![]() |
(FOTO |Reprodução). |
Por Nicolau Neto, editor
Você já ouviu falar na expressão "complexo de vira-lata"? Não?
Ela foi trazida a público por Nelson Rodrigues, dramaturgo e jornalista brasileiro, na década de 50 do século passado. Para explicá-la, ele destacou que o brasileiro tem um sentimento de inferioridade em relação a outros países, especialmente os desenvolvidos. Hoje, a gente substitui sem prejuízo o termo "desenvolvido" por "Estados Unidos."
Mas você sabia que há também um "complexo de vira-lata" regionalizado? Pois é. Ele é percebido diariamente, sobretudo em redes sociais, onde muitos preferem divulgar, curtir e compartilhar conteúdos de pessoas que nunca viram, mesmo sendo do próprio país, do que fazer o mesmo com alguém do seu convívio.
No mundo digital as aparências valem mais do que a convivência. É melhor divulgar o trabalho de quem não conheço, pois me dará mais visibilidade do que o de alguém próximo e muitas vezes do próprio ciclo de amizades presenciais. Quem age assim enxerga este último como inferior intelectualmente. O "santo de casa não obra milagre" é na verdade, um "complexo de vira-lata" regionalizado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!