Pages

30 de dezembro de 2020

Academia de Letras do Brasil parabeniza professor Nicolau Neto por defesa da cultura popular

 

Professor Nicolau Neto por ocasião do discurso de posse na Academia de Letras do Brasil/Seccional Araripe. (FOTO/ Beto Ribeiro).

Por Valéria Rodrigues, colunista

A Academia de Letras do Brasil/Seccional Araripe – Ceará (ALB/Araripe-Ce), entidade de cunho cultural e que representa além do município anfitrião, os municípios de Altaneira, Campos Sales, Nova Olinda, Potengi, Salitre e Santana do Cariri, emitiu nota em que parabeniza o professor Nicolau Neto pela sua luta e defesa da cultura popular, principalmente a de Altaneira.

A defesa à cultura popular altaneirense está sacramentada na Comenda João Zuba. Parabenizo a atitude, o empenho e a dedicação! João Zuba, seu Patrono ALB, está deveras bem representado!”, diz a nota assinada pelo ex-presidente da entidade e atual diretor do Departamento de Patrimônio, o poeta Adriano Sousa.

A nota se justifica ainda porque o professor Nicolau Neto foi o idealizador da Comenda João Zuba que visa contribuir para manter viva a memória e a história de um dos maiores símbolos da cultura popular de Altaneira, o mestre da Banda Cabaçal João Zuba. Para Nicolau, a comenda homenageia em vida todos aqueles e todas aquelas que de alguma forma por meio de seus saberes e fazeres continuam realizando cultura. “É ao mesmo tempo uma das maneiras de reconhecermos a importância que a cultura tem no crescimento e desenvolvimento de um povo”, destacou ele.


Nicolau é integrante da ALB na cadeira nº 33 sob o patronato do mestre de cultura altaneirense João Sabino Dantas, conhecido no meio cultural como mestre João Zuba e agradeceu a mensagem em nome da família João Zuba:

Quando há reconhecimento daquilo que tu faz, tudo fica mais leve e faz com que tu sigas construindo. A cultura é um dos principais laços do fortalecimento da identidade, seja ela individual ou coletiva.  Em nome da família João Zuba, agradeço a Academia de Letras do Brasil/Seccional Araripe pela mensagem de afeto e deferimento através do Diretor de Patrimônio desta entidade, Adriano Sousa.”

___________________________

Valéria Rodrigues possui bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Exerceu à docência na Escola de Ensino Médio Padre Luís Filgueiras até 2013 e na Escola Estadual de Educação Profissional Wellington Belém de Figueiredo entre 2014 e 2016, ambas em Nova Olinda –CE. Nesta última, além da professora foi também diretora de turma no curso técnico em edificações. É também Agente Social no CRAS/Altaneira. No Blog, além de corretora ortográfica e colaboradora na página "Curiosidades", está atuando agora como colunista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!