30 de junho de 2025

Caderno do Plano Nacional de Educação Antirracista será lançado nesta terça com mais de 400 propostas

 

Instalada a Frente Parlamentar Mista Antirracismo em Brasília (DF) no dia 11 de abril de 2023. (FOTO | Lula Marques | Agência Brasil).

A Frente Parlamentar Mista Antirracista vai lançar nesta terça-feira (1) o caderno do Plano Nacional de Educação (PNE) antirracista na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). A proposta é um conjunto de diretrizes para o novo Plano Nacional de Educação seja um instrumento de combate ao racismo e promova a igualdade racial.

O caderno é resultado de uma ampla escuta pública que reuniu mais de 400 propostas de todas as regiões do país. O projeto contou com a participação de movimentos negros, indígenas, quilombolas, educadores e conselhos de participação social.

Professor Nicolau Neto envia cinco propostas para o Plano Nacional de Educação Antirracista

A frente atua junto ao Congresso Nacional para promover ações de combate as desigualdades raciais no legislativo e no executivo, assim como buscar efetivar políticas públicas em prol da equidade racial. A iniciativa é coordenada pelas deputadas federais Dandara Tonantzin (PT-MG), Carol Dartora (PT-PR), além do senador Paulo Paim (PT-RS) e a senadora Zenaide Maia (PSD-RN).

MIR abre consulta para elaboração de um Plano Nacional de Educação Antirracista

Durante o ato, será realizada a entrega oficial do caderno de propostas à Comissão Especial do PNE da Câmara dos Deputados para fortalecer o dialogo entre a sociedade civil e o parlamento.

Haverá também palestras com lideranças do movimento negro e indígena como a Iraneide Silva, secretária-executiva da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) e fundadora do Ayabás, Instituto da Mulher Negra do Piauí; do escritor Edson Kayapó, pertencente ao povo Mebengokré e membro do Parlamento Indígena do Brasil e de Vanda Machado, especialista em educação etnicorracial e criadora do projeto Irê Ayó, considerada referência na área pelo Ministério da Educação.

______

Com informações da Alma Preta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!