30 de dezembro de 2025

Primeira Roda de Poesia no Gesso de 2026 inicia o ano com arte, música e resistência cultural no Crato

 

Luide Aquino. (FOTO | Reprodução | WhatsApp).


O Coletivo Camaradas realiza a primeira Roda de Poesia no Gesso de 2026, marcando o início do ano com um encontro repleto de expressão artística, afeto e celebração da cultura popular. O evento acontece neste sábado, 03 de janeiro, a partir das 17h, no Terreiro do Coletivo Camaradas, no Centro do Crato/CE.

28 de dezembro de 2025

A democracia de chinelo

 

(FOTO | Reprodução).

Ah, a sofisticada arte do boicote patriótico! Nada mais previsível — e deliciosamente irônico — do que ver uma parcela de conservadores, que usualmente defende o livre mercado e a racionalidade econômica, entrar em colapso político-existencial por causa de um trocadilho publicitário de fim de ano. Mas não é sobre chinelos.

26 de dezembro de 2025

O que há em comum entre as “cartas-testamento” de Getúlio Vargas e J. Bolsonaro?

 

Getúlio Vargas e Jair Bolsonaro. (FOTO | Gerada por IA).

Nada….

Deixar “carta-testamento” é uma prática comum na vida de governantes. A mais famosa que tivemos na nossa história foi a de Getúlio Vargas que afirmou “sair da vida para entrar na história”. E entrou: foram muitos Vargas: o golpista, o ditador, o desenvolvimentista, o presidente eleito, o pai dos pobres, o presidente dos direitos trabalhistas. Com o suicidou de GV, o povo foi às ruas e adiou em 10 anos o golpe civil militar de 1964.

24 de dezembro de 2025

Altaneira institui Selo Escola Antirracista

 

Selo Escola Antirracista é instituído em Altaneira. Na imagem, a mesa diretora da Câmara na sessão que aprovou o Selo. (FOTO | Marcos Lima).

Por Nicolau Neto, editor

Conhecida por aprovar diversas legislações antirracistas, o município de Altaneira, no cariri cearense, entrou para o grupo daqueles que instituíram como política pública o Selo Escola Antirracista. A ação foi aprovada como projeto de lei (nº 026/2025) no último dia 1º de dezembro pelo poder legislativo.

Líderes da luta antirracista inspiram nomes de brasileiros; veja lista

 

O revolucionário  e então presidente de Moçambique, Samora Machel, discursa no estádio de Machava, celebrando o primeiro aniversário da independência mocambicana, Maouto, 25 de junho de 1976. (FOTO | AFP).


Líderes nacionais e internacionais da luta antirracista serviram de inspiração para nomes de brasileiros, segundo lista divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento feito mostrou quais são os nomes mais populares e inusitados entre os brasileiros. A lista de nomes do IBGE é liderada por Maria, com 12 milhões de registros, e José, com cinco milhões de pessoas no país.

23 de dezembro de 2025

'Quarto de Despejo', de Carolina Maria de Jesus, ganhará versão para o cinema

 

Maria Gal como Carolina Maria de Jesus. (FOTO | Mariana Vianna).


Quarto de despejo é um lugar onde as pessoas deixam aquilo que não querem mais, que não são úteis ou que simplesmente não querem às vistas. O nome, escolhido pela escritora mineira Carolina Maria de Jesus para descrever a realidade na qual estava inserida na Favela do Canindé (SP), ainda reúne fome, miséria, preconceito e o cotidiano sofrido descrito nas páginas do diário de uma favelada.

21 de dezembro de 2025

Assaré divulga concurso público com salários que chegam a R$ 14 mil

 

(FOTO | Reprodução).


Por Nicolau Neto, editor

Com 125 vagas para as mais variadas profissões, entre nível fundamental e superior, o município de Assaré, na região do cariri, divulgou edital de concurso público. O certame será realizado através da Universidade Regional do Cariri e as inscrições terão início no próximo dia 30 de dezembro.

Museu Afro Brasil lança guia que mapeia acervos da cultura negra no país

 

Fachada do Museu Afro Brasil. (FOTO | Reprodução | Museu Afro Brasil).


O Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, lançou o Guia Rede de Acervos Afro-brasileiros 2026. A publicação inédita, lançada em celebração ao Dia Nacional da Pessoa Museóloga, mapeia 106 iniciativas inscritas em chamamentos realizados em 2024 e 2025.

20 de dezembro de 2025

Qual o futuro do ensino noturno no Ceará com a universalização do tempo integral

 

(FOTO |Reprodução).

Em 2026, o Ceará tem a meta de universalizar o ensino médio em tempo integral na rede pública estadual, uma demanda histórica da educação que ganhou força nas últimas eleições, quando o atual governador Elmano de Freitas (PT) assumiu o compromisso de cumprir esse objetivo até o fim do mandato. A mudança, porém, impõe um desafio adicional: a situação dos estudantes que não podem ou não desejam aderir à jornada ampliada e dependem da oferta em tempo parcial, concentrada, sobretudo, no período noturno. Como essa oferta será mantida e de que forma esses alunos serão atendidos?

19 de dezembro de 2025

IFCE promoverá curso de extensão Saberes Tradicionais Quilombolas Caririenses para professores de Altaneira

 

IFCE Campus Crato. (FOTO | Divulgação | IFCE Crato).

Por Nicolau Neto, editor

O Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Crato, estará promovendo para professores e professoras da rede pública municipal de Altaneira o curso de extensão Saberes Tradicionais Quilombolas Caririenses. A ação está vinculada ao Programa Escola Nacional Nego Bispo de Saberes Tradicionais.

STF reconhece racismo estrutural no Brasil e determina medidas de enfrentamento pelo poder público

 

Na imagem, a estátua da justiça em frente ao prédio do Supremo Tribunal Federal, em Brasília (DF). (FOTO | Pedro Ladeira | AFP).

Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu nesta quinta-feira (18) a existência de racismo estrutural no Brasil e a ocorrência de graves violações a preceitos fundamentais da população negra. O julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 973 terminou com a determinação de uma série de obrigações ao poder público.

18 de dezembro de 2025

Bancadas de esquerda vão ao STF contra PL da Dosimetria e apontam manobra no Senado

 

(FOTO | Geraldo Magela | Agência Senado).

O PSOL, PT, PSB e PCdoB, entraram com mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a tramitação do PL 2.162/2023, o PL da Dosimetria, que beneficia o ex-presidente Jair Bolsonaro. Na ação, os partidos apontam como ilegal uma manobra regimental adotada no Senado, que teria contado com o apoio do líder do governo, senador Jaques Wagner (PT-BA).

16 de dezembro de 2025

Projeto Afrobarroco é lançado no Cariri buscando reforçar aplicação das leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008

 

Projeto Afrobarroco é lançado no Cariri buscando reforçar aplicação das leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008. (FOTO | João Stangherlin). 

Na noite desta sexta-feira (12), o Terreiro das Pretas, no município do Crato, foi palco do lançamento do projeto político-pedagógico Afrobarroco no Cariri. Com o tema “O Recôncavo encontra o Cariri”, o evento reuniu representantes de movimentos sociais, educadores, agentes culturais e comunidades tradicionais, além da presença do cantor, compositor e pesquisador da ancestralidade musical pan-africana do Brasil, Mateus Aleluia.

15 de dezembro de 2025

A educação para as relações étnico-raciais só tem espaço nas escolas em novembro?

 

(FOTO | Reprodução | Brasil de Fato - CE).

No calendário escolar cearense, é comum encontrar eventos científicos e culturais relacionados à Semana da Consciência Negra em novembro. Durante essa semana, vê-se estudantes celebrando as artes, a religião, as personalidades, a história e a beleza do povo preto, temas esses que pavimentaram, e ainda pavimentam, as estruturas da nossa sociedade. Tal perspectiva de ensino ganhou espaço com a lei 10.639/03, que tornou obrigatório o ensino da história e da cultura afro-brasileira na educação básica, e desse modo, os temas relacionados à negritude têm chegado às escolas, apesar de um currículo ainda majoritariamente eurocentrado. Nesse contexto, cabe-nos uma pergunta: a escola está conseguindo dar conta de promover o letramento racial na sociedade brasileira?

14 de dezembro de 2025

Blog Negro Nicolau atinge marca de 13 milhões de acessos

 

Nicolau Neto, fundador e editor do blog. (FOTO | Acervo pessoal)

Por Nicolau Neto, editor

2025 está chegando ao fim. Mas antes do seu término, o blog Negro Nicolau superou as expectativas e já atingiu nesta tarde de domingo, 14, a marca impressionante de 13 milhões de acessos. No início do mês passado, essa mídia tinha alcançado os 12 milhões.

13 de dezembro de 2025

INEP divulga resultado da prova nacional docente

 

(FOTO | Reprodução | INEP).


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), disponibilizou, nesta sexta-feira, 12 de dezembro, os resultados da Prova Nacional Docente (PND) 2025. As notas individuais estão disponíveis na Página do Participante, no Sistema PND. Os resultados da reaplicação, realizada em 30 de novembro, serão divulgados na próxima segunda-feira, dia 15 de dezembro.

12 de dezembro de 2025

Novo PNE tem avanços tímidos e retrocessos inaceitáveis após ceder a pressões da extrema direita, avalia professor da USP

 

Plano Nacional de Educação (PNE) define diretrizes, metas e estratégias para a política educacional brasileira no próximo decênio. (Crédito | Mariana Leal | MEC).

O texto do novo Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado na Câmara nesta quarta-feira (10) e agora em análise no Senado, representa um conjunto de retrocessos e abre brechas para aprofundar desigualdades, analisou o professor Daniel Cara, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Em entrevista ao Conexão BdF, da Rádio Brasil de Fato, ele afirmou que o documento “não traz grandes novidades em relação ao plano anterior, que não foi cumprido” e que, além de tímido, cedeu a “pressões de setores ultrarreacionários e ultraliberais”.

11 de dezembro de 2025

Pautas de igualdade racial têm pouco espaço nas discussões da Câmara, aponta levantamento

 

A pesquisa também revela que os parlamentares negros, mulheres e indígenas são os que mais estimulam o debate racial e possuem atuação nos projetos. (Fonte | Antônio Cruz | Agência Brasil).


Um estudo publicado nesta terça-feira (9) pelo Instituto de Referência Negra Peregum apresenta o Ranking Igualdade 2025, que busca avaliar o desempenho dos deputados federais em pautas de igualdade racial. Ao todo foram analisados 37 mil documentos da Câmara e do Senado, abrangendo votos, emendas, discursos e projetos voltados para a área.

9 de dezembro de 2025

Ensinafro, da Escola Padre Luís Filgueiras, fecha parceria com o Leia Mulheres Negras, da URCA

 

Professor Nicolau Neto apresentando algumas ações do Ensinafro na EEIEF Hermano Chaves Franck, em Santana do Cariri. (FOTO | Acervo pessoal).


Por Nicolau Neto, editor 

O Ensinafro dentro da EEMTI Padre Luís Filgueiras, única escola de ensino médio em tempo integral em Nova Olinda, no cariri cearense, nasceu em 2023 como prática pedagógica afrocentrada idealizada pelo professor Nicolau Neto. Consiste em trabalhar os conteúdos de História e Sociologia tendo como eixo central a perspectiva africana.

7 de dezembro de 2025

Avanço da direita entre jovens vem da precarização, da internet e do distanciamento histórico, indica cientista social

 

Deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) em ato bolsonarista. (FOTO | Reprodução/Instagram stories Nikolas Ferreira).

Um novo estudo do AtlasIntel em parceria com a Bloomberg revelou que a direita aparece ligeiramente à frente da esquerda quando se olha o conjunto da população brasileira: 42% contra 40%. Mas a vantagem conservadora cresce justamente entre os mais jovens, chegando a uma diferença de até 27 pontos percentuais entre gerações.

6 de dezembro de 2025

Escola Hermano Chaves Frank, de Santana do Cariri, promove I Mostra de Cultura Afro-brasileira e indígena

 

Escola Hermano Chaves Frank, de Santana do Cariri, promove I Mostra de Cultura Afro-brasileira e indígena. (FOTO | Reprodução | Instagram).

Por Nicolau Neto, editor

Na última quarta-feira, 03 de dezembro, a Escola de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Hermano Chaves Frank, localizada em Pedra Branca, zona rural do município de Santana do Cariri, promoveu sua I Mostra de Cultura Afro-brasileira e indígena.

Professores de Milagres-CE Recebem o Certificado “Agente da Memória 2025” da SEDIH/CE

 

O professor Carlos César atuando na sala de aula da EEMTI Dona Antônia Lindalva de Morais.

A comunidade milagrense e a rede de ensino do Ceará estão em festa! A nossa mídia antirracista tem a honra de anunciar um reconhecimento de extrema importância para dois de seus mais dedicados e notáveis educadores. Os professores Carlos César Pereira de Sousa e Ana Maria Nunes da Silva foram oficialmente contemplados com o prestigiado Certificado “Agente da Memória 2025”, uma honraria outorgada pela Secretaria dos Direitos Humanos do Estado do Ceará (SEDIH).

4 de dezembro de 2025

Sueli Carneiro recebe o Prêmio Juca Pato de intelectual do ano

 

Sueli Carneiro. (FOTO | Reprodução |Internet).

Sueli Carneiro recebeu, na última sexta-feira, o prêmio Juca Pato de intelectual do ano. Esta honraria representa não somente o reconhecimento da União Brasileira dos Escritores (UBE), como também abre novos caminhos para as intelectuais negras do Brasil.

Alunos de escola cívico-militar cantam música do Bope que incentiva violência em favelas

 

(FOTO | SEED).

Um vídeo gravado no Colégio Estadual Cívico-Militar João Turin, em Curitiba, gerou indignação após mostrar alunos marchando e cantando músicas do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) que fazem apologia à violência, especialmente em favelas. O registro foi divulgado pelo APP-Sindicato no último sábado (29), e mostra crianças entoando versos como “entrar na favela e deixar o corpo no chão” e “o Bope tem guerreiros que matam fogueteiros”, que reforçam estereótipos criminosos associados a territórios periféricos e, historicamente, à população negra.

Educar para Curar Silêncios: A Importância de Ensinar Cultura Afro nas Escolas

 

(FOTO | Reprodução).

Mais de duas décadas após a criação da lei que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas, São Paulo segue descobrindo que essa não é apenas uma pauta curricular — é um exercício de consciência coletiva. Em meio a avanços e ruídos, a iniciativa mostra que ensinar essa história vai muito além de cumprir uma norma: é sobre olhar para o Brasil com honestidade, reconhecer suas raízes e enfrentar os fantasmas que insistem em sobreviver no cotidiano.

3 de dezembro de 2025

Pobreza cai ao menor nível desde 2012, mas desigualdade racial segue profunda no país

 

(FOTO | Getty Images).

A pobreza no Brasil atingiu em 2024 o menor nível desde 2012, segundo a Síntese de Indicadores Sociais (SIS) divulgada pelo IBGE. Mesmo com o recuo, o cenário continua marcado por fortes desigualdades raciais, regionais e etárias: 1 em cada 4 brasileiros ainda vive abaixo da linha de pobreza.

1 de dezembro de 2025

Pele Negra, Máscaras Brancas: do que fala o livro mais notório de Franz Fanon

 

Frantz Fanon ( FOTO |Reprodução).

Frantz Fanon foi um dos mais influentes filósofos, psiquiatras e ensaístas do século XX. Nascido em 1925 na ilha caribenha da Martinica — então uma colônia francesa — Fanon cresceu em um território marcado pela herança colonial, pela estratificação racial e pela presença direta do poder europeu. De origem afro-caribenha, ele viveu intensamente as contradições de ser, ao mesmo tempo, cidadão francês e sujeito racializado em um império colonial.