Pages

31 de março de 2021

Câmara de Altaneira faz homenagens aos 31 anos da Lei Orgânica Municipal

 

Câmara de Altaneira faz homenagens aos 31 anos da Lei Orgânica Municipal. (FOTO/ Reprodução).

Por Nicolau Neto, editor

A Câmara de Altaneira realizou na manhã desta quarta-feira (31), de forma virtual, sessão ordinária em que fez referência a passagem dos 31 anos de promulgação da Lei Orgânica Municipal.

A sessão que contou com a participação do ex-vereador, ex-vice-prefeito e presidente da Assembleia Constituinte que promulgou a Carta Magna em 1990, Raimundo Nogueira Soares (Seu Mundinho) e do atual prefeito Dariomar Rodrigues (PT). O presidente da Casa, o vereador Deza Soares (PT), iniciou a homenagem durante o tema livre e fez destaque a todos os constituintes da época relatando a quantidade de mandato de cada um e importância deles na elaboração da principal lei do município.

Instalada em 10 de outubro de 1989, a Assembleia Constituinte só concluiu os trabalhos da carta magna cinco meses depois, no dia 20 de março de 1990 e sua promulgação ocorreu nos 11 dias seguintes. Fizeram parte daquele histórico trabalho os constituintes Raimundo Nogueira Soares (presidente), popularmente conhecido por “seu Mundim”, Francisco Gonçalves de Oliveira (vice-presidente), o “Chico Artur”, Raimundo Arraes de Oliveira (1º secretário), popularmente chamado de “Raimundo Rufino”, Marques Dorivan de Oliveira (2º secretário), o “Corujinha”, José Godofredo Sobrinho (Relator Geral), Francisco Ananias Barbosa (relator adjunto), visto popularmente como “Pixico”, João Gualberto da Silva (membro), o Caboclinho, João Rufino de Oliveira (membro) e Januário Rufino de Oliveira (Membro).

Quatro dos homenageados foram em memória (in memoriam), a saber: Januário Rufino, João Rufino, João Gualberto (Caboclinho) e Francisco Gonçalves (Chico Artur). Deza também fez menção servidores do período Nágela Pereira e Lindete Sousa.

Em sua fala, Deza fez menção ainda ao fato de que o texto só sofreu uma única revisão em 2011 quando ele ocupou interinamente a presidência e frisou que ela ocorreu em sessão itinerantes e ouvindo cada setor. Lembrou de parlamentares que participaram do momento, como Adeilton Silva, Antônio Henrique, Devaldo Nogueira (hoje vice-prefeito), Genival Ponciano, José Fernandes, Lélia de Oliveira, Flávio Correia e Antônio Rodrigues de Carvalho (Antônio Nevoeiro) e dos assessores João Paulo (hoje Advogado), Zélia Alves (hoje professora), Nicolau Neto (hoje professor) e Raimundo Soares Filho (Advogado). Este último teve participação nos dois momentos: na promulgação e na revisão.

Seu Mundinho, representante de todos os constituintes comentou sobre alguns aspectos que foram, segundo ele, importantes para a elaboração da LOM, como a parceria e a colaboração dos companheiros de legislatura. Para ele, a carta magna foi fruto "do entusiasmo, da coragem e do pensamento vanguardista” de todos naquele momento.

O prefeito também usou a fala para destacar a importância da lei e classificou os constituintes como “visionários” por, segundo ele, “projetar uma imagem de desenvolvimento para Altaneira através da revitalização e urbanização da lagoa” que ele a ver como “importante símbolo do Município.”

Parlamentares da atual legislatura se revezaram nos discursos em homenagem a lei maior. Aqueles e aquelas que fazem parte do grupo de sustentação da administração trouxeram a lume a importância dos constituintes na elaboração deste documento, enquanto que aqueles/as do grupo de oposição trouxeram para o debate o fato de que a carta precisa ser cumprida.

Revisão em 2011

Dentre os pontos mais importantes que foram inseridos neste documento durante as sessões itinerantes, destacam-se as redações dos artigos 189, 196 e 197:

Art. 189. Fica o município obrigado a assegurar ou custear transporte gratuito aos estudantes regularmente matriculados em instituições de nível superior localizadas na Região Metropolitana do Cariri”. (NR) REDAÇÃO DADA PELA EMENDA Nº. 011/2011 DE 23/03/2011.

Art. 196. Fica criado, nos termos da lei, o Fundo Municipal de Cultura, a ser administrado pela Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo.” (NR) REDAÇÃO DADA PELA EMENDA Nº. 018/2011 DE 07/12/2011.

Art. 197. Fica criado, nos termos da lei, o Arquivo Municipal, que será integrado ao sistema estadual de arquivo, para preservação de documentos, separados pela sua respectiva área.” (NR) REDAÇÃO DADA PELA EMENDA Nº. 018/2011 DE 07/12/2011.

Os dois últimos ainda não foram cumpridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!