Pages

18 de julho de 2024

IFCE remove nome de Castello Branco de auditório, que passa a homenagear Nilo Peçanha

 

Ex-presidentes do Brasil, Castelo Branco e Nilo Peçanha. (FOTO | Arquivo Pessoal).

Regularmente, centenas de alunos ocupam as cadeiras do auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Fortaleza para debater temas como educação, tecnologia, saúde e liberdade de expressão. No entanto, na entrada do auditório, recepcionando os alunos, havia uma ironia: uma placa com o nome do marechal Humberto de Alencar Castello Branco, primeiro presidente da ditadura militar brasileira, período de repressão e perseguição. O cenário, entretanto, agora é outro.

Antes denominado em homenagem ao ditador cearense, o auditório do IFCE Fortaleza passa a se chamar ‘Auditório Nilo Procópio Peçanha’, em referência ao primeiro presidente negro do Brasil. A colocação da nova placa deve ocorrer até o fim deste mês de julho.

Peçanha, apesar de ser carioca, governou de 1909 a 1910, durante a dita “República do Café com Leite”, na qual os estados de Minas Gerais e São Paulo se revezavam no poder.

A homenagem vem pelos impulsos do ex-presidente ao ensino técnico-profissional no Brasil. Por meio do Decreto nº 7.566, de 1909, Peçanha criou 19 Escolas de Aprendizes Artífices no Brasil, instituições que deram origem aos Institutos Federais de hoje.

A renomeação do auditório foi aprovada pelo Conselho Superior do Instituto Federal do Ceará, no último dia 1º de julho, atendendo à recomendação do Relatório da Comissão Nacional da Verdade (CNV). 

No relatório final, de 2014, a CNV prevê a revogação de homenagens a autores de graves violações de direitos humanos. Dentre as ações, incluem-se denominações de logradouros, vias de transporte, edifícios e instituições públicas de qualquer natureza, sejam federais, estaduais ou municipais, “que se refiram a agentes públicos ou a particulares que notoriamente tenham tido comprometimento com a prática de graves violações.”

O Auditório Nilo Peçanha tem capacidade para mais de 300 pessoas e é equipado com projetores multimídia, sistema de som, painéis acústicos sobre as paredes laterais, sistema de refrigeração, saída de emergência, além de mecanismos de acessibilidade para pessoas com deficiência.
----
Com informações do O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!