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Álbum Capoeira de Besouro (2010), de Paulo César Pinheiro (Ilustração: Xilografara de Ciro Fernandes). |
lustre
compositor e poeta brasileiro, Paulo César Pinheiro apresenta de forma
recorrente em suas composições a ligação do Brasil com a África. Em Capoeira de
Besouro, CD de 2010, conta a história da capoeira em forma de música. O
trabalho foi pensado originalmente para o musical Besouro Cordão-de-Ouro, sobre
o maior capoeirista baiano, mítico personagem, também violonista e compositor
de sambas de roda: Besouro Mangangá.
Publicado
originalmente no Afreaka
“Ninguém ouviu um soluçar de dor
No canto do Brasil.
Um lamento triste sempre ecoou
Desde que o índio guerreiro
Foi pro cativeiro e de lá cantou.
Negro entoou um canto de revolta
pelos ares
No Quilombo dos Palmares, onde se
refugiou.
Fora a luta dos inconfidentes
Pela quebra das correntes.
Nada adiantou.”
Canto
das Três Raças, inesquecível na voz de Clara Nunes, é um dos inúmeros exemplos
da criação de Paulo César Pinheiro, que traz a história do Brasil em versos que
ecoam pelos ares e ficam registrados na memória. A história do povo brasileiro
por meio dos ancestrais indígenas e dos negros africanos. Em Capoeira de
Besouro, o personagem popular ganha voz mais uma vez, pois Paulinho (como o
músico é chamado carinhosamente no meio artístico), já havia feito uma
homenagem ao capoeirista santoamarense, no samba Lapinha de 1968, nos versos: “Adeus Bahia, zum-zum-zum/ Cordão de ouro/ Eu
vou partir porque mataram meu besouro”.
A
capoeira nasceu no Brasil, criada por negros bantos de Angola que escravizados
encontraram nos gestuais de dança e luta uma forma de defesa. O nome vem do
local onde os escravos das fazendas se reuniam para praticar o jogo que parece
uma luta. No centro da roda dois pares se defrontam, enquanto ao redor são
acompanhados por palmas, ao ritmo do berimbau e de cantigas. Na jinga, entre
rasteiras e chutes, o capoeirista tem que mostrar agilidade e equilíbrio.
O
compositor carioca recebeu no 26º Prêmio da Música Brasileira, de 2015, o
prêmio de melhor canção, em sua parceria com Guinga, para Sedutora,
interpretada por Mônica Salmaso. (Foto: Wikipédia)
Lançado
pelo selo Quitanda, de Maria Bethânia, que assina a direção artística do disco,
com produção de Luciana Rabello, Capoeira de Besouro traz em cada uma das 14
faixas um toque de capoeira, como o Toque de Amazonas, que abre o álbum, o
Toque de Benguela e o Toque de Angola Dobrada, entre outros. Com capa e
ilustrações no encarte em xilogravura de Ciro Fernandes, a riqueza desse
material é complementada com textos de Mestre Camisa sobre os toques, que tem
participação também tocando berimbau.
Em
entrevistas o compositor carioca revela ter se aprofundado na história de
Henrique Pereira, nome de Besouro, em pesquisas realizadas em Santo Amaro da
Purificação, na Bahia, depois do personagem ter sido a ele revelado nos livros
de Jorge Amado. O musical Besouro Cordão-de-Ouro, de 2006, de sua autoria, teve
a direção de João das Neves e ganhou o Prêmio Shell de Teatro nas categorias
melhor música e direção musical.
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"Jogar capoeira", ou Danse de la Gueree, de Johann Moritz Rugensdas, de 1835. (Foto: Wikipedia). |
Segundo
o Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira, Paulo César Pinheiro é “considerado um dos maiores poetas da canção
popular do Brasil, reuniu, ao longo de sua carreira, uma volumosa obra gravada
por inúmeros cantores, contando, em 2011, com cerca de 1.100 músicas gravadas,
além das inéditas, totalizando mais de 2.000 músicas compostas”. E assim
continua sendo, em ativa carreira de escritor e compositor, recebendo prêmios e
homenagens. Salve o mestre e seus versos sempre atentos aos desmandos do mundo,
como em Toque de São Bento de Angola:
“Esse mundo não tem dono
E quem me ensinou sabia
Se tivesse dono o mundo
Nele o dono moraria
Como é mundo sem dono
Não aceito hierarquia
Eu não mando nesse mundo
Nem no meu vai ter chefia
É de Angola é de Angola é de Angola.”
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