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(FOTO | Reprodução). |
Durante
o desenvolvimento do projeto Educação para as Relações Étnico-Raciais na
Escola: Por Uma Educação Antirracista, Inclusiva e Multiétnica, os
profissionais da escola do Quilombo Dona Juscelina, em Muricilândia (TO),
sentiram falta de materiais de referência sobre educação antirracista e
educação quilombola. Pensando nisso, a equipe elaborou um livro para inspirar
outros/as educadores/as e a própria comunidade.
O
CEERT conversou com Gerson Alves dos Santos, que coordenou a publicação do
livro sobre educação quilombola e antirracista do Quilombo Dona Juscelina,
"Educação para as Relações Étnico-Raciais", lançada pela Editora
Kelps.
Como foi criada a publicação?
A
coletânea traz artigos de pesquisadores sobre educação das relações
étnico-raciais e suas experiências. Durante a pesquisa, observamos que há
poucas referências destinadas aos professores de comunidades quilombolas.
Qual é o objetivo dela?
A
ideia é que o material proporcione ferramentas para o desenvolvimento de
atividades em sala de aula, incentivando a implementação da Lei 10.639/03, que
alterou a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e incluiu no currículo oficial da
rede de ensino a obrigatoriedade da temática história e cultura
afro-brasileira; além da própria legislação quilombola.
Qual é a importância da publicação?
O
material é muito significativo principalmente na comunidade, porque lá a gente
percebeu essa ausência de instrumentos para o professor trabalhar em sala de
aula e também pouco conhecimento sobre a legislação quilombola. Faltam
instrumentos, materiais e métodos de aplicação da educação e da cultura
quilombola na sala de aula.
As
atividades ficavam muito superficiais e restritas a datas específicas em uma
visão muito folclórica e pouco politizada. A ideia é fazer com que o professor
e as escolas de modo geral possam ter uma visão política desse tema, trazendo a
cultura, tradição e costumes da comunidade para a escola.
Projeto
A publicação
é um dos produtos do Edital Equidade Racial na Educação Básica: pesquisa
aplicada e artigos científicos, lançado em 2019, iniciativa do Itaú Social
coordenada pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades
(CEERT), em parceria com o Instituto Unibanco, a Fundação Tide Setubal e o
Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
Outros/as
pesquisadores/as mapearam exemplos de práticas pedagógicas antirracistas e
também têm obras disponibilizadas para download gratuitamente no acervo digital
“Equidade Racial na Educação Básica: Pesquisas e Materiais”, que pode ser
acessado na Biblioteca Dinâmica do Observatório Anansi, pelo site: https://anansi.ceert.org.br/biblioteca
Até
dezembro deste ano, o acervo digital vai abrigar mais de 50 produções, entre
livros, teses acadêmicas, artigos, e-books, jogos didáticos e vídeos, que serão
lançados periodicamente.
A
iniciativa foi lançada oficialmente em 9 de janeiro deste ano, em comemoração
aos 20 anos da Lei 10.639, que alterou a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional), tornando obrigatório o ensino da história e cultura
afro-brasileira e africana nas escolas brasileiras.
_____________
Com informações do CEERT.
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