8 de novembro de 2024

Enem 2024: CE tem 2º maior comparecimento de alunos do Brasil e 100% de concluintes da rede pública

 

A Escola Padre Luís Filgueiras, em Nova Olinda-CE, foi sede da prova do ENEM 2024. (FOTO | Professor Nicolau Neto).

O Ceará registrou o segundo maior percentual de comparecimento de inscritos no 1º dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre os estados brasileiros, em 2024. Dos 250.388 participantes, 78,5% estiveram nos locais de provas no último domingo (3). Os dados foram divulgados nesta semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O estado cearense ficou atrás apenas de Sergipe, que teve 78,9% de comparecimento dos inscritos no 1º dia de prova. Os estados do Nordeste, inclusive, foram destaque em presença no Exame. Dos 9 entes, seis ocupam as primeiras colocações de percentual de presença de participantes. No País, a média de presença dos participantes do Enem foi de 73,5%. 

Além disso, o Ceará teve 100% dos alunos concluintes do Ensino Médio da rede pública inscritos no Exame -113 mil estudantes. Os dados do MEC são baseados nas matrículas do Censo Escolar 2023. Já a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), que trabalha com os números mais atualizados de matrículas de 2024, menciona que 99% dos concluintes foram  na prova.  

No ano passado, esse número foi de 89,5%. Apesar de inferior ao deste ano, foi o maior o percentual entre as unidades federadas em relação ao público-alvo na edição de 2023. 

No Enem de 2024, porém, o Estado não foi único a alcançar 100% das inscrições dos alunos da rede pública. Ao todo, 14 unidades federadas atingiram o índice em relação aos concluintes do ensino público. Para o ministro da Educação (MEC), Camilo Santana (PT), essa foi uma "das coisas mais importantes do Enem", uma vez que é a principal porta de entrada para o Ensino Superior. Ele atribuiu o resultado ao Pé-de-Meia e aos estímulos dos profissionais que compõem as redes estaduais, em entrevista no primeiro domingo de provas.

____

Com informações do Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!