, plataforma criada para a inscrição de eventos e ações de mobilização da agenda racial em todo o país. A iniciativa integra a campanha “Brasil pela Igualdade Racial” e faz parte das celebrações do Novembro Negro.

2 de novembro de 2025

49% dos estudantes da Escola Padre Luís Filgueiras afirmam que não conheciam as leis 10.639 e 11.645 no ensino fundamental

 

Entrada de Nova Olinda-CE. (FOTO | Professor Nicolau Neto).

Por Nicolau Neto, editor

2025 será o segundo ano em que o 20 de novembro, dia Nacional da Consciência Negra e de Zumbi dos Palmares, é relembrado e refletido como feriado em todo o país. Mas, mais do que nunca será momento oportuno para destacar que não é um data para ser folclorizada e muito menos para comemorada. Estamos longo disso.

Clóvis Moura, o intelectual que estudou a resistência dos negros no Brasil

 

Clóvis Moura. (FOTO | Divulgação).

Clóvis Steiger de Assis Moura, conhecido como Clóvis Moura, nasceu em Amarante, no Piauí, no dia 10 de julho de 1925. Foi, e continua sendo, um respeitado jornalista, sociólogo, historiador e escritor brasileiro, produzindo importantes estudos sobre a escravidão e sobre a resistência dos negros no Brasil. Um dos pontos centrais de seu trabalho é “a ênfase no processo de resistência violenta do negro ao escravismo” (OLIVEIRA, 2011). Em 1975, fundou o Instituto Brasileiro de Estudos Africanistas (IBEA) e promoveu cursos, debates e atividades culturais com a participação dos militantes do movimento negro, que, nesse período, se organizava de forma mais efetiva.

1 de novembro de 2025

Blog Negro Nicolau atinge 12 milhões de acessos e se consolida como ferramenta didática sobre conteúdos antirracistas

(FOTO | Reprodução | Canva).

Por Nicolau Neto, editor

O mês de novembro chegou trazendo uma grande alegria. O blog Negro Nicolau atingiu nas primeiras horas desta tarde, 01, a marca impressionante de 12 milhões de acessos. 1 milhão em apenas 3 meses e 8 dias, visto que no último dia 23 de julho, o portal bateu nas casas do 11 milhões, conforme publicada nas nossas redes sociais.