Por Nicolau Neto, editor
O blog negro Nicolau (BNN) vai terminar 2024 da mesma forma que iniciou. Continua como um dos diários virtuais do Estado mais lidos. Ao longo desses 13 anos já são mais de 9 milhões de acessos e é uma das principais mídias antirracistas do país ao lado do Portal Geledés, CEERT, Alma Preta Jornalismo, Notícia Preta, Mundo Negro, Instituto Búzios, Revista Raça, Blogueiras Negras, Correio Nagô, dentre outras.
Como foi destacado em outros textos, o blog já é reconhecido nacionalmente faz alguns anos. Sites de grande visibilidade no país - como o Geledés, o CEERT e o Instituto Búzios – tem reproduzido textos publicados neste espaço vez por outra. Ademais, tem se tornado uma constante o envio de mensagens de leitor, leitora e de quem não se reconhece como nenhum dos gêneros solicitando espaço neste diário virtual para a divulgação de textos e de projetos individuais ou coletivos.
Os textos do blog já são também constantemente replicados na região do cariri, sendo portanto, fonte e referência nos principais sites/portais e blog da região. Sites como o Miséria, Gazeta do Cariri e Potengi na Internet; portais como o Badalo; blogs, a exemplos do blog do Boa, blog do Amaury Alencar, blog de Altaneira e Ubuntu Notícias, além de sites institucionais, como o da CREDE 18 são provas disso.
Esta mídia se consolidou como referência nacional na comunicação antirracista. Como já foi destacado em outras oportunidades, o blog está entre as dez mídias negras mais influentes do Brasil, tendo como base o e-book “Mapeamento da Mídia Negra no Brasil” produzido Fórum Permanente pela Igualdade Racial (FOPIR).
Vale mencionar ainda que universidades já estão usando os textos do blog como referência em seus vestibulares, a exemplo da Universidade de Pernambuco que em uma questão sobre a temática da presença indígena no cariri cearense a partir de pesquisas arqueológicas, a UPE traz trechos de texto publicado em outubro de 2021 no blog, destacando as pesquisas realizadas na Comunidade São Bento, em Crato-CE, o que demonstra a forte presença indígena na região a cerca de 2.400 anos.
Pesquisas de graduação e pós-graduação também utilizam o blog como referência bibliográfica. Depois de ser citado alguns artigos científicos, como em “A ‘Terra da Luz’ tem preto, sim! - Um relato da experiência antirracista do portal Ceará Criolo como ponto de inflexão jornalística”, do jornalista Bruno de Castro; e de ser tema de dissertação de mestrado em História na Universidade Estadual do Ceará (UECE), do professor Thiago, cujo título era "História das Organizações Negras e Práticas de Ensino das Relações Étnico-Raciais em Maranguape-CE", o blog Negro Nicolau foi mais uma vez referência em trabalhos científicos. Em junho deste ano, o professor Diego Fernando usou como referência bibliográfica de sua monografia do curso de História (URCA), o blog. O trabalho Intitulado “Comunidade Quilombola Bananeira: legalização, pertencimento e identidade (2018-2024)”, discorreu sobre o processo recente de declaração deste povo como remanescente de quilombola, situada no distrito São Romão.
Pautas étnico-raciais
Ao longo desse ano, fizemos um monitoramento das principais mídias do Ceará, excluindo aquelas mantidas por núcleos de estudos, grupos de estudos e movimentos antirracistas, e constatamos que o blog Negro Nicolau foi a única mídia que escreveu sobre pautas étnico-raciais o ano todo.
Minha gratidão a todos, todas e todes que acompanham o blog e um abraço da equipe que o compõe: Valéria Rodrigues, Karla Alves, César Pereira, Ana Nunes, Alexandre Lucas, Fábio José, Maria Raiane, Josyane Gomes e Marina Silva e é também em nome desta equipe que agradeço a homenagem que recebi da Câmara de Altaneira - como editor deste blog - pela luta antirracista. Fui agraciado com certificado e medalha de honra ao mérito legislativo em face de sua luta ininterrupta pela eliminação do racismo e na construção de uma sociedade com equidade racial e de gênero. A honraria, prevista na Lei Orgânica, é de autoria do presidente e vereador Deza Soares através da Lei N° 570, de 1° de fevereiro de 2023.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!