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Assista a íntegra do programa Roda Viva com o professor Luiz Claudio Costa no vídeo abaixo |
O
professor Luiz Cláudio Costa, presidente do Instituto Nacional de estudos e
pesquisas educacionais Anísio Teixeira (Inep), foi o convidado desta terça
feira (03) do programa Roda Viva. Costa foi nomeado em fevereiro de 2012 e é o
quarto presidente do órgão responsável pela organização do Exame Nacional do
Exame Médio (Enem).
A
polêmica prova que dá acesso ao Ensino Superior bateu novo recorde em 2013, com
mais de 7,8 milhões de estudantes inscritos. “O tamanho do Brasil dimensiona o
tamanho no Enem e nos qualifica nesse desafio. O país consegue melhorar o
acesso ao ensino superior e faz um diálogo com o ensino médio”, disse o
entrevistado.
Com
uma série de erros apresentados nas últimas edições, como problemas de furto e
erros de impressão, o professor afirma que o Inep e o Ministério da Educação
estão qualificando e requalificando a coordenação do processo. “Em relação aos
crimes, não há o que se falar de gestão, nós precisamos responsabilizar quem
fez o ato ilícito. Em nenhum momento se observa que houve uma má organização ou
uma negligência. O Brasil caminha para fazer um processo cada vez mais
qualificado.”
Ao
ser questionado sobre as cotas raciais em universidades, o presidente do Inep
espera que aumente o número de alunos de origem negra e mais pobre nas
instituições de ensino superior. “O Brasil consegue avançar com a presença dos
negros, mas ainda está muito abaixo do que nós poderíamos. A lei das cotas, que
são reservadas 12,5% do número das vagas ofertadas, irá conseguir, em 4 anos,
150 mil jovens que vão ser de acordo com a cota. O cotista tem bom rendimento
igual e superior ao não cotista.”
Assista abaixo ao Roda Viva com Luiz Claudio Costa
Com informações da TV Cultura/Pragmatismo Político
Sou favorável a política das Cotas. Toda via acredito que os investimentos em educação ainda são ineficientes. Devo dizer também já que as instituições de ensino se voltam todas para o ENEM que, o Governo Federal não conseguiu mexer no essencial para o efetivo de mudanças favoráveis, a saber, eliminar a hierarquia disciplinar. Enquanto isso não ocorrer continuaremos tendo um sistema educacional referenciado na dualidade(Português/Matemática) e a educação para a cidadania ficará comprometida.
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