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Lucas Alarcon. Foto: Rede Social Facebook. |
Apesar
de sermos chamados de "animais racionais", mas a maioria de nós ainda
tem muito a melhorar, por exemplo na maturidade em admitir os próprios erros, e
as marcas da cultura são as maiores vítimas, rock, HQs, animes, todos são,
segundo os leigos, "culpados pela violência e crimes na sociedade".
Claro isso para os ignorantes. Agora eu desmentirei isso para uma das maiores
vítimas desse preconceito atualmente, os games.
Agora
uma perguntinha para vocês, leitores, como fixariam mais sobre um determinado
fato histórico, ouvindo com uma descrição detalhada em um livro ou estando
nesta época, indo para qualquer lugar da cidade ou país onde ele ocorreu,
conversando com os envolvidos?
Ok,
isso é impossível, entretanto um jogo permite uma enorme aproximação disso, a
franquia assassin's creed:
Em
resumo, uma saga de jogos que se passam em múltiplas épocas históricas,
utilizando personagens reais da história, e misturando fatos reais e fictícios,
através desses jogos nós de fato estaremos lá, nós conversaremos com Leonardo
da Vinci, Nicolau Maquiavel, Marques de
Sade, Charles Darwin, Alexander Graham Bell, entre outros, nos jogaremos nas
cruzadas, em revoluções como a Francesa e a industrial, possui um enorme mapa
com múltiplas interações pelo mapa muito detalhista e caprichado. Pode-se
aprender com eles tanto quanto em livros, talvez até mais.
AC, é um mero exemplo de jogo onde pode-se
estudar história, outros exemplos são: Metal Gear(mistura fatos com ficção como
o solide 3 que relacione-se com a guerra fria, passando bem o clima de busca
por melhora e competição, além do de "um espirro em um momento errado
resultará em uma guerra nuclear que acabará com a vida na terra", e o recente
Rise of Tomb Raider, onde cada relíquia que você encontra conta um pouco de
história real dos grandes impérios de história.
E
essas são só os que ensinam história, temos também Spore ( que ensina a origem e evolução da vida, embora seja um pouco exagerado é um ótimo reflexo da
realidade), Just Cause( digamos
sociologia, pois mostra um conflito do povo contra um líder ditador, um
conflito de ideais.) entre muitos outros.
A
propósito, uma prova da influência que os jogos não tem sou eu, e vária pessoas
que jogam vários tipos e não são de fato violentas, poder tirar algo proveitoso
ou não de um jogo depende só de o quão evoluído é o gamer, agora se ele é
violento é questão de índole, em certos casos até problemas psicológicos, MAS NÃO JOGOS, OU ANIMES, OU OUVIR ROCK.
Aluno
do Curso Técnico em Finanças da Escola Estadual de Educação Profissional
Wellington Belém de Figueiredo, em Nova Olinda. O texto foi publicado
originalmente no blog Miscigenados.
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