Pages

28 de setembro de 2019

Professor Nicolau Neto explica temas que podem cair no ENEM 2019 durante aulão


Professor Nicolau Neto explica temas que podem cair no ENEM 2019
durante aulão. (FOTO/Professor Assis).

Texto | Nicolau Neto

Estudantes da educação básica, egressos destas e até mesmo que já possui diploma de nível superior e que vai prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) deste ano, precisam acompanhar os acontecimentos recentes no país e no mundo.


Acompanhar jornais na tv e no rádio, sites, blogs e as redes sociais e fazer um leitura crítica e reflexiva sobre o que está acontecendo a nível regional, de estado, de país e no mundo contextualizando é um dos melhores caminhos para conseguir resolver com tranquilidade as questões objetivas e conseguir escrever bem a redação. Esse pode lhe render bons frutos e ser seu principal referencial na hora do exame.

A disciplina de atualidades tem sido muito cobrada nos principais concursos públicos no país e no ENEM não tem sido diferente. No entanto, é preterida em relação às demais. Trilhando caminho inverso, a Escola Estadual de Educação Profissional Wellington Belém de Figueiredo, em Nova Olinda, no cariri cearense, convidou o professor Nicolau Neto, especialista no assunto, para ministrar um aulão neste sábado, 28, para alunos dos terceiros anos da referida instituição e da Escola Estadual de Ensino Médio Padre Luís Filgueiras.

Nicolau apresentou uma lista de 13 temas e de forma didática explicou correlacionado historicamente. Para ele, esse exame é o primeiro a ser realizado com uma onda conservadora que se instalou no país a partir de 2016. “Apesar de termos tido as edições de 2017 e de 2018, esse é o primeiro em que poderemos testemunhar de forma mais incisiva as ondas de conservadorismos e de retrocessos, principalmente na área da educação”, disse.

Dentre os listados e explicados, estão “A volta do conservadorismo no Brasil (União Homoafetiva, Aborto e Legalização das Drogas)”; “A perca de direitos individuais e coletivos (reforma trabalhista e reforma da previdência)”; “Racismo (Negros/as e genocídio da juventude negra)”; “Demarcação de Terras Indígenas”; “Cotas Raciais”; “Redução da Maioridade Penal (O Brasil é o quarto país com a maior população carcerária do mundo, ECA (8069/90))”; “Posse e porte  de arma (Maior Segurança?, Aumento da Violência?, Estatuto do Desarmamento – 160 mil vidas foram salvas)”;”Feminicídio (Fortalecimento de uma cultura machista)”; “LGBTfobia (criminalização da homotransfobia e  enquadramento do preconceito na lei do racismo)”; Imigração (Preconceito e Violência)”; “Escola Sem Partido (“Ideologia de Gênero, Educação Familiar, moral religiosa, Ausência de Liberdade do/a professor/a, perca de direitos do/a estudante)” e “Corrupção (Operação Lava Jato, Seletividade)”.

Nicolau destacou que muitas questões podem estar correlacionadas com a forma de pensar dos que hoje estão no poder e por isso, apostou em três temas em específico como a posse e o porte de armas, o escola sem partido e a corrupção. Mas pediu que lessem de tudo.

Durante o aulão os estudantes tiram dúvidas e fizeram questionamentos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!