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Professora Cícera Nunes, da URCA, tem projeto aprovado no Edital Educar para a Igualdade Racial, do CEERT. (FOTO/ Reprodução). |
Por Nicolau Neto, editor-chefe
A professora Cícera Nunes, do Departamento de Educação da Universidade Regional do Cariri (URCA), teve o projeto “O currículo e os processos de formação docente no campo das relações étnico-raciais na educação básica numa perspectiva inter e transdisciplinar” aprovado no Edital Educar para Igualdade Racial, do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT).
O
Edital contou com 863 projetos inscritos de todas as regiões do país e o de Cícera
Nunes que também coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e
Relações Étnico-raciais (NEGRER), foi um dos 15 aprovados.
Segundo
informações colhidas junto ao portal da URCA, o projeto será desenvolvido por
18 meses em parceira com o Coletivo Camaradas e a Escola de Ensino Fundamental
Dom Quintino, da rede pública municipal de Crato/CE, no qual atuarão como polos
para interlocução com outras escolas do bairro e com o repertório histórico-cultural
presente na localidade.
A
finalidade da ação consiste em realizar um levantamento diagnóstico das ações
pedagógicas para se compreender as possibilidades e dificuldades na abordagem
da temática, além de mapear o repertório cultural que preserva a relação com a
cosmovisão africana, afrobrasileira e indígena da comunidade na qual as escolas
estão inseridas.
Por
meio da URCA e coordenado por Cícera Nunes, o projeto dará suporte à uma ação
interventiva de educação básica, que permita propor um programa formativo de
modo a atender as determinações das Leis Nº. 10.639/03 e Nº. 11.645/08. Para
tanto, haverá a implementação de um laboratório artístico-cultural de produção
de material didático pedagógico e organização de acervos documentais e
bibliográficos com base na tradição oral de base africana e indígena para
subsidiar os programas de formação docente e as pesquisas nesses temas.
Ainda
de acordo com a URCA, o estudo contará com um comitê gestor formado pela
professora Maria Otilia Pereira Moreira, diretora da Escola de Ensino
Fundamental Dom Quintino Crato-Ceará, Francisco Silva do Nascimento,
Representante do Coletivo Camaradas, Thiago de Abreu e Lima Florêncio –
professor do Departamento de História e coordenador do Núcleo de Descolonização
do Saber (NEDESA/URCA) e Francisco
Joedson da Silva Nascimento, pesquisador da temática indígena, vinculado ao (NEGRER/URCA)
e ao Laboratório de Estudos de Gênero, Étnico-Raciais e Espacialidades
(LAGENTE/UFG).
Em contato com a redação do Blog, a professora Cícera destacou a importância do projeto em que pese a formação de professores para as relações étnico-raciais e atribuiu a aprovação a todos/as que lutam por lutam por uma educação antirracista.
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