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Imagem puramente ilustrativa. |
Curso E-Proinfo: “Ensinando e
Aprendendo com as TICs”
Síntese
do texto “A sociedade da aprendizagem e
o desafio de converter informação em conhecimento”, de Juan Ignacio Pozo
(2004).
O
grande desafio da educação ante as mudanças avassaladoras proporcionadas pelos
recursos digitais é fazer com que o estudante consiga fazer desses aparatos
tecnológicos algo importante no processo da aprendizagem. Testemunha-se de
forma recorrente um emaranhado de jovens descontentes com a sala de aula e com
os professores, pois enxergam esses ambientes como sem importância e sem ter,
na grande maioria das vezes conexão nenhuma com as experiências por eles
vividas. Ressalte-se que o ensino com as
novas mídias e a apropriação dos estudantes com estas deve ser vista com rigor
pedagógico. Afinal de contas, há uma diversidade de informações e em um volume
muito grande que o corpo discente toma contato e, que nem sempre é saudável
para o objetivo maior da educação, a saber, formar cidadãos críticos atuantes
do meio em que vive para poder transformá-lo. Para que isso ocorra é
fundamental se ter professores capacitados para lhe dar com as TICs e fazer com
que as informações ora expostas e de forma instantânea se torne em
conhecimentos.
Moran
(1998) argui que o trabalho com as TICs deve ser questionador das relações consensuais
entre educador e educando. O professor deve assumir um papel de humano. Ele
precisa estar aberto e valorizar a busca e incitar seus alunos a terem cada vez
mais sede de conhecimento. Dentro desta perspetiva, faz necessário uma mudança
de postura tanto do professor quanto do aluno e criar alternativas de
aprendizagem que permita a transformação das informações recebidas
instantaneamente em conhecimentos e isso precisa ser feito primando sempre pela
criticidade dos discentes, ou seja, ao tomar contato com determinada informação
ele deve ser capaz, de forma dialética e dialógica, se posicionar criticamente
tomando partido.
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