Pages

16 de maio de 2019

Calçadão de Altaneira concentra dezenas de pessoas em manifesto contra cortes na Educação


Calçadão de Altaneira concentra dezenas de pessoas em manifestação
contra cortes na Educação. (FOTO/José Evantuil).

O município de Altaneira, na microrregião do cariri este, entrou para a lista daqueles que aderiu a paralização nacional contra o bloqueio das verbas.

Na quarta-feira, 15, todos os estados, além de Brasília, registram manifestações. Pela manhã e à tarde houve atos em, pelo menos, 150 cidades. Universidades e escolas também fizeram paralisações após convocação de entidades ligadas a sindicatos, movimentos sociais e estudantis e partidos políticos.

Em Altaneira, o corpo docentes foi dividido. Os da rede estadual de ensino se juntaram aqueles que, no mesmo horário, estavam protestando em Nova Olinda. Os da rede municipal ficaram e realizaram o ato no calçadão, no centro da cidade.

A manifestação começou por volta das 08h00 da manhã e reuniu, segundo o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Altaneira (SINSEMA), José Evantuil, professores, professoras, demais servidores (as) da educação, a ex-presidente da entidade sindical, Maria Lúcia de Lucena, os secretários de Governo e de Agricultura e Meio Ambiente, Deza Soares e Ceza Cristóvão, o presidente da Associação Universitária de Altaneira (AUNA), Marcos Ferreira, o prefeito Dariomar Rodrigues (PT), além da Secretária de Educação, Leocádia Rodrigues.

O presidente do SINSEMA informou ao Blog Negro Nicolau (BNN) que todos se revezaram nos discursos e destacou duas falas, a da Secretária Leocádia e a sua.

Leocádia pediu “empenho de todos para não ver a educação morrer à mingua”. Já Evantuil fez um balanço da conjuntura política “enfatizando que economias capitalistas saem novamente a colonizar países que possuem matéria prima para saquear mais uma vez” e concluiu “o Brasil está na mira do colonizador”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!