“A Base Nacional Comum é a base sobre a qual
podemos construir uma mudança significativa na educação”, disse o ministro
da Educação, Renato Janine Ribeiro, durante a apresentação do documento de
referência para discussão da base nacional curricular da educação básica, nesta
quarta-feira, 16. O documento, disponível para consulta pública, apresenta os
conteúdos para as áreas de linguagem, matemática, ciências da natureza e
ciências humanas em cada etapa escolar do estudante.
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Ministro da Educação, Renato Janine, durante apresentação do documento de referência da Base Nacional Comum. |
Para
o ministro, a consulta pública é um importante instrumento de participação
democrática, que permitirá à sociedade brasileira contribuir para a construção
dos currículos dos ensinos fundamental e médio. “É um documento de discussão, e é muito importante que cada componente
curricular seja amplamente discutido por todos que trabalham com esses
componentes, sejam professores, pesquisadores, mas também por todos os membros
da sociedade”, disse Janine Ribeiro.
Para
a secretária de Educação do município baiano de Una, Leninha Cavalcante,
vice-presidente, na Bahia, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de
Educação (Undime), a participação das redes de educação é o caminho para
superar divergências e estreitar as relações. “Nós nos sentimos próximos do Ministério da Educação para construir algo
do qual somos os atores principais”, disse. “A expectativa da participação social é fantástica; é importante que o
documento tenha a identidade da educação pública que a gente defende.”
As
contribuições podem ser enviadas a partir do dia 25 próximo, até 15 de dezembro
de 2015, de forma individual; por meio das redes, que sistematizam discussões e
propostas de professores, comunidade e demais profissionais da educação; e a
partir de organizações como instituições de educação superior e grupos da
sociedade civil.
A
Base Nacional Comum Curricular está prevista no Plano Nacional de Educação
(PNE) para 2014-2023, aprovado em 2014, por unanimidade, pelo Congresso
Nacional e sancionado sem vetos (Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014) pela
presidenta da República, Dilma Rousseff.
Princípios
O documento de referência reúne direitos e
objetivos de aprendizagem relacionados às áreas do conhecimento e seus
respectivos componentes curriculares para todas as etapas da educação básica. A
Base Nacional Comum é constituída pelos conhecimentos fundamentais aos quais
todos os estudantes brasileiros devem ter acesso em todas as escolas do país.
Uma parte será comum a todas as escolas; outra, regionalizada, deve ser
construída em diálogo com a primeira e de acordo com a realidade de cada
escola, em atenção não apenas à cultura local, mas a escolhas de cada sistema
educacional sobre as experiências e conhecimentos a serem oferecidos aos
estudantes ao longo do processo de escolarização.
Para
o ministro Janine Ribeiro, a Base Nacional Comum abre também a discussão sobre
a parte específica, regionalizada, que diz respeito a cada rede de ensino. “É
importante que essa discussão não atrase para que as redes pensem na parte
específica”, disse. “Precisamos discutir também essas partes específicas e de
que maneira elas respeitam a regionalidade.”
Etapas
Na
educação infantil, os objetivos de aprendizagem são apresentados a partir das
quatro áreas do conhecimento, tendo como referência campos de experiências que
potencializam as relações das crianças com múltiplas linguagens e
conhecimentos. A integração entre a etapa da educação infantil e a do ensino
fundamental é estabelecida pelo modo como as experiências propostas na primeira
etapa se desdobram e se articulam com as propostas de cada componente
curricular nos anos iniciais da segunda.
Para
o ensino fundamental e para o ensino médio, os objetivos de aprendizagem dos
diferentes componentes curriculares são apresentados ano a ano, de forma a oferecer
uma orientação mais precisa aos sistemas de ensino, escolas e professores com
relação à progressão desses objetivos ao longo do processo de escolarização.
Tal orientação não dever ser entendida, entretanto, como uma prescrição da
progressão. Importa muito mais observar o alcance do conjunto de objetivos nos
anos que demarcam a transição entre as diferentes etapas — da educação infantil
ao ensino fundamental, dos anos iniciais aos anos finais, e até o ensino médio
e a conclusão deste.
O
documento de referência e mais informações são encontrados na página da Base Nacional Comum Curricular na internet.
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