Pages

13 de outubro de 2024

Número de vereadoras eleitas em Altaneira em 2024 diminui e atinge patamar de 2004

 

Ana Maria (PT) e Janne Meire (PSB), da esq. para a dir. (FOTOS | Divulgação | Divulgcand).

Por Nicolau Neto, editor

O número de vereadoras eleitas em Altaneira no último domingo, 06 de outubro, diminuiu. Ao todo, conforme noticiado aqui neste espaço, 14 nomes estiveram à disposição do (a) eleitorado para uma das nove vagas à Câmara. Destes, menos da metade (5) eram mulheres, o que corresponde a apenas 35,7%.

É importante notar que foram registradas 16 candidaturas ao legislativo municipal, mas duas mulheres acabaram desistindo e uma aderiu ao grupo da oposição poucos dias antes da eleição. Ainda assim, mesmo sem essas desistências, o número de mulheres era inferior aos dos homens. Se elas tivessem permanecido seriam 7, o que equivalia a 43,7%.  

Diante desse contexto, a sub-representação feminina na Câmara de Altaneira aumentou nessa eleição e volta ao patamar de vinte anos atrás. Em 2004 apenas Fátima Teixeira (PSDB) e Lélia de Oliveira (PPS) conseguiram ser eleitas. Para o quadriênio 2025 – 2028, ocuparão assento as novatas Ana Maria (PT) e Janne Meire (PSB).

Últimas cinco eleições

Considerando os últimos 20 anos ou as últimas cinco eleições, 2008 foi o ano em que a Câmara elegeu o menor número de mulheres. Apenas Lélia de Oliveira (PCdoB) representou essa parcela da população entre 2009 e 2012. Nas eleições de 2012, 2016 e 2020 sempre três mulheres conseguiam vitória nas urnas:

2012 - Alice Gonçalves (PSB), Lélia de Oliveira (PCdoB) e Zuleide de Oliveira (PSDB).

2016 - Alice Gonçalves (PRP), Silvânia Andrade (PT) e Zuleide de Oliveira (PSDB).

2020 - Rafaela Gonçalves (PT), Roberciânia Oliveira (PSD) e Silvânia Andrade (PT).

Critério cor/raça das eleitas em 2024

Ana Maria (PT) declarou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ser preta e Janne Meire (PSB) disse ser parda. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e com o Estatuto da Igualdade Racial, a soma de pretos e pardos forma a população negra no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!