Pages

28 de março de 2025

Estatuto da Igualdade Racial de Altaneira ainda não foi sancionado

 

Da esq. para a dir., Ana Maria, secretária, Valmir Brasil,  presidente e Deza Soares,  Vice-presidente. (FOTO | Reprodução | Câmara Municipal).

Por Nicolau Neto, editor

O município de Altaneira, no cariri, se tornou no último dia 10 de março o 1° do Ceará a aprovar uma legislação que trata do Estatuto da Igualdade Racial.

O parecer 017/2025 sobre o PL foi emitido pelo relator da Comissão Permanente da Câmara, o vereador Junior Paulino (PT), no último dia 07 de março e lido e aprovado na oitava sessão ordinária ocorrida na noite do dia 10, sem que houvesse posicionamento em contrário. O fato faz com que o município de Altaneira entre mais uma vez para a história no enfrentamento ao racismo por meio de dispositivos legais e se torna o 3º município do país a contar com uma matéria dessa envergadura.

Dos mais de 5.000 municípios brasileiros, apenas Olinda, no Estado de Pernambuco, e o Rio de Janeiro, no Estado de mesmo nome, tem um Estatuto de Promoção da Igualdade Racial.

É importante destacar que o enfrentamento as desigualdades advindas do racismo é uma responsabilidade e um dever de todos e os poderes constitucionalmente instituídos precisam assumir seu papel na luta antirracista disseminando o debate a respeito da questão racial, contribuindo para desarranjar todas as formas de discriminação e preconceito presentes diariamente.

No entanto, passados dezoito dias da aprovação da matéria, a sanção pelo executivo municipal ainda não foi publicada no Diário Oficial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!