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(FOTO |Reprodução). |
Por Nicolau Neto, editor
TEMA: abolição da escravidão no Ceará
01 - Nesta última segunda-feira, 25, o Ceará celebrou a Data Magna em referência ao ano de 1884 que, segundo a literatura histórica tradicional ocorreu a “abolição” da escravatura. O fato colocou a província cearense como a primeira do Brasil a libertar as pessoas em condições escravas, quatro anos antes da assinatura da Lei Áurea (1888). Esse fato, porém, é criticado por estudos baseados em fontes. Uma das críticas é:
A. A
data reforça a participação de outras pessoas que contribuíram para o fim da
escravidão no Ceará;
B.
Não existe uma lei que tenha acabado com a escravidão no Estado do Ceará em
1884;
C.
Não considera a participação de Dragão do Mar no evento;
D. O
que aconteceu em 25 de março de 1884 foi uma festa, fazendo com que apenas
Milagres permanecesse com a escravidão.
TEMA: ações afirmativas na educação para
a população negra e indígena
02 - Com o tema “20 anos da lei 10.639/2003 – educação,
resistência e equidade racial”, a Escola de Ensino Médio em Tempo Integral
Padre Luís Filgueiras, em Nova Olinda-CE, realizou em 20 de novembro de 2023,
Dia Nacional da Consciência Negra, um conjunto de ações desenvolvidas em sala
de aula. As atividades foram parte do projeto “aCORde uma voz”, da área de Ciências Humanas. Marque a alternativa
que corresponde ao que diz a Lei 10.639/2003:
A.
Tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em
todas as escolas, sendo elas públicas ou particulares, mas apenas no ensino
médio;
B.
Tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em
todas as escolas, sendo elas públicas ou particulares, mas apenas no ensino
fundamental;
C.
Tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em
todas as escolas, sendo elas públicas ou particulares, mas apenas na educação
infantil;
D. É
obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas
as escolas, sendo elas públicas ou particulares. Os conteúdos serão dados em
todas as disciplinas e durante todo o ano letivo.
03 - Vindo para incluir
outro grupo excluído do ensino nas escolas brasileiras, a Lei 11.645, de 2008,
apresenta a seguinte proposta:
A.
Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos
indígenas brasileiros serão ministrados dentro de uma disciplina de História e
Cultura Afro-Brasileira e Indígena que será organizada pelas escolas a partir
da aprovação da lei;
B.
Obriga que as escolas, publicas e particulares, incluam em todas as disciplinas
a temática “História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena.”
C.
Torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena
apenas nas escolas públicas;
D.
Torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena
apenas nas escolas particulares.
TEMA: ideologia do branqueamento
04 - Nas duas primeiras
semanas de junho de 2024, estudantes dos 1º anos A, B e C, da EEMTI Padre Luís
Filgueiras (Nova Olinda-CE), participaram da Oficina Antirracista intitulada “A mestiçagem como ideologia de branqueamento.”
As atividades contaram com a participação da estudante Maria Edilaine, do 2º
Ano B, que foi uma das mediadoras. Esta ação faz parte do projeto “aCORde uma voz” e busca cumprir as leis
10.639/2003 e 11.645/2008. Um dos objetivos da oficina era:
A.
Identificar a relação entre os movimentos migratórios e a política de
“branqueamento da raça” durante o período imperial;
B.
Analisar como a elite brasileira da época buscou sempre promover a união entre
as raças;
C.
Entender como as migrações pouco foi usada pela elite governante para o que
eles chamaram de “purificação” da população brasileira;
D.
Demonstrar que nunca houve um projeto racista nas terras indígenas.
05 - Uma das fontes
históricas que foi utilizada para o desenvolvimento da Oficina Antirracista “A mestiçagem como ideologia de
branqueamento” nas primeiras semanas de junho de 2024, foi o quadro “a redenção de Cam”, uma pintura óleo
sobre tela, 199cm x 166cm, de Modesto Brocos, 1895. Analisando o quadro e de
acordo com as conversas em sala, marque a alternativa correta.
Modesto Barros y Gomez (1852 - 1936) A redenção de Cam, 1895. Disponívelem: http://www.dezenovevinte.net/bios/bio_mb_arquivos/mb_1894_cam.jpg |
A.
Essa pintura foi utilizada para ilustrar um texto científico sobre negritude do
poeta argentino e diretor do Museu Nacional, João Batista de Lacerda, no
Congresso Universal das Raças, em Londres, em 1911;
B.
Essa pintura foi utilizada para ilustrar um texto científico sobre branqueamento
do político norte-americano e diretor do Museu Nacional, João Batista de
Lacerda, no Congresso Universal das Raças, em Londres, em 1913.
C.
Pela pintura, notamos a política eugenista que representou um conjunto de ações
racistas que tinha como principal objetivo “melhorar” as características da
população. Essa ação consistia em excluir grupos considerados “indesejáveis”
(africanizados) para os “intelectuais da época”;
D. É
possível destacar o olhar do pai, este branco, que não está orgulhoso ao ver a
filha também branca, como uma sensação de injustiça”.
TEMA:
a construção do pensamento antropológico
06 - O
avanço colonialista europeu sobre as Américas, grande parte da África, Ásia e
Oceania, alcançado a partir do século XVI, não resultou apenas em dominações,
mas também a construção do conhecimento antropológico. Marque a
alternativa que contém corretamente as razões que levaram a esse pensamento
antropológico:
A.
relatos de viagem, narrativas descritivas, investigações e todo tipo de
documentos históricos sobre populações até então desconhecidas pelos
dominadores;
B.
Estudos científicos que foram realizados logo nos primeiros contados no século
XV;
C.
Estudos científicos que foram realizados logo nos primeiros contados no século
XVI;
D.
Essas informações foram produzidas desde o começo das explorações europeias,
mas só no século XX foram organizadas em ciência.
07 - A
produção de estudos científicos sobre as populações nativas, que os europeus
chamavam de “primitivas”, tinham interesses por trás, a fim de conhecê-las
melhor. E conhece-las melhor para que? Marque a alternativa que
seja capaz de responder a esta pergunta:
A.
Para ter uma relação respeitosa com essas populações;
B.
Para definir estratégias de uma boa confivência com os indígenas (nativos);
C.
Para os administradores coloniais, isso ajudava a dominá-los;
D.
Para os religiosos católicos, isso ajudava a entender a cultura dos nativos e a
não obriga-los a seguir o catolicismo.
08 - Uma
teoria que foi criticada depois, afirmava que havia sociedades avançadas
(as ocidentais) e sociedades atrasadas (as não ocidentais). Críticos dessa
ideia afirmaram que ela era etnocêntrica (se julgavam superiores). Marque
a alternativa que contenha um elemento que foi base dessa teoria etnocêntrica:
A. O
aspecto religioso;
B.
Progresso tecnológico;
C.
Propriedade coletiva;
D. Parentesco.
09 - Tomando
como base a questão anterior, um dos estudiosos desse tema é Lewis Henry Morgan
que, elaborou sua teoria em 1877. Assim, desde o século XIX o que
definia uma sociedade avançada para as sociedades ocidentais era a existência:
A.
Propriedade coletiva;
B.
Parentesco;
C.
Ausência do Estado;
D.
Estado Organizado.
10 - O
fato das sociedades indígenas (nativas) não possuírem propriedade privada não
significava que elas eram desorganizadas ou atrasadas. Tendo a imagem a baixo
como base, marque a alternativa que contem corretamente a forma de
organização dessas sociedades:
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(FOTO | MACHADO, Igor José de Renó. Sociologia Hoje: Volume Único. 2ª. Ed. São Paulo: Ática, 2026). |
A.
Estado;
B.
Religião;
C.
Ciência;
D.
Parentesco.
TEMA:
parentesco e propriedade: modos de organização social
11 - “O
que costumamos chamar de “família” nada mais é que um nome para um sistema de
parentesco.” (Machado, p. 35). Nesses sistemas, além das categorias
“pai”, “mãe”, “irmão”, etc, há também:
A.
Papéis determinados;
B.
Papéis escolhidos;
C.
Papéis que não recebem valores ou obrigações;
D.
Uma posição somente.
12 - “Nas
sociedades organizadas pelo parentesco, não há a propriedade privada da terra.”
(MACHADO, p. 36). Tendo essa ideia como base, as terras para as sociedades
nativas (indígenas) eram (são):
A.
Particular;
B.
De uso individual;
C.
Pessoal;
D.
Coletivo.
TEMA:
invasão europeia na América
13 - Analise a imagem abaixo e marque a alternativa correta sobre a relação entre dominadores (colonizadores) e as populações nativas nas Américas.
(FOTO | MACHADO, Igor José de Renó. Sociologia Hoje Volume Único. 2ª. Ed. São Paulo: Ática, 2026). |
A.
Nesta charge, existe uma reflexão sobre a relação entre a chegada dos europeus
nas Américas e a retirada das terras de posse dos indígenas;
B.
Nesta charge, não há nenhuma relação entre a chegada dos europeus nas Américas
e a retirada das terras de posse dos indígenas;
C. A
desapropriação de suas próprias terras (nativos) não foi consequência da
colonização iniciada pelos europeus;
D. A
desapropriação de suas próprias terras foi consequência da colonização iniciada
pelos europeus, mas os indígenas aceitaram sem lutar.
14
- Do final do século XIX até meados do século XX,
antropólogos se dedicaram a documentar a vida indígena em vários lugares do
mundo com uma preocupação generalizada: a de que os povos indígenas estavam
“acabando”. A justificativa que deram era:
A. O
avanço do sistema capitalista;
B. A
pouca influência que o capitalismo exercia nessas sociedades;
C. A
pouca eficiência do parentesco;
D. O
parentesco impedia aquelas sociedades de continuar a se reproduzir.
Gabarito
01 -B; 02 - D; 03 - B; 04 - A; 05 - C; 06 - A; 07 - C; 08 - B; 09 - D; 10 - D; 11 - A; 12 - D; 13 - A; 14 - A.
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