15 de novembro de 2025

Prática afrocentrada na Escola Padre Luís Filgueiras está no Mapa da Igualdade Racial

 

EEMTI Padre Luís Filgueiras, em Nova Olinda-CE. (FOTO | Professor Nicolau Neto).

Por Nicolau Neto, editor 

O Ministério da Igualdade Racial (MIR) lançou no dia 1° de novembro o hotsite que vida ampliar a visibilidade das atividades que valorizam o legado e as lutas da população negra por todo território nacional. A ideia faz parte das ações para relembrar e refletir acerca do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, que é feriado em todo o país.

Segundo o MIR, a temática deste ano é “Justiça Climática, Território e Dignidade”, e integra parte da Campanha Brasil pela Igualdade Racial.

“Esse é um dispositivo inclusivo que une a diversidade das contribuições negras distribuídas pelo Brasil em um só lugar , tão fundamental quanto tantas outras tecnologias ancestrais trazidas pela diáspora africana e que enriquecem a cultura brasileira”, disse Anielle Franco, Ministra da Igualdade Racial.

Conforme informações do MIR, a plataforma interativa impulsiona a participação de movimentos sociais, entidades da sociedade civil e órgãos de promoção da igualdade racial a inscrever em suas ações para compor esse espaço de mobilização da agenda racial .

No mapa é possivel perceber permite eventos , atividades, palestras, exposições e outros atos com informações detalhadas sobre cada atividade cadastrada, como local, data, horário e organização responsável .

No hotsite, será possível encontrar a programação do mês de novembro pensada pelo MIR. Ela será atualizada ao longo do mês. A página contém, ainda, as principais notícias sobre a programação e ações do Novembro Negro com participação do MIR.

(FOTO | Reprodução | Mapa da Igualdade Racial).


Prática pedagógica afrocentrada na EEMTI Padre Luís Filgueiras 

O município de Nova Olinda, na região do cariri cearense, só tem uma prática cadastrada. Trata-se da prática pedagógica afrocentrada intitulada "Educação Antirracista: um dever fazer coletivo." Este ano a homenageada será a professora, historiadora e ativista negra Beatriz Nascimento. 

O evento busca refletir os caminhos construídos ao longo do ano para uma educação que priorize as relações étnico-raciais.

No ensejo, haverá uma programação recheada de análises e reflexões sobre os caminhos e as estratégias utilizadas para a construção de uma educação voltada para as relações étnico-raciais (ERER). Na manhã do dia 19, terá a presença do professor, poeta e escritor César Pereira, do município de Milagres-CE que discutirá sobre a temática "Lei 10.639 | quando o silêncio é o principal obstáculo para a construção da Educação Antirracista." A tarde os estudantes dos 3° Ano (Cícera Jamylle, Daniel Melo, Maria Edilaine e Vitor Cordeiro), falarão sobre a "Educação Antirracista: um dever fazer coletivo."

Além das mesas temáticas haverá demonstrações de práticas antirracistas cotidianas nas salas de aulas em História e Sociologia e apresentação do artigo científico "O Ensino de Sociologia na EEMTI Padre Luís Filgueiras e as Relações Étnico-Raciais (2022-2024)", pelo professor Nicolau Neto.

O público também acompanhará apresentações artísticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!